Mangalarga

Retrospectiva 2021 – Cavalo Mangalarga do Brasil

Presidente Eduardo Rabinovich faz um balanço da raça em 2021 e ressalta as expectativas para 2022

Publicado

⠀em

Encerrando o ano de 2021, a equipe do portal Cavalus preparou uma série de entrevistas com os presidentes das associações de raça para fazer um balanço sobre o ano para a instituição e contando quais são as expectativas para 2022.

A primeira entrevista da série é com o presidente da ABCCRM – Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo da Raça Mangalarga, Eduardo Rabinovich.

A raça realizou sua 43° Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga entre os dias 21 a 31 de outubro, no Centro Hípico de Tatuí, interior de São Paulo.

No total, 500 animais, provenientes das cinco regiões brasileiras e expostos por 80 dos mais conceituados criatórios da raça, participam do evento.

Confira a entrevista:

PORTAL CAVALUS: Presidente, qual é o balanço que o senhor faz da raça Mangalarga em 2021?

Eduardo Rabinovich: Foi um ano bastante difícil, pelas limitações que a pandemia impôs, tivemos poucos eventos durante o ano, foi um ano bem devagar, mas conseguimos fazer a nossa Nacional da Raça, que contamos com um número bastante grande de inscritos, com uma participação importante do público, mesmo não sendo totalmente aberta e respeitando todos os protocolos, mas o mais importante e significativo foram as transmissões ao vivo que tiveram uma grande visitação.

PORTAL CAVALUS: Nova campanha Margalarga do Brasil.

Eduardo Rabinovich: Na verdade, o cavalo Mangalarga é um animal que teve sua origem no sul de Minas Gerais, e que depois as pessoas que começaram a raça se mudaram para São Paulo e ele se desenvolveu no estado. Após, ele ultrapassou as fronteiras e foi para outros estados. Por isso, ele acabou sendo conhecido como Mangalarga Paulista, mas na verdade ele é um animal do Brasil.

Já utilizamos o slogan “O Cavalo de sela do Brasil” e agora estamos reforçando que o Mangalarga do Brasil é uma raça nacional, e que está hoje em todo o país. Estamos adotando o nome Mangalarga do Brasil para mostrar que ele é um cavalo que está em todo o país e de origem brasileira.

PORTAL CAVALUS: Quais são as expectativas para 2022?

Eduardo Rabinovich: Este foi um ano de crescimento, por incrível que pareça, com um aumento do número de usuários e criadores, o movimento comercial de vendas foi muito forte, com um aumento da demanda, até em virtude da pandemia, as pessoas do interior passaram a solicitar mais animais, então, esperamos um ano de 2022 de crescimento, a raça está se fortalecendo, o nível zootécnico dos animais está cada vez maior, nossos animais estão cada vez mais conhecidos pela marcha, característica do Mangalarga, um animal dócil e de uma beleza muito grande que o distingue das outras raças.

Esperamos que continuem um ano de crescimento, que a demanda continue alta e que o número de eventos aumente assim como o número de leilões irão aumentar. Um ano de bastante crescimento para a raça.

PORTAL CAVALUS: A Associação, em 2021, reestruturou sua equipe de Marketing. O senhor pode falar um pouco a respeito?

Eduardo Rabinovich: A Associação como um todo vem se especializando, em todas as suas áreas, não é apenas no marketing, vamos continuar a profissionalização da Associação, com cada um tocando suas atividades.

Marketing, evidentemente, é uma ferramenta importante para o nosso crescimento, para a gente poder mostrar ao país o que é o cavalo Mangalarga, pois tem muita gente que ainda não o conhece. Estamos nos profissionalizando cada vez mais.

PORTAL CAVALUS: O senhor gostaria de deixar uma mensagem aos mangalarguistas?

Eduardo Rabinovich: Nosso cavalo está atingindo um melhoramento genético muito importante, o nível que os animais têm alcançado nos deixa muito felizes e esperamos que em 2022 que tenhamos um ano muito bom, muito forte, cada vez mais evoluindo, crescendo e melhorando o nível zootécnico do nosso animal.

Por: Camila Pedroso

Fotos: Divulgação

Mais notícias sobre o cavalo Mangalarga no portal Cavalus

Mangalarga

Esteio/RS sedia a 18ª Expo Brasileira do Cavalo Mangalarga

Maior evento da raça no Rio Grande do Sul e o segundo mais importante em nível nacional, Expo Brasileira começa amanhã

Publicado

⠀em

Expo Brasileira

A Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Mangalarga (ABCCRM) juntamente com o Núcleo de Rio-grandense de Criadores da raça Mangalarga promovem a 18ª Expo Brasileira, de 20 a 22 de maio, no Parque Assis Brasil, em Esteio/RS.

