Paint Horse

Roteiro de apoio pretende aprimorar provas da raça Paint Horse

Publicado

⠀em

Raça une beleza de seus cavalos pintados com performance em eventos esportivos

A Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Paint está trabalhando arduamente para sanar todas as demandas dos seus associados e com a questão esportiva não é diferente. Após a implantação da primeira fase de sua reestruturação administrativa e econômica, a ABCPaint está preparando um Roteiro de Apoio a Eventos Esportivos da Raça.

O objetivo é dar suporte para os interessados em realizar provas oficializadas pela entidade em seus Estados. O roteiro contém inúmeras sugestões administrativas de execução e controle – baseadas em experiências de recentes competições que foram realizadas sem onerar os cofres da Associação.

“Nele também foram estabelecidas as regras que viabilizem as provas dentro das condições atuais da ABCPaint, a qual dará completo apoio logístico e de divulgação para os eventos que se demonstrem economicamente autossuficientes”, reforça o presidente Carlos França Rangel

raça Paint Horse
Foto: Adilson Silva

Com isso, a NOVA ABCPaint, atual diretoria, espera promover a raça nos diversos Estados do País, reconhecendo como oficiais seus resultados e incentivando o aumento de associados, sem comprometer economicamente a instituição.

Para que isso tudo funcione, a Associação pede que as regionais, entidades de modalidades equestres e associados interessados, enviem propostas diretamente ao Setor de Esportes da ABCPaint, cuja supervisão está a cargo do Vice-Presidente Marcelo Iguma.

Os trabalhos seguem intensos. Em abril, a ABCPaint realizou em sua sede em Bauru/SP, Assembleia Geral Ordinária, com a presença de cerca de 35 pessoas, entre associados de vários estados, funcionários e prestadores de serviços. Entre os assuntos debatidos, discussão e aprovação de balanço financeiro referente a 2018, prestação de contas.

raça Paint Horse
Assembleia

“O balanço do exercício em questão foi aprovado pela maioria. No atemos, no entendo, aos aspectos financeiros da entidade, tendo ficado muito claro para todos a necessidade do aumento do número de associados e recebimentos dos valores em atraso para equilíbrio das contas da ABCPaint”, reiterou Carlos Rangel.

Logo após a Assembleia, houve um fórum de discussões com assuntos diversos, aberto a todos os presentes, visando a troca de informações e abrindo para que todos colocassem suas sugestões e críticas. “Como exposto e detalhado na ocasião, a maior parte das solicitações dos associados já vinham sendo providenciadas ou resolvidas”, finalizou o presidente.

A ABCPaint se prepara para realizar Campeonato Nacional e Potro do Futuro de Laço Comprido, válido pelo ano de 2018, em Campo Grande/MS, dia 9 de junho; e também o Campeonato Nacional e Potro do Futuro 2019, programado para 16 e 17 de novembro.

Colaboração: Assessoria de Imprensa
Foto de chamada/crédito: Clóvis Prates

Paint Horse

21º Nacional e 17º Potro do Futuro ABCPaint acontecem em dezembro

Publicado

⠀em

De acordo com a ABCPaint, a cidade de Barretos/SP foi escolhida para sediar as disputas das modalidades da raça

A Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo da Raça Paint (ABCPaint) confirmou para 2020 a realização de seu maior evento. Trata-se do 21º Campeonato Nacional de Conformação e Trabalho e o 17º Potro do Futuro de Trabalho e Conformação.

De acordo com informações da entidade, os eventos acontecerão, de forma simultânea, entre os dias 03 a 05 de dezembro. Sobretudo, o local escolhido para receber as disputas da raça foi o Parque do Povo, em Barretos/SP.

Ainda conforme a ABCPaint, o local abrigará provas das seguintes modalidades do 21º Nacional e 17º Potro do Futuro: Apartação; Conformação; Três Tambores; Performance Halter; Ranch Sorting; Rédeas; Team Penning; Seis Balizas; Western Pleasure; Working Cow Horse; e, por fim, Working Penning (em suas mais diversas categorias).

