Quarto de Milha

Abril Laranja: saiba mais sobre o mês de reforço à proteção aos animais

Publicado

⠀em

A ABQM fortalece a causa com apoio e orientações que garantem o bem-estar animal

Sem dúvidas, você conhece aquelas campanhas que utilizam cores de acordo com o mês do ano. Por exemplo, o ‘Outubro Rosa’, mês dedicado à conscientização sobre o câncer de mama, e o ‘Novembro Azul’, sobre o combate ao câncer de próstata são as mais conhecidas.

Neste mesmo sentido, o mês de abril é especialmente dedicado à prevenção aos maus tratos contra os animais. A campanha ‘Abril Laranja’, que tem como símbolo o laço na cor laranja, é uma iniciativa da Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra os Animais (ASPCA), abraçada por outras entidades em todo o mundo.

Iniciativas como essa vêm ao encontro das ações preconizadas e promovidas pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), no que tange o respeito aos animais, por isso, a Associação apoia e fortalece esta causa. Com tudo, além das ações prioritárias de boas práticas e Bem-Estar Animal, constantemente, realizadas e difundidas pela instituição, vale aqui contribuir com o ‘Abril Laranja’, através da informação e conscientização.

Por que a cor laranja e o mês de abril? O laranja é a cor da ASPCA e o mês de abril remete-se à data de sua fundação, no ano de 1866 do respectivo mês.

Lei de Crimes Ambientais

No Brasil, o uso de violência contra animais se tornou crime em de 12 de fevereiro de 1998, com a publicação da Lei Federal 9.605/98, sobre crimes ambientais.

“Art. 32. Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos:

Pena – detenção, de três meses a um ano, e multa.

§ 1º Incorre nas mesmas penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos.

§ 2º A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal.

Como reforçar a proteção aos animais?

Existem diversas maneiras de proteger os animais, veja abaixo alguns exemplos do que você pode fazer.

Cuide bem do seu animal: Estabeleça boas práticas de manejo, garanta estruturas e acomodações ideais e proporcione momentos relaxantes;

Procure acompanhamento técnico: Tenha sempre a assistência de profissionais que irão garantir a sanidade, saúde clínica, nutrição e bem-estar do seu animal. Médicos veterinários, zootecnistas e agrônomos são indispensáveis para que isso seja possível;

Conheça os ‘cinco domínios’ dos animais: É possível melhorar nossa percepção e relação com os animais através de seus ‘cinco domínios’, sendo eles nutrição, ambiente, saúde, comportamento e estado mental. Dessa forma, podendo contribuir da melhor maneira para garantir estas propriedades.

Dissemine conhecimento: Comente com seus familiares, amigos e pessoas próximas sobre a importância de garantir a proteção aos animais, para que mais pessoas se conscientizem;

Tenha consciência: Os animais possuem grandes exigências que demandam dedicação e cuidados diários. Por isso, nunca esqueça que eles dependem, exclusivamente, de você como tutor.

Fonte: Departamento de Bem-Estar Animal e Sustentabilidade ABQM
Crédito da foto: Divulgação/ABQM

Veja mais notícias sobre o cavalo Quarto de Milha no portal Cavalus

Quarto de Milha

Chega ao fim a grande festa do Cavalo Quarto de Milha

45º Nacional do Quarto de Milha reuniu apaixonados pela raça dos quatro cantos do país, congregando familiares, amigos e entusiastas em prol do cavalo

Publicado

⠀em

Mais uma edição do Campeonato Nacional do Cavalo Quarto de Milha chega ao fim e marca a história da raça no Brasil. A 45ª edição de um dos maiores e mais importantes campeonatos da raça reuniu competidores de norte ao sul do Brasil, que não mediram esforços para prestigiar essa grande festa.

Mais de 1,6 mil atletas quartistas entraram nas pistas das Arenas Vetnil, RAM e Guabi para disputar uma das 18 modalidades esportivas que este animal tão versátil participa. Todos em busca de uma fatia da premiação inédita de R$ 3 milhões.

