Mangalarga

Eduardo Rabinovich ressalta o momento importante da raça em retrospectiva

Presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga ressalta em entrevista exclusiva o crescimento que a raça teve em 2023

Publicado

⠀em

Eduardo Rabinovich ressalta o momento importante da raça em retrospectiva

Com certeza 2022 foi um ano que ficará registrado na história da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (ABCCRM), afinal depois da pausa ocasionada pela pandemia, a entidade registrou um crescimento de 60% no volume de vendas de exemplares da raça, resultado do trabalho árduo desenvolvido pela entidade em prol do crescimento e expansão em todo o território nacional.

Em uma entrevista exclusiva, o presidente da ABCCRM Eduardo Rabinovich descreveu os trabalhos desenvolvidos que levaram a raça a atingir este número tão expressivo. Confira!

Portal Cavalus: Como foi o ano de 2022 para a associação?

Eduardo Rabinovich: Foi um ano muito bom, um momento de crescimento, realizações, a gente conseguiu começar a voltar à normalidade, depois da Pandemia, ano em que a gente conseguiu realizar mais eventos, então foi um ano de uma boa recuperação, de crescimento.

Portal Cavalus: Alguma conquista importante em 2022 que merece destaque?

Eduardo Rabinovich:  O aumento do número de eventos cativo, assim como a presença do Mangalarga em várias regiões do Brasil, consolidando a raça no país inteiro.

Participamos de eventos importantes de norte ao sul do país, conseguimos promover eventos diferenciados, as Copas, as Mangalargadas, Provas de Função, com a expansão do Mangalarga em várias regiões do país.

A evolução da tropa como um todo, a consolidação da nossa marcha e a consolidação do nosso padrão racial foram muito importantes. Quem teve a oportunidade de ver ou experimentar o animal pode observar que ele é um cavalo bastante cômodo, macio e progressivo, então consolidar essas características da raça foi muito importante.

Portal Cavalus: Como foi o volume de vendas em leilões chancelados? Houve aumento da procura pelos animais da raça?

Eduardo Rabinovich:  Tivemos um crescimento generalizado e significativo em todas as áreas. Crescemos por volta de 60% no montante de vendas, que somaram por volta de R$ 30 milhões apenas este ano, assim como os eventos oficiais tiveram um crescimento considerável, e de participantes dos eventos também houve. Foi um ano bastante positivo para a raça.

Portal Cavalus: E os números de inscritos, houve aumento? Como ficou?

Eduardo Rabinovich: A gente vem em uma crescente importante e isso também inclui o número de associados, principalmente os sócios usuários.

Portal Cavalus: Como foi a Nacional da raça, visto a volta dos eventos presenciais? Houve aumento da procura?

Eduardo Rabinovich: A Nacional pode mostrar o grande momento que a raça, a evolução técnica, marcha, do padrão racial, foi um momento impressionante, quem pode estar lá ficou impressionado com este equilíbrio do animal, com a padronização que a gente pode apresentar. Isso foi um ganho bastante significativo, continuamos me uma crescente e a cada ano que passa a apresentação dos animais vem em uma evolução constante e impressiona.

Portal Cavalus: Diante da pausa pela pandemia, como ficou a evolução da raça? Os animais apresentados este ano estão melhores?

Eduardo Rabinovich. O Mangalarga é um animal que vem em uma evolução crescente nos últimos anos, a qualidade e a quantidade doa animais são de altíssimo nível, é impressionante. É de encher os olhos hoje o nível técnico que a gente conseguiu alcançar. O Mangalarga é realmente um animal diferenciado, quem olha consegue identificar que é um Mangalarga, e quem não conhece a raça fica encantado com a qualidade. Isso é resultado de todo o trabalho técnico que vem sendo desenvolvido, com a raça, estamos focados na evolução da nossa marcha, característica da raça, valorização e a democratização da genética do animal, cada vez mais acessível. É um trabalho que vem sendo feito nos últimos dois anos.

Portal Cavalus: Firmaram alguma parceria social que foi trabalhada?

Eduardo Rabinovich: Durante a Nacional realizamos uma ação importante, com as crianças das escolas públicas para ter contato com o animal, tiveram uma palestra com um especialista da raça, esclarecendo as dúvidas, puderam tocar, ver o animal, este trabalho que a gente sempre faz durante a Nacional é bastante importante para a comunidade de Tatuí (SP), local onde foi realizada a Nacional neste ano.

Portal Cavalus: Quais são as expectativas para 2023? Algum evento grande em planejamento, fora Congresso, Nacional e Potro do Futuro?

Eduardo Rabinovich: As expectativas são as melhores possíveis, vamos trabalhar para continuar elevando o padrão racial do Mangalarga, teremos um número maior de eventos, assim como o de participantes, de patrocinadores da Exposição Nacional, mais parcerias comerciais, mais ações em prol do crescimento da raça.

Portal Cavalus: Que mensagem você deixaria para os associados da ABCCRM?

Eduardo Rabinovich: Vamos continuar trabalhando para a melhoria e democratização do Mangalarga, estamos cada vez mais praticando medidas que possam cada vez mais tornar a raça inclusiva, mais acolhedora, lembrando que o cavalo Mangalarga possui vários atributos, que atendem a todos os tipos de perfis de criadores e usuários e que estes procurem se associar, procurem a ABCCRM para desfrutar de todas as facilidades que podemos oferecer.

Por Camila Pedroso . Redação Cavalus

Fotos: Divulgação ABCCRM

Leia mais sobre o Mangalarga aqui.

WordPress Ads
WordPress Ads