Puro Sangue Lusitano

Retrospectiva 2021 – Cavalo Puro Sangue Lusitano

Presidente Ismael Gonçalves da Silva comemora os resultados de um ano considerado extraordinário pra a raça

Publicado

⠀em

O presidente da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL), Ismael Gonçalves da Silva, é o entrevistado de hoje na retrospectiva das raças 2021.

Em um ano considerado fantástico para a raça, com um aumento de associados de quase 300%, recorde de inscritos na Exposição Nacional da Raça e números expressivos de exportação de animais, 2021 foi um ano que marcou a história do Lusitano no país.

Confira a entrevista!

Equipe Portal Cavalus: Como foi 2021 para a raça Lusitano?

Ismael Gonçalves da Silva. Eu acredito que o ano de 2021 foi um dos grandes anos para o Cavalo Lusitano, nós tivemos um aumento de associados de quase 300%, muitos novos criadores e consumidores da raça, tanto na parte nacional quanto internacional, foi o ano que mais exportamos cavalos tanto para a Europa quanto Estados Unidos, batamos um recorde de inscrição para  a nossa exposição, quase 101 cavalos na morfologia, tivemos 78 no adestramento e ainda 10 cavalos para a aprovação de garanhão, e ainda tivemos um leilão com 20 animais.

Equipe Portal Cavalus: Como foram os leilões para a raça em 2021?

Ismael Gonçalves da Silva. Foi um dos melhores anos dos últimos 10 anos, foi fantástico. Estamos com falta de animais para a venda, muita solicitação internacional e agora, em virtude da pandemia, muitos criadores tem se unido, pois eles diminuíram a criação e não esperávamos que teríamos essa procura tão grande pelo cavalo Lusitano.

Equipe Portal Cavalus: O senhor falou de procura internacional, o que nosso cavalo tem de diferencial?

Ismael Gonçalves da Silva. O cavalo Lusitano é o cavalo gerador de todas as raças, que são os cavalos Ibéricos juntamente com os cavalos Árabes. Então, não existe uma raça no mundo que não tenha o sangue Ibérico, se você pegar o Sela Francesa, Quarto de Milha, qualquer outra raça, tem o cavalo Lusitano, um animal que veio desde o descobrimento do Brasil, pois foi doado ao Junqueira um cavalo, onde surgiu a raça Mangalarga no Brasil, que eles se tornaram uma marcha picada, cômoda para as cavalgadas.

O cavalo Lusitanos é um cavalo que tem 5 mil anos de história, é o animal que ajudou o homem a desbravar o mundo, e o que é especial é que o mercado americano por ser uma associação muito pequena praticamente consome 90% de toda a criação brasileira.

Equipe Portal Cavalus: Pensando em 2022, quais são as expectativas para a raça?

Ismael Gonçalves da Silva. Eu acredito que o cavalo Lusitano saiu de 42° dentro das raças do mundo e este ano (21) chegou em sexta melhor raça do mundo, foi um ano extraordinário. Tiremos grandes classificações olímpicas, vários índices olímpicos e tudo isso foi resultado de muito trabalho, dedicação e amor.

Este ano nós batemos um recorde em adesão de novos associados, com 29 novos associados. Este é um número muito efetivo, se você olhar para os anos passados 2019 e 2020, tivemos apenas 5 novos associados em cada ano.

Equipe Portal Cavalus: A que se deve este crescimento?

Ismael Gonçalves da Silva. Este crescimento se deve a muito trabalho, atenção aos sócios, honestidade, seriedade, uma boa administração, não honerando e sim facilitando a vida do criador, não criando burocracias, oferecendo uma assessoria, uma assistência que é o papel de qualquer associação. Associação é um conjunto de pessoas com o mesmo ideal, então, é este o caminho que nós temos que seguir, dando atenção, promovendo grandes festas, recebendo eles nas exposições e mostrando que isso é a casa deles, eles precisam sentir em uma exposição que o espaço é a casa deles, não é privilegiar alguns e menosprezar outros, quem comanda qualquer associação do mundo é a base da pirâmide, não é o topo! Sem a base não existe o topo! Essa é a minha filosofia. Estou caminhando para 10 anos como presidente. Nós pegamos a associação bastante deficiente, e hoje chegamos a um patamar que ela deveria estar a muito tempo.  

Por: Camila Pedroso

Fotos: Divulgação

Mais notícias no portal Cavalus

WordPress Ads
WordPress Ads