Durante os doze dias de competições (13 a 24 de julho), o público que esteve presente no Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado, em Araçatuba (SP) pode acompanhar provas das modalidades de Apartação, Breakaway Roping, Cinco Tambores, Conformação, Laço Cabeça, Laço em Dupla, Laço Individual, Laço Individual Técnico, Laço Pé, Maneabilidade e Velocidade, Performance Halter, Ranch Sorting, Rédeas, Seis Balizas, Team Penning, Três Tambores, Western Pleasure e Working Cow Horse.

“Estamos muito felizes em ver os competidores participando de Norte à Sul do país. É a força da tradição e da família quartista”, enfatiza Jonatas Dantas, vice-presidente da ABQM e vice-presidente da Associação Brasileira da Vaquejada (ABVAQ).

Dentre as modalidades, as que registraram o maior crescimento no número de iscritos em relação a edição passada foram: Working Cow Horse (112,90%), Performance Halter (46,51%), Team Penning (31,93%), Laço Pé (25%), Seis Balizas (23,12%) e Breaking Roping (19,78%).

Chega ao fim a grande festa do Cavalo Quarto de Milha
Seis Balizas contou com um crescimento de 23,12% no número de inscritos

Premiação recorde

Nesta edição, a modalidade de Três Tambores ofereceu R$ 1 milhão em prêmios, valor recorde na história da ABQM e que representa um crescimento de 11%, em relação a competição do ano passado.

Rédeas também teve crescimento de 86% no valor da premiação, seguida pelo Laço Individual Técnico com 42% e Working Cow Horse com 24%.

Nacional
Rédeas teve crescimento de 86% no valor da premiação

Destaques do Nacional

Na modalidade de Working Cow Horse, que contou com quase 90 competidores, Equicenter Country (Country Dun It x Esplendida Bay) e Henrique Paccola Ribeiro foram o grande destaque. O conjunto atingiu a nota 435,5 ABQM, na categoria Aberta Sênior Castrado.

No Western Pleasure, o grande destaque foi para o conjunto Texas Bill Face (Pale Face Olena x Pretty Moola) e Jorge Rubens Machado. Eles venceram nada menos que duas categorias: Aberta Sênior (ABQM/ AQHA) e Aberta Sênior Castrado (ABQM).

Chega ao fim a grande festa do Cavalo Quarto de Milha
Texas Bill Face (Pale Face Olena x Pretty Moola) e Jorge Rubens Machado

Na modalidade de Cinco Tambores, o conjunto formado por Tiny Leo Doc HSC (Shady Beaver HSC x Djibouti Kirongozi) e o competidor e proprietário João Gonzalez Filho, venceu em quatro categorias: Amador – Master; Amador – Master – Castrado; Amador – Master – B e Amador – Master – B – Castrado.

Já no Laço Pé, a emoção tomou conta da pista, em uma apresentação surpreendente do conjunto campeão Shinning Beaver MA (Steps Little Spark x Beaverlena) e o cavaleiro Rafael Côrrea Paoliello – o “Chifrinho”. Em uma passada histórica que surpreendeu a todos, eles conquistaram a nota 229,5 (ABQM), levando o título de campeões da categoria Aberta Sênior.

Na modalidade de Rédeas, com a nota 221 (ABQM), Baby Voodoo Gun (Shiners Voodoo Dr x Whizgun) e o competidor Douglas Noveti de Oliveira foram o destaque na categoria Aberta Júnior.

Já com a nota 71,5, o destaque AQHA da Rédeas ficou com o conjunto Fiat Best Chex (Best Chex This Out x Hope Question) e o cavaleiro Wellington Jesus Teixeira.

Nas Seis Balizas, o conjunto mais rápido foi Lamborgini Beaver 3D (Angolano Beaver CV x SS Paloma KRB) e o competidor Nehemias Lima dos Santos Filho. Eles correram na categoria Aberta Castrado do GP ABQM, e bateram o tempo de 19s764.

Já na modalidade de Maneabilidade e Velocidade, o conjunto Forth Smart Jac FN (Smart Lil Twist PC x Kali Nurse) e João Mirim Gonzalez, garantiu o menor tempo, 53s966, nas categorias Aberta e Aberta Castrado, conquistando os dois títulos.