Contudo, como aconteceu em 2018, as provas de Laço (laço bezerro, laço campista, laço comprido e laço em dupla) ocorrerão em outro local. No entanto, a data e o local das disputas ainda estão em negociação. Isso por conta de questões contratuais, informou a ABCPaint.

Cuidados pandemia

Ademais, devido à pandemia do novo coronavírus, a edição deste ano do Nacional e do Potro do Futuro acontecerá sem a presença de público. Dessa forma, só será permitida a entrada no parque dos competidores e equipe técnica.

Portanto, as pessoas autorizadas a participar deverão seguir todos os protocolos e medidas de segurança. Entre eles, distanciamento social e uso obrigatório de máscaras. Além disso, a ABCPaint também vai espalhar álcool em gel em todo o local das provas.

Antes de mais nada vale destacar que, em breve, a ABCPaint divulgará a circular do evento contendo valores, datas para inscrições, GTA e os protocolos sanitários.

Fonte: ABCPaint
Crédito das fotos: Divulgação/ABCPaint

Veja mais notícias sobre o cavalo Paint no portal Cavalus

Continue lendo

Internacional

Treinador brasileiro sobe ao pódio do APHA World Show 2020

Publicado

⠀em

Montando Gotta Diamond Lady, Clemerson Barbalho foi campeão no APHA World Open Derby Challenge de 4, 5, 6 e 7 anos, nível 1

O treinador brasileiro Clemerson Barbalho subiu ao pódio do evento mais importante da raça Paint Horse no mundo. Trata-se do APHA World Show, que está sendo realizado em Fort Worth, no Texas, desde o dia 18 de setembro. Antes de mais nada vale destacar que a maior competição da raça segue até domingo (4).

Em entrevista ao portal Cavalus, Clemerson Barbalho contou que o título foi conquistado com a égua Gotta Diamond Lady. O animal demonstrou todo o seu talento no APHA World Open Derby Challenge de 4, 5, 6 e 7 anos hípicos no Nível 1 com a nota 222.

“Além disso, ela foi reservada campeã do Nível 4 com a mesma nota. Dessa forma, Gotta Diamond Lady levou para casa um cheque de mais de U$ 4.000”, explica o treinador e competidor brasileiro.

Inegavelmente, Clemerson não escondeu o orgulho pela conquista da égua. De acordo com ele, o resultado mostra o futuro brilhante que ela terá pela frente. “Estamos apenas começando! Gostaríamos de agradecer a Mark Weissman pela grande oportunidade de ter uma égua tão boa e doce. Ela é especial!”.

Treinador brasileiro sobe ao pódio do maior evento da raça Paint – Foto: Arquivo Pessoal/Clemerson Basbarlho

Como tudo começou…

Gotta Diamond Lady era de propriedade do Haras Virginia até exatos três meses atrás. No entanto, o cliente de Clemerson, Mark Weissman, a comprou depois do NRHA Derby.

“Anteriormente, eu competi com a Lady no primeiro Futurity dela em Tulsa e ficamos e, segundo lugar no Nível 1. Nessa época, ela era do Haras Virginia”.

Por conta disso, o treinador ressalta que sempre amou a égua. “Mas em outubro de 2018 ela teve uma lesão no tendão e não competiu mais desde lá. Quando eu voltei para casa vindo do NRHA Derby 2020, em junho, passei na casa do Gabriel Diano para ver alguns potros dele de venda e vi a Gotta Diamond Lady lá”.

APHA World Show está sendo realizado em Fort Worth, no Texas – Foto: Arquivo Pessoal/Clemerson Barbalho

Foi aí que Clemerson falou com o seu cliente, Mark Weissman, que também é seu sócio no Spooks Gotta Outfire, se ele se interessava na compra de Diamond. “Fechamos o negócio e então comecei a corrida para prepará-la para o NRBC. Em seguida, apresentei ela no NRBC e fomos finalistas no Nível 1”.

De acordo com o treinador, o NRBC foi uma ótima experiência para o conjunto entrar em forma. Afinal, a égua estava sem competir há 2 anos.

“Então o NRBC foi um grande desafio, mas nos preparou para essa grande vitória do mundial do Paint, com a maior nota que já marquei na minha vida – 222. Decidi apresentá-la no mundial do Paint de última hora pelo fato de ser uma prova perto, pouco mais de 1 hora de distância de onde eu treino em Gainesville, Texas, mas o resultado foi surpreendente e muito gratificante!”, finaliza.

