Acabou a 38ª Nacional do Mangalarga Marchador com sucesso!

Cerca de 200 mil pessoas estiveram presentes e houve um crescimento satisfatório nos negócios, segundo a organização

Os 70 anos da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador foram comemorados com sucesso durante a 38ª Exposição Nacional do Mangalarga Marchador. O evento aconteceu de 16 e 27 de julho de 2019, no Parque de Exposições Bolívar de Andrade, em Belo Horizonte/MG.

Segundo dados da organização, cerca de 200 mil pessoas estiveram presentes nesses 12 dias e houve um crescimento satisfatório nos negócios. Mais de 1600 animais de 600 expositores foram julgados no Parque da Gameleira ao final do evento. Para a diretoria da ABCCMM, sensação de dever cumprido.

38ª Nacional do Mangalarga Marchador
Julgamentos

“Queria agradecer a todos a oportunidade de estar à frente dessa raça maravilhosa, que cresce e é essa grande potência, que é o Mangalarga Marchador”, falou na cerimônia de encerramento o presidente Daniel Borja. Na ocasião, brindaram o evento grandioso e o sucesso daqueles que dedicam seu trabalho à raça.

Silas Sacramento Brandão foi destacado como o melhor apresentador. “É muito gratificante receber esse prêmio. E aqui estou representando todos os meus amigos. Eu fui nomeado, mas não seu eu, apenas estou representando todos”, falou emocionado.

38ª Nacional do Mangalarga Marchador
Julgamentos

 Oito saíram com os títulos máximos da raça. Como Comandante Elfar, campeão dos campeões de marcha batida, e Celeste Elfar, campeã das campeãs de marcha batida. O criador dos dois cavalos, Magdi Shaat, falou que “é uma satisfação enorme a gente coroar o ano com um resultado como esse”.

Nos grandes campeonatos, Luar do Malboro foi o grande campeão adulto de marcha batida, e a égua Delicia da Morada Nova foi a campeã adulta da raça na marcha batida. Cristiana Gutierrez, mais uma vez, foi coroada a melhor expositora criadora o evento. “É o resumo de um trabalho de apaixonado e sério, fruto de uma família que vive o Mangalarga Marchador há 28 anos”, disse.

38ª Nacional do Mangalarga Marchador
Comemoração de campeões

Caprichosa CLJ levou o título de campeã das campeãs de marcha picada, enquanto Catitó Albatroz é o novo campeão dos campeões de marcha picada. “É um cavalo que temos que parabenizar, porque ele é perfeito”, contou Fernando Augusto Pacheco, criador de Albatroz.

A campeã adulta da raça em marcha picada foi Canção da Ferrari, enquanto Arlqueim Serra Bela ficou com o título de grande campeão adulto de marcha picada. Jose Afonso Lauro Megale, criador, comenta que fica muito feliz. “Foi um ano de trabalho e é um sonho concretizado”.

38ª Nacional do Mangalarga Marchador
Apresentadores na expecatitva

Lindos, fortes e caros. Somente os campeões de cada estado chegam à disputa da maior exposição da América Latina do Mangalarga Marchador. Da Bahia, o criador Saulo Faria conta que é especial estar na Gameleira. “A gente consegue ver os melhores animais de qualidade aqui na pista, então sempre procuramos refinar o olho para levar a melhor genética para o estado”.

E a junção de pessoas de tantos lugares diferentes movimenta altas cifras. “Esse ano, tivemos um crescimento de 10% em relação ao ano passado. Em 12 dias, movimentamos mais de R$ 30 milhões com leilões, a feira comercial e com as negociações diretas. E o melhor, temos oportunidade de receber os melhores cavalos, que com os prêmios, ficam ainda mais valorizados”, encerrou Daniel Borja.

38ª Nacional do Mangalarga Marchador
Tereza Cristina Costa Dias recebeu o livro ‘ABCCMM 70 anos’ de presente de Daniel Borja

A raça que nasceu no Sul de Minas é bastante popular, pois além da docilidade, tem uma marcha suave. Para quem monta, nem parece que esta cavalgando de tão tranquilo. Para celebrar as sete décadas, toda a identidade visual do evento foi planejada com embasamento histórico. A origem, histórias e evolução da entidade, puderam ser observados em peças publicitárias e até mesmo nos uniformes dos apresentadores.

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina Costa Dias, esteve na mostra. Na ocasião, ela foi recebida por Borja, diretores da ABCCMM e personalidades do meio político mineiro, como a secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Ana Maria Valentini e o deputado Federal, Antônio Pinheiro Neto.

38ª Nacional do Mangalarga Marchador
Lançamento do livro ‘ABCCMM 70 anos’

Para Daniel, receber a ministra foi uma grande honra, um momento oportuno para mostrar a ela o potencial do Mangalarga Marchador. A ministra concedeu entrevista aos canais de comunicação da Associação e enfocou a importância do evento para o agronegócio. Disse também que está disposta a ajudar nas questões sanitárias.

O Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, também esteve no Parque da Gameleira e acompanhou uma manhã de julgamento. Recepcionado por Borja, assistiu do Camarote da ABCCMM um campeonato. Os dois conversaram a respeito da importância da raça para a economia do estado, que hoje tem  mais da metade do plantel nacional.

38ª Nacional do Mangalarga Marchador
Provas em diversas modalidades

Fez parte da programação também o lançamento do livro ‘ABCCMM 70 anos’. A obra, escrita por Markus Thulio Guimarães, foi entregue para o presidente e diretores da Associação em evento especial. Durante o discurso, o autor expressou a emoção em ver e compartilhar com todos os presentes o trabalho concluído.

Segundo  Borja, o livro já é um sucesso. Um acervo especial para todos que gostam e admiram a raça Mangalarga Marchador na essência. “A todos os envolvidos, os meus parabéns. Esta obra certamente eternizará a linda história da nossa Associação”, destacou. Durante a Nacional, o livro pôde ser adquirido na Boutique do Marchador.

38ª Nacional do Mangalarga Marchador
Resenha Marchador

Na programação também palestras, provas de diversas modalidades, homenagens, shows nos espaços de convivência e ainda transmissão de tudo isso através do site da ABCCMM e do Lance Rural. Os números de acessos aos portais que executaram ao vivo a transmissão chegaram a mais de 400 mil visualizações.

O sucesso da transmissão, segundo informações da organização, se deve a equipe do Canal Rural e ao empenho dos comentaristas do Resenha do Marchador, composto por Paulo Mello, Carlos Augusto Sacchi, Sandro Fusca e Pedro Gabriel, que passam aos espectadores os detalhes de todos os julgamentos  da pista em tempo real.

Fique por dentro: abccmm.org.br | instagram.com/abccmmoficial.

Fonte: Canal Rural, ABCCMM, TV Globo
Fotos: ABCCMM/Cedidas

Deixe um comentário