Chega ao fim a grande festa do Cavalo Quarto de Milha
Forth Smart Jac FN (Smart Lil Twist PC x Kali Nurse) e João Mirim Gonzalez

O destaque do Laço em Dupla ficou com os conjuntos Extase Pop Bee (Popular Resortfigure x Lisa Bee Dee) e Marcelo Rizzi da Silva, ao lado de George Fiesta G1 (Frenchmans Guy x Royally Fiesta) e Fabrício Henriques Neves. Com o tempo de 5s500, a dupla venceu na categoria Aberta Livre e fez a melhor marca da modalidade no Nacional.

Na Apartação, com nota 76 (ABQM), os conjuntos Cat N Cal Hot (Sports Hot x Cat N Cal Bar) e Antônio Sérgio de Araújo, e Niki Sixx (Metallic Cat x Lil Foxie Starlight) e Antônio Sérgio de Araújo Júnior, foram os destaques da Apartação, na categoria Aberta Sênior, do Nacional. Os cavaleiros são pai e filho e repetiram a dobradinha do Congresso Brasileiro, quando também foram destaques da modalidade.

No Breakaway, categoria Aberta Feminino (ABQM), Jet Pistol Mig (Highbrowlittlepistol X Easys Shining Star), com Gabriela Sávio Mazetto na sela, foram os grandes campeões.

Já nos Três Tambores, destaque para Veridiana Real e WRA Shady Packin que conquistaram o Tetracampeonato Nacional da raça Quarto de Milha, na categoria Paratambor.

Todos os campeões do 45º Campeonato Nacional da ABQM podem ser vistos no site da ABQM.

Incentivando o futuro do esporte

Visando incentivar o futuro do esporte, a ABQM realizou a tradicional Prova do Cavalete, que reúne as crianças para participar da modalidade de Laço em Dupla.

“As crianças se preparam para a disputa seguindo os passos dos pais que vêm participar da competição oficial. Nesse ano, eles mesmos organizaram tudo. Foram atrás das fivelas e pediram os brindes. Essa brincadeira começou há mais de 10 anos em Avaré, com o meu tio. Além de incentivar a prática dos esportes, traz toda a família pra estar junta”, diz Lívia Magno de Oliveira, expositora e uma das organizadoras da prova que também compete no Breakway Roping.

Outra ação que também se destacou no Nacional foram as mais de 100 crianças da Escola Municipal de Ensino Básico Profª Maria Adelaide Cardoso e da Casa Lar Caminho de Nazaré, que participaram de uma visita monitorada.

A ação social foi realizada pela ABQM, em parceria com a NBHA Brazil para apresentar de forma lúdica o universo do cavalo.

“Estamos presentes nos três principais eventos do calendário anual de provas da ABQM desenvolvendo essa atividade lúdica com as crianças para integrá-las ao universo do cavalo. As crianças são o futuro dos esportes da raça”, afirma Abelardo Peixoto, presidente da NBHA.

As crianças participaram de atividades recreativas e conheceram a história do cavalo Quarto de Milha em uma apresentação teatral com os mascotes “Tamboreco” e “Caracolito” – o primeiro cavalo da raça registrado na Associação Quartista.

Durante a visita monitorada, as crianças acompanharam provas da modalidade dos Três Tambores e tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre os Esportes Equestres da raça.

Os pequenos participaram ainda da prova do Tamborzinho promovida pela NBHA Brazil e se divertiram com a competição. Na disputa, que é uma adaptação da prova tradicional, um circuito com três tambores é montado e as crianças, em cavalinhos de pau, tiveram que percorrer o trajeto no menor tempo.

E assim se encerrou o 45º Campeonato Nacional do Cavalo Quarto de Milha, uma grande festa que congrega familiares e amigos em prol do amor pelo cavalo.

Por: Camila Pedroso

Fotos: ABQM

Fonte: ABQM

Mais notícias no portal Cavalus

Continue lendo

Quarto de Milha

Vencer o Nacional é um sonho almejado por todos os atletas

Matheus Palma Figueiredo e Katy Gun Cielo atingiram este objetivo e se tornaram campeões do Laço Individual Técnico, categoria Amador Principiante

Publicado

⠀em

A conquista de uma competição tão importante quando o Nacional representa para muitos atletas a realização de um sonho. E este tão almejado objetivo se torna o mote de todo um trabalho desenvolvido ao longo do ano, com a rotina de treinamentos.