Por Natália de Oliveira
Colaboração: Luciana Omena
Crédito das fotos: Arquivo pessoal/Clemerson Barbalho

Veja mais notícias sobre o cavalo Paint no portal Cavalus

Continue lendo

Paint Horse

De competidora a matriz: Solos Little Haida reúne força e pedigree excepcional

Publicado

⠀em

Égua importada dos Estados Unidos e de propriedade da Horses Ranch, de Francisco Garcia, é a atual líder do ranking de reprodutora da ABCPaint

Atleta comprovada em pista, Solos Little Haida é uma égua importada de pelagem alazão tobiano detentora de um pedigree excepcional. Afinal, é filha de Solo Lee (campeão mundial de Apartação) e Little Miss Haida. 

Sobretudo, a mãe de Solos Little Haida é filha do Haidas Little Pep. Animal, este, que é campeão da American Quarter Horse Association (AQHA) e produtor de animais excepcionais.

Além disso, em sua linha alta ainda possui o pedigree de Peppy San Badger. Exemplar da raça Quarto de Milha considerado um dos melhores para a modalidade Apartação. Já na linha baixa tem ainda Doc Quixote, um dos pedigrees foundation da AQHA.

Diante de tanta qualidade genética, Solos Little Haida foi importada dos Estados Unidos. Assim, em solo brasileiro, comprovou em pista a qualidade de sua genealogia.

A princípio, ao pontuar em Rédeas. Depois, por se tornar ganhadora do 3º lugar de Laço de Bezerro Aberta Campeonato Nacional de Trabalho da Raça Paint Horse.

Haida Blue, filha de Solos Little Haida – Foto: Divulgação/Fabio Cabrera

Reprodutora em destaque

Acima de tudo, Solos Little Haida ainda é uma égua de valor agregado. Além de ter conquistado alguns títulos, ainda produziu filhos vencedores. O que a levou a se tornou, atualmente, a líder como reprodutora do ranking da ABCPaint.

Seus filhos vencedores são: CF Big Boss Soloslee, Grande Campeão IV Potro do Futuro ABC Paint. Apartação Jovem, Campeão ANCA; Haida Blue, Campeão Potro do Futuro Três tambores ABC Paint; Solos Little Pep RE, Campeão Três Tambores Cat Aberta Copa Oásis; Solos Little Lena RE, Campeã Nacional Team Penning Categoria Amador, Master e Aberta, e Campeã Nacional Ranch Sorting Aberta e Reservada no Amador.

Ademais, a última filha de Solos foi vendida no Leilão Performance Horse com recorde de preço da raça Paint. Ou seja, algo em torno de quase R$ 28 mil pela potra homozigoto. Trata-se da Peppys Money HR.

Peppys Money HR, filha de Solos Little Haida – Foto: Divulgação/Fábio Cabrera

Projeto Solos Little Haida

Atualmente, Solos Little Haida é de propriedade de Francisco Garcia, da Horses Ranch, de Botucatu/SP. A égua está com 23 anos e, mesmo assim, com prenhez positiva do Chasin The Money.

“Vai parir no final do ano, com uma saúde fantástica. É uma égua importada com um super pedigree de trabalho indiscutível e que produziu animais campeões. É, de fato, um animal que agrega valor”.

Ainda de acordo com Chico, algumas características tornam a Solos uma égua excepcional. “Ela é uma super matriz, uma égua enorme, muito profunda, muito forte, de excelente ossatura”.

Para o futuro, o proprietário planeja inserir, de vez, a Solos no programa de transferência de embriões. “Já tivemos consultas de vários criadores, mas estamos aguardando o parto dela para o fim do ano, e daí vamos entrar no programa de transferência de embriões. Ela já teve embriões coletados no passado e agora ela volta para o final da sua vida reprodutiva”, finaliza.

Por Natália de Oliveira
Crédito das fotos: Divulgação/Fábio Cabrera

Veja mais notícias sobre o cavalo Paint no portal Cavalus

Continue lendo
X
X