Essa é a maior Exposição da raça no estado do Rio Grande do Sul, e acontece dentro da Fenasul e Expoleite.

Segundo a ABCCRM, a escolha em fazer a Expo Brasileira no Rio Grande do Sul, foi em função de ser fora do estado de São Paulo, movimentando o mercado dessa região, apresentando a raça em suas várias funcionalidades.

Além de suas qualidades já reconhecidas de marcha, o cavalo Mangalarga possui uma funcionalidade ímpar, sendo uma ótima opção para o trabalho com o gado. Para comprovar suas aptidões, os núcleos e a associação vem promovendo Provas Funcionais com exemplares da raça, e para essa edição da Expo Brasileira promoverá até provas de gado.

“Cavalo precisa trabalhar aqui no Sul e precisamos mostrar isso para os amantes do cavalo. A Expo Brasileira sendo realizada aqui é uma forma de demonstrar o quão funcional a nossa raça também é. É uma grande oportunidade para isso, temos desenvolvido esse trabalho no Núcleo de trazer a funcionalidade junto com a qualidade morfológica e de marcha da nossa raça que é muito importante, pois é tudo um conjunto”, Diego Teixeira, diretor Fomento do núcleo.

Além das tradicionais provas de Marcha e de Funcionalidade, nessa edição a Expo Brasileira reunirá ainda provas de Working Penning, Três Tambores e Seis Balizas e terá como premiação R$ 20 mil.

O cavalo Mangalarga reúne a família no entorno do cavalo, e na Expo Brasileira serão realizadas provas Femininas, Infantis e de proprietários, a fim de fomentar essa união.

“Essa é uma grande oportunidade de mostrarmos toda a qualidade e funcionalidade do cavalo Mangalarga aos novos entusiastas que querem conhecer de perto o cavalo Mangalarga”, afirma Teixeira.

A Expo Brasileira será transmitida ao vivo pelo aplicativo Ride2Play, primeiro streaming de cavalo do país.

Programação da Expo Brasileira:

19/05 – quinta-feira

16h às 18h30 – Provas Funcionais

20/05- sexta-feira

8h às 16h – julgamentos morfológicos

16h às 18h3 – 0 Provas Funcionais

21/05 – sábado

Continuação dos julgamentos e grandes campeonatos

Serviço

18ª Expo Brasileira do Cavalo Mangalarga

Data: 20 a 22 de maio

Local: Parque Assis Brasil, em Esteio/RS

Transmissão: Ride2Play

Por: Camila Pedroso

Foto: Divulgação

Mais notícias no portal Cavalus

Continue lendo

Mangalarga

Exposição Interestadual do Mangalarga reúne exemplares de quatro estados em Itapetinga/BA

Considerada a capital da pecuária baiana, a cidade recebe a raça Mangalarga dentro da Exposição Agropecuária, a maior do segmento no estado

Publicado

⠀em

Exposição Interestadual do Mangalarga reúne exemplares de quatro estados em Itapetinga

Itapetinga, localizada na região centro-sul da Bahia, é considerada a capital do boi na região. Referência da agropecuária de corte, sendo o polo da pecuária baiana, a cidade de 90 mil habitantes recebe há 50 anos a Exposição Agropecuária de Itapetinga.

A festa, realizada entre os dias 13 e 22 de maio, no Parque de Exposições Juvino de Oliveira, recebe diversas exposições de raça, sendo considerada a maior em número de animais da região.

Tamanho a importância da Exposição, o Mangalarga do Brasil, considerado o melhor cavalo para ser utilizado na lida no campo, principalmente no trato com o gado, não poderia ficar de fora.

Entre os dias 19 e 22 de maio, a Raça Mangalarga realiza dentro da Exposição Agropecuária de Itapetinga, a Exposição Interestadual do Mangalarga.

A etapa receberá animais dos estados do Pará, São Paulo, Minas Gerais e Bahia. A expectativa da organização é receber mais de 100 animais inscritos para participar das provas Funcionais, Mirim, Copa de Andamento e Julgamento.

Segundo um dos organizadores da Interestadual, Rafael Ladeia, criador e responsável pelo marketing da exposição, a prova Funcional oferecerá R$ 10 mil em prêmios e a Mirim possui uma expectativa de receber em média 50 crianças.

“O Estado da Bahia é a porta de entrada para o Nordeste e essa exposição é muito significativa para a raça, pois abre portas para o Mangalarga expandir suas ações em outros estados como Alagoas e Pernambuco”, ressalta Jivaldo Queiroz, organizador da Exposição.

Ainda segundo Queiroz, a Interestadual deve receber mais de 50 mil visitantes, sendo considerada a mais importante do interior da Bahia.

“Estarmos dentro da Exposição Agropecuária de Itapetinga é muito importante. Estamos no meio de pessoas que podem nos abrir portas para fomentarmos ainda mais a nossa raça. O Mangalarga é um animal altamente útil para o dia a dia da pecuária. Trabalhar com o gado com o Mangalarga é tudo de bom. Ele não é só morfologia, andamento, é função. É o cavalo de sela, mas também é muito útil na lida, muito importante no trabalho das fazendas com a agropecuária de corte”, ressalta Ladeia.

Leilão Haras NJT & Haras Mangalô e Convidados de animais Mangalarga

Ainda durante a exposição, no dia 21 de maio, os Haras NJT & Haras Mangalô e Convidados realizará a segunda edição do seu tradicional leilão. São quase 30 lotes de animais de destaque no cenário nacional da raça. Uma ótima oportunidade para os entusiastas da raça.

“Um leilão de oportunidade, para adquirir o melhor do sangue baiano da raça”, afirma Ladeia.

A Exposição Interestadual do Mangalarga será aberta ao público, uma ótima oportunidade para os amantes de cavalos conhecer de perto a raça.

Além disso, a Exposição Interestadual do Mangalarga terá transmissão ao vivo pelo aplicativo Ride2Play!, primeiro streaming de cavalo do país.

Serviço:
Exposição Interestadual do Mangalarga

Data: 13 e 22 de maio
Local: Parque de Exposições Juvino de Oliveira

Por: Camila Pedroso

Fotos: Divulgação

Mais notícias no portal Cavalus

Continue lendo

Mangalarga

Lei Paulista de Incentivo ao Esporte viabiliza Copa Cobasi Ypê da ABCCRM

Projeto da ABCCRM foi aprovado em 2021. Para 2022, instituição possui mais valores liberados e em processo de captação de recursos. Próxima etapa da Copa será realizada em Ribeirão Preto entre os dias 13 e 15 de maio

Publicado

⠀em

Lei Paulista de Incentivo ao Esporte viabiliza Copa Cobasi Ypê da ABCCRM

A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (ABCCRM) possui um trabalho árduo de fomento da raça em todo o território nacional. Um exemplo da qualidade do trabalho efetuado pela associação é a aprovação de projetos junto à Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo através da LPIE – Lei Paulista de Incentivo ao Esporte.

Por meio desse benefício obtido através de um projeto aprovado pelo Governo do Estado de São Paulo, a ABCCRM desenvolveu a Copa Cobasi Ypê de Marcha e Função.

Segundo o secretário da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Mangalarga, Ricardo Balio, esse recurso captado é extremamente importante para o fomento deste evento esportivo, pois permite que as etapas possam ser realizadas em diversas regiões do estado de São Paulo, apresentando a versatilidade e as qualidades da raça Mangalarga. 

A ABCCRM trabalha com este benefício há muito tempo, apresentando projetos esportivos de relevância para participar da lei de incentivo. Quem conhece ou atua com esporte equestre sabe o quanto é difícil conquistar esse benefício.

“Temos um trabalho complexo que realizamos com o apoio do consultor Wagner Palmieri. Ele nos dá o direcionamento para apresentação ao governo, participa da gestão dos recursos e na execução das atividades pertinentes ao projeto. A aprovação junto ao governo é apenas o primeiro passo. Após, precisamos apresentar a proposta de captação de recursos aos empresários que desejam participar patrocinando o evento”, explica Balio.

Trabalho de aquisição de novos patrocinadores

A ABCCRM atua junto aos associados a fim de conquistar novos patrocinadores. “Enviamos um comunicado a todos os associados para apresentar o projeto e conscientizar a todos de que este valor de aporte doado não sai ‘do seu bolso’, pois é um valor que ele já pagaria de imposto. Ele apenas direciona para quem ou qual projeto ele gostaria que o valor do imposto fosse revertido”, explica Balio.

Copa Cobasi Ypê de Marcha e Função

A Copa Cobasi Ypê de Marcha e Função faz parte do projeto de 2020 da associação junto a Lei de Incentivo ao Esporte.

Ao todo, serão seis etapas, mas em virtude da pandemia, as provas que tiveram início ano passado, serão finalizadas apenas neste ano, com mais duas etapas.

A primeira etapa foi realizada em Amparo/SP no Centro Hípico Hipocampo; seguida de Alta Mogiana/SP em Jardinópolis e a terceira etapa foi realizada em Tatuí/SP que aconteceu durante a Expo Nacional da raça, realizada em outubro último.

A quarta etapa foi realizada novamente em Amparo/SP no Centro Hípico Hipocampo pelo Núcleo Mangalarga de Amparo, entre os dias 22 e 24 de abril.

A quinta etapa que será realizada entre os próximos dias 13 e 15 de maio, volta ao Núcleo Alta Mogiana, na cidade de Ribeirão Preto/SP.

O evento reunirá Mangalargada, Copa de Marcha e Provas Funcionais.

Essa etapa será ainda mais especial, pois o núcleo comemora 30 anos de fundação e prepara uma edição que promete ficar na história da raça.

A expectativa da organização é receber em torno de 700 pessoas e entusiastas da raça para conhecer de perto o cavalo de sela brasileiro.

A próxima e última edição da Copa Cobasi Ypê será realizada em Jacareí/SP no mês de julho e quem irá promover esta etapa será o Núcleo do Vale do Paraíba.

Continuação do projeto

Para 2022, a ABCCRM já possui um novo projeto aprovado pela Lei Paulista de Incentivo ao Esporte. “Temos o projeto para este ano aprovado pela Secretaria de Esportes do Governo Estadual e estamos em processo de captação. Temos até o final do mês de maio para levantar todos os valores e assim, continuar com o projeto de fomento da raça”, aponta Balio.

As empresas interessadas em conhecer o projeto e se tornar um apoiador pode entrar em contato com a secretaria geral da associação.

Lei Paulista de Incentivo ao Esporte

Criada em 2010, a Lei Paulista de Incentivo ao Esporte permite que empresas destinem parte do ICMS devido ao Estado de São Paulo, até 3% do valor anual, para apoiar e investir em projetos esportivos.

Todos os projetos aprovados são avaliados e monitorados pela Secretaria Especial do Esporte, garantindo que o projeto é de confiança e todos os recursos captados sejam direcionados para o mesmo.

Serviço

Copa Cobasi Ypê de Marcha e Função – Etapa Ribeirão Preto

Data: 13 a 15 e maio

Por: Camila Pedroso

Fotos: Divulgação

Mais notícias no portal Cavalus

Continue lendo

Mangalarga

ABCCRM apresenta um novo programa “Mundo Mangalarga”

Apresentado por Dudu Vaz, Mundo Mangalarga traz tudo que o apaixonado pelo cavalo de sela do Brasil quer: Mangalarga de qualidade na pista

Publicado

⠀em

ABCCRM apresenta um novo programa “Mundo Mangalarga”

Uma ótima notícia aos mangalarguistas e apaixonados pela raça Mangalarga do Brasil. Estreia hoje (10), o novo “Mundo Mangalarga”, um programa exclusivo que reúne histórias de criadores e exemplares de destaque, os principais eventos, notícias e todas as novidades do cavalo de sela do Brasil!

Desenvolvido pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (ABCCRM) e apresentado por Dudu Vaz, o Mundo Mangalarga tem a proposta de atender a demanda dos entusiastas da raça, um programa com muito animal em pista, mostrado a qualidade e a desenvoltura do cavalo Mangalarga.

Para essa primeira edição, Dudu Vaz traz os resultados e melhores momentos da Mangalargada do Haras Espinhaço; um bate-papo com a vencedora da 1ª Etapa da Copa Brasília e Ranking FHBr de Enduro Equestre – Mariana Morais de Oliveira proprietária de Cipó Catetinho (Wojtyla Catetinho x Doris ABN); a cobertura do Poeirão do Hipocampo; Poeirão Três Pontas/MG; Expo Verão Santa Catarina; Copa Cobasi Ypê Amparo de Marcha e Função; 6ª Expovale; entre outros temas de relevância no mundo mangalarguista.

O “Mundo Mangalarga” será apresentado ao vivo simultaneamente no canal do YouTube da associação e no Instagram @ABCCRM a partir das 20h.

Serviço
Programa Mundo Mangalarga
Data: 10 de maio, às 20h
Transmissão no YouTube da ABCCRM e pelo Instagram
https://www.youtube.com/user/ABCCRM
https://www.instagram.com/mangalarga_oficial/

Por: Camila Pedroso

Fotos: Divulgação

Mais notícias no portal Cavalus

Continue lendo

Mangalarga

Eventos do cavalo Mangalarga do Brasil surpreendem com números recordes

Com dois eventos simultâneos no país, ABCCRM comemora o resultado surpreendente que mostram o tamanho e a importância do cavalo Mangalarga

Publicado

⠀em

O ano de 2022 começou com o pé direito para a raça de Cavalo Mangalarga do Brasil. A Associação Brasileira de Criadores de Cavalo da Raça Mangalarga (ABCCRM) começou o ano com uma agenda lotada de eventos em vários estados do Brasil. Todos com resultados de público e participantes surpreendentes.

Segundo o presidente da ABCCRM Eduardo Rabinovich, o sucesso dos eventos mostra o quanto a raça Mangalarga do Brasil é pujante. “Estamos começando o ano muito animados, a raça está muito forte, mercado muito ativo, a liquidez muito grande. Estamos muito felizes e este sucesso dos eventos mostra o quanto a raça está forte”, comemorou.

Parte deste sucesso dos eventos se dá ao apoio que a ABCCRM oferece aos núcleos. Atualmente, está em andamento um trabalho árduo de fomento e apoio aos núcleos da raça, instalados em todos os estados do país, visando assim, crescimento e desenvolvimento do cavalo Mangalarga.

Recentemente, a associação apoiou dois eventos simultâneos da raça: a 6ª Expovale, promovida pelo Núcleo Mangalarga do Vale do Paraíba /SP e a Copa Cobasi Ypê Amparo de Marcha e Função, organizada pelo Núcleo Mangalarga de Amparo.

“Foi um final de semana histórico, com recorde de público e participantes nos dois eventos, e isso mostra a força da raça”, frisa Rabinovich.

6ª Expovale do cavalo Mangalarga

Realizada entre os dias 21 e 23 de abril, no Agrocentro, em Jacareí (SP), o evento recebeu mais de 170 animais em julgamento nas pistas e mais de 30 expositores, a maior exposição regional já realizada pelo Núcleo do Vale do Paraíba.

 “Este resultado surpreendente mostra o crescimento ano a ano do julgamento dos nossos cavalos. Tivemos mais de 5 mil visualizações das nossas transmissões via internet, mostrando o quanto o Mangalarga do Brasil está sendo buscado nas redes sociais”, enfatizou Felipe Angelin, presidente do Núcleo Mangalarga do Vale do Paraíba.

Copa Cobasi Ypê Amparo do Cavalo Mangalarga

Na mesma data, o Núcleo Mangalarga de Amparo realizou a Copa Cobasi Ypê Amparo de Marcha e Função.

A etapa foi realizada no Hipocampo, na cidade de Amparo/SP e contou com Copa de Marcha de Equinos, Copa de Marcha de Muares, Mangalargada, Provas funcionais adulto e infantis e provas de Tambor e Baliza.

Segundo Rodrigo Berti de Melo, presidente do Núcleo, a etapa contou ainda com uma premiação expressiva de R$ 120 mil, distribuída entre as modalidades, além de troféus e faixas.

A etapa contabilizou 171 inscrições, sendo 78 animais para a Copa de Marcha, 46 mulas, 20 animais inscritos nas provas funcionais, 19 contra o cronômetro aberta e amador, 22 na prova de Três Tambores e 22 nas provas de Seis Balizas.

“O sucesso do nosso evento se deu em primeiro lugar pela força do nosso cavalo e momento indiscutivelmente incrível que a raça vive. Basta verificar que no mesmo final de semana tivemos dois grandes eventos com grande participação de criadores e expositores em ambos”, enfatiza Berti.

Para ele, o sucesso do evento se deu não apenas pelo incentivo da premiação, mas também está diretamente ligado à vontade dos criadores em mostrar a qualidade e momento de seus animais.

“A Associação com o pessoal da diretoria de exposição, do marketing e da secretaria geral são fundamentais para realização dos eventos, eles dão suporte, orientação e apoio, desde organização da Mangalargada com o envio do ‘trilheiro’, até indicação de cotações gerais, e continuam após os eventos nos fechamentos. Eu pessoalmente sou realmente grato ao apoio do pessoal da Associação” enfatizou.

Ainda de acordo com Rabinovich, a associação vem promovendo outras ações que também atuam no fomento da raça. “Estamos desenvolvendo uma série de ações com relação ao Mangalarga do Brasil para consolida-lo cada vez mais como o cavalo de sela do Brasil. Isso é bastante importante, cada vez mais trabalhar na divulgação, mostrando o alto nível técnico que nosso cavalo chegou. Temos que deixar claro que foi um final de semana histórico, com recorde de cavalos participantes, ótima audiência, público e engajamento”, finalizou o presidente.

Para saber mais sobre Mangalarga acesse o site

Por: Camila Pedroso

Fotos: Divulgação/Betto Falcão

Mais notícias no portal Cavalus

Continue lendo

Mangalarga

ABCCRM realiza curso Universo Mangalarga no Haras EFI em Itu/SP

Universo Mangalarga reúne principais nomes da raça para debater temas de suma relevância. Além das palestras, público poderá ainda realizar test drive nos animais

Publicado

⠀em

ABCCRM realiza curso Universo Mangalarga no Haras EFI em ItuSP

No próximo dia 30 de abril, o Haras EFI, em Itu/SP recebe o curso Universo Mangalarga. Promovido pela Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo da Raça Mangalarga (ABCCRM), nesta edição, Raul Sampaio de Almeida Prado, Benedito Carlos e Alessandro Procópio abordarão os temas História da Raça Mangalarga, Morfologia da Raça Mangalarga e a Marcha da Raça Mangalarga.

A história da Raça Mangalarga será abordada pelo criador Raul Sampaio de Almeida Prado. Criador desde 1970, formou-se em Zootecnia pela Unesp de Jaboticabal/SP e lá se tornou mestre em 2005. Prado é membro do quadro de jurados da ABCCRM desde 1979 e técnico de registro desde 1987.

Benedito Carlos é médico veterinário e o atual Coordenador do Colégio de Jurados da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo da Raça Mangalarga (ABCCRM). O veterinário ficará à frente do tema Morfologia da Raça Mangalarga.

Já a Marcha da Raça Mangalarga será explanada pelo Diretor Técnico da ABCCRM, Alessandro Procópio.

O curso será o primeiro após dois anos de pausa em virtude da pandemia, e segundo Marcelo Cerqueira, um dos organizadores do curso, o Universo Mangalarga visa tanto introduzir os novos criadores e usuários da raça Mangalarga, como também levar conhecimento e informações do Universo Mangalarga à todos criadores e amantes da raça.

“Inicialmente, eram previstas 30 vagas, mas em virtude da grande procura, aumentamos para 40 participantes. E essa edição só foi possível graças ao patrocínio e total apoio do Haras EFI, que além de nos receber, promoverá um test Drive e apresentação de sua tropa”, enfatiza.

Mais informações sobre o Universo Mangalarga pelo telefone (11) 98801-3540 ou pelo e-mail francisco.bezerra@abccrm.com.br.

Por: Camila Pedroso

Fotos: Divulgação

Mais notícias no portal Cavalus

Continue lendo

Mangalarga

6ª Expovale abre calendário de eventos da região do Vale do Paraíba

Realizado entre os dias 21 e 24 de abril, Expovale reunirá provas de marcha, galope funcional e exposição da raça Mangalarga do Brasil

Publicado

⠀em

O Vale do Paraíba se prepara para receber o primeiro encontro da região pós pandemia. Entre os dias 21 e 24 de abril, o Agrocentro, em Jacareí (SP), recebere a 6ª Expovale.

Promovido pelo Núcleo Mangalarga do Vale do Paraíba, o encontro reunirá os melhores exemplares da raça do Estado de São Paulo.

Segundo Felipe Angelin, membro do Núcleo, o público que visitar a festa terá a oportunidade de acompanhar provas de Marcha e Galope funcional, além da exposição dos exemplares da raça Mangalarga do Brasil.

As provas serão julgadas por Lourenço de Almeida Botelho e José Rodolfo Brandi.

Ainda segundo Angelin, a expectativa da organização é receber 120 animais e 30 expositores de todo o estado.

Show na Expovale

Não serão só os cavalos Mangalarga do Brasil que darão um show na Expovale. No dia 22, sexta, a cantora Lucyana Villar realiza uma apresentação especial, cantando clássicos do sertanejo.

A cantora sobe ao palco para apresentar seus maiores sucessos como “Me Leva”, “Vai chegar a hora” e “Além do Céu”.

O evento contará ainda com transmissão ao vivo das provas pelo aplicativo Ride2Play!, disponível gratuitamente no Google Play e Apple Store.

Mais informações e inscrições pelos telefones: 11 3677-9866 /11 98801-3540.

Serviço
6ª Expovale
Data: 21 e 24 de abril
Local: Agrocentro, em Jacareí (SP)
Mais informações: 11 3677-9866 /11 98801-3540.

Por: Camila Pedroso

Fotos: Divulgação

Mais notícias no portal Cavalus

Continue lendo

Mangalarga

Núcleo Amparo do Cavalo Mangalarga realiza a Copa Cobasi Ypê de Marcha e Função

Etapa será realizada no Hipocampo e reunirá a Copa de Marcha de Equinos, Copa de Marcha de Muares, Mangalargada, Provas funcionais adulto e infantis e provas de Tambor e Baliza

Publicado

⠀em

Nos próximos dias 22 a 24 de abril, será realizada a Copa Cobasi Ypê Amparo de Marcha e Função. A prova, considerada a Copa do Mundo de Marcha e Função será realizada no Hipocampo, em Amparo/SP.

A etapa contará com a Copa de Marcha de Equinos, Copa de Marcha de Muares, Mangalargada, Provas funcionais adulto e infantis e provas de Tambor e Baliza.

Realizado pelo Núcleo de Amparo, a etapa receberá competidores do Estado de São Paulo, Paraná e Minas Gerais e segundo Rodrigo Berti de Melo, um dos organizadores da Copa, receberá um grande número de participantes. 

“Teremos a Copa de Marcha de Equinos que esperamos 70 animais, Copa de Marcha de Muares que esperamos 50 animais, a Mangalargada com 40 inscrições, provas Funcionais com 30 inscrições, além das provas de Tambor e Baliza com 30 inscrições”, comenta Berti.

A etapa contará ainda com uma premiação expressiva de mais de R$ 100 mil, distribuídos entre as modalidades, além de troféus e faixas.

O julgamento das provas ficará com Felipe Amorim, para os Equinos e Dalva Marques para os Muares.

Leilão de Coberturas Mangalarga

No sábado 23, os visitantes poderão participar do Leilão de Coberturas, um evento totalmente beneficente em prol do Núcleo de Amparo, visando a realização de novos eventos do núcleo.

Segundo Berti, as coberturas foram doadas por amigos e criadores do núcleo. “Os visitantes poderão adquirir cobertura do Justiceiro ACF, Faisão ACF, Instinto da Araxá, Regalo da Braido, Gálico do Morro Agudo, Coliseu da Braido, Dubai da Braido, Negociante da Bica, Iluminado do Gadu, Hebreu do AEJ, Guaraná ACF, Elegante do Gadu, Imperial Donat e Favacho MT”, afirma e agradece o apoio dos criatórios que doaram a cobertura de seus animais.

“Gostaríamos de agradecer o apoio do Haras AEJ, Haras Preciso, Haras do Lobo, Haras Braido, Haras Fabuloso, Haras Gadu, Haras JEB, Haras Araxá e Marcelo Toledo”, agradece Berti.

A Copa Cobasi Ypê Amparo de Marcha e Função será realizada entre os dias 22 e 24 de abril, no Hipocampo, em Amparo/SP.

A etapa terá transmissão ao vivo pela Ride2Play.

Serviço

Copa Cobasi Ypê Amparo de Marcha e Função

Data: 22 a 24 de abril

Local: Hipocampo, em Amparo/SP.

Por: Camila Pedroso

Fotos: Divulgação

Mais notícias no portal Cavalus

Continue lendo

Mangalarga

Programa Prosa Mangalarga inova e sorteia uma cobertura

Programa será ao vivo do Haras Fabuloso e terá o sorteio de uma cobertura para os espectadores que interagirem e mandarem suas perguntas ou comentários. Prosa Mangalarga vai ao ar ao vivo hoje (13) pelo canal do YouTube e Instagram da Associação

Publicado

⠀em

ABCCRM realiza curso no Haras EFI em Itu/SP

O programa Prosa Mangalarga de hoje (13) será mais que especial! Pela primeira vez, Dudu Vaz e Youssef Haddad comandam o bate-papo diretamente do Haras Fabuloso, em Divinolândia (SP), ao vivo para os canais do YouTube e Instagram da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo da Raça Mangalarga (ABCCRM).

Conrado Cervelin e Silas Freire compõem a roda de conversa, que abordará o cavalo Mangalarga do Brasil, sua marcha e pelagem.

Mais novidades do Prosa Mangalarga

E as novidades não param por aí! Todos que participarem ao vivo da transmissão, enviando suas perguntas ou comentários concorrerão a três bonés do Haras Fabuloso e uma cobertura do garanhão fenômeno Imperial Donat!

Além de se informar sobre o grande Mangalarga do Brasil, ainda poderá engrandecer seu criatório com uma cobertura de peso.

O prosa Mangalarga será ao vivo do Haras Fabuloso e transmitido no canal da ABCCRM no YouTube e no perfil do Instagram, hoje (13) a partir das 20h.

Por: Camila Pedroso/Equipe Cavalus Comunicação

Fotos: Divulgação

Mais notícias no portal Cavalus

Continue lendo

Mangalarga

Expo Verão Santa Catarina reúne os principais criatórios da raça Mangalarga do Brasil

Promovida pelo Núcleo União Mangalarga Paraná e Santa Catarina, etapa reúne provas de Morfologia; Andamento; Funcionais com Working Pening, Laço Comprido e Três Tambores, além das Provas Sociais

Publicado

⠀em

Expo Verão Santa Catarina reúne os principais criatórios da raça Mangalarga do Brasil

Começa hoje a Expo Verão Santa Catarina, a maior exposição da raça Mangalarga do Brasil deste ano hípico, realizada fora do estado de São Paulo.

Realizada na cidade de Tijucas (SC), no Centro de Eventos Pirão com Linguiça, a etapa é organizada pelo Núcleo União Mangalarga Paraná e Santa Catarina e ocorre entre hoje e vai até o dia 10 de abril.

São esperados mais de 100 animais dos principais criatórios do Brasil, como o Haras VJC, Haras AEJ, Haras Precioso, Ranho Pé no Estribo, Haras Gadu, entre outros.

Segundo Marcus Vinicius, um dos organizadores da Expo Verão Santa Catarina, a etapa reunirá provas de Morfologia; Andamento; Funcionais com Working Pening, Laço Comprido e Três Tambores, além das Provas Sociais com as categorias Mini Mirim, Mirim e Infantil.

“Para abrir as festividades, teremos uma cavalgada à beira-mar, com a participação de exemplares da raça e um jantar de confraternização, reunindo criadores de todo o Brasil, visando estreitar os laços, promovendo assim a união”, ressalta Marcus Vinícius.

Os julgamentos ficarão a cargo da dupla de juízes Dr. Lucena e André Fleury.

“Esse encontro é muito importante para nós, pois promove o fomento da raça na nossa região”, enfatiza Marcus.

Provas funcionais na Expo Verão Santa Catarina

O núcleo União Mangalarga Paraná vem desenvolvendo um trabalho forte de fomento da funcionalidade do cavalo Mangalarga do Brasil, promovendo leilões e provas com premiações expressivas afim de atrair novos participantes e criatórios.

No final de 2021, de acordo com Marcus Vinícius, o Haras VJC promoveu um leilão com 50 lotes de cavalos funcionais, e estes animais, em 2023, concorrerão a uma premiação de meio milhão de reais.

“É um trabalho iniciado pelo Haras VJC que traz este diferencial a nossa região. Queremos mostrar que nosso cavalo está apto a praticar provas funcionais, por isso oferecemos premiações em dinheiro para atrair novos participantes”, afirma.

Para essa edição, os conjuntos que participarem das provas funcionais na Expo Verão Santa Catarina concorrerão a uma bolsa de R$ 2 mil.

Test drive

No sábado, das 12 às 13h, o público que visitar a Expo Verão e quiser conhecer de perto a morfologia e a funcionalidade do cavalo Mangalarga do Brasil, poderá realizar um teste drive.

Para participar, basta procurar por Marcus Vinícus ou Fernando do Haras VJC e agendar a participação, que é gratuita.

A Expo Verão Santa Catarina será transmitida ao vivo pelo aplicativo e pelo canal do YouTube da Ride2play.

Serviço

Expo Verão Santa Catarina do Mangalarga

Data: 7 a 10 de abril

Horário: a partir das 14h

Informações: (48) 9122-7870.

Por: Camila Pedroso

Fotos: Gerson Jes

Mais notícias no portal Cavalus

Continue lendo

Categorias

COPYRIGHT © 2021 CAVALUS. TODOS DIREITOS RESERVADOS
ESSE SITE É PROTEGIDO PELO GOOGLE RECAPTCHA
POLÍTICA DE PRIVACIDADE | TERMOS DE SERVIÇO