Na modalidade de Laço Individual Técnico, categoria Amador Principiante, Matheus Palma Figueiredo e Katy Gun Cielo (Peeko Del Cielo X Lady Gaga Gun), animal de sua propriedade, conquistaram o tão almejado sonho e com a nota 222 se tornaram os campeões.

“Ganhar o tão sonhado título Nacional após anos tentando é sem explicação”, comemorou emocionado o atleta.

As provas de Laço Individual ocorreram na Arena RAM. Além da categoria Amador Principiante, a Amador, Amador Light, Amador Master A, Amador Master B, Jovem e Jovem Principiante foram realizadas.

Já na Arena Guabi, a modalidade de Ranch Sorting garantiu as emoções. A Arena recebeu as categorias Aberta Júnior, Aberta Sênior, Pré Futurity, Profissional Light e Feminino.

Na categoria Feminina, Luciana Delisposte Soldi montando Baratinha Blue SLB e Ana Claudia Zanotto Barcelos Gouvêa, montando Westwind Zion Smart foram as grandes campeãs com a nota 39,396/10.

Finalizando as provas do dia, na Arena Vetnil, a modalidade de Três Tambores continua com as categorias Aberta Castrado e Profissional Light, Amador Light, Amador Master A e Feminino Teste Horse*.

Júnior Vinícius dos Santos Venâncio montando Gold Victory FNSL (Victory Fly VM X VF Gold By Design) foram os grandes campeões da categoria Profissional Light. O conjunto cruzou a pista com o tempo de 16s697.

A lista completa com todos os campeões pode ser acessada no site da ABQM.

Faltam apenas três dias para finalizar o Nacional

O 45º Campeonato Nacional está chegando ao fim e nesta sexta-feira será a vez das modalidades de Três Tambores, na Arena Vetnil; Laço Individual, na arena RAM e Ranch Sorting na Arena Guabi.

A noite, será a vez do penúltimo leilão do Nacional. Às 19h, a Fazenda Caruana e Convidados realizam seu tradicional arremate, promovido pela WV Leilões.

O catálogo completo pode ser acessado no site da WV Leilões.

Por: Camila Pedroso

Fotos: Arquivo

Mais notícias no portal Cavalus

Continue lendo

Quarto de Milha

ABQM realiza últimas finais da Apartação no Campeonato Nacional da raça

Arena RAM recebeu as últimas finais da modalidade. Na Arena RAM, estreia do Laço Individual Técnico e na Arena Vetnil, continuam as provas de Três Tambores

Publicado

⠀em

Apartação Nacional

A modalidade de Apartação finalizou suas atividades no 45º Nacional do Cavalo Quarto de Milha nesta quarta-feira (20), com a realização das finais das categorias Aberta Sênior, Profissional Light e Pré Futurity, todas realizadas na Arena Guabi.

Na categoria Profissional Light, Leandro dos Santos de Santana e Flickaretta Flash foram os grandes campeões, seguidos por Zenilson antonio de Souza montando Cat Yellow Pistol e Lucas Camilo Santoval de Oliveira montando Hellcatt.

Arena RAM

A modalidade de Laço Individual Técnico fez a sua estreia no 45º Nacional. A Arena RAM recebeu as classificatórias e finais da modalidade, nas categorias Classificatórias e Finais Aberta Júnior, Aberta Sênior, Pré Futurity, Aberta Castrado e Profissional Light.

Na categoria Aberta Junior, dos 26 conjuntos inscritos, Kenny Cunha e VPJ Blacked Out POP (Popular Resortfigure X Blacked Out Cadillac) foram os grandes campeões com 222,50, seguidos por José Gonçalves Rezende Netto, montando Prada Makin Pop GSA (Popular Resortfigure X Miss Makin Lil JÁ) e Mário Dias Moreira Francisco, montando Blu Green MDP (Blu Spark X Starlight Green MDP).

Três Tambores na Nacional

A modalidade de Três Tambores continua agitando a Arena Vetnil. Nesta quarta foi a vez das finais das categorias Aberta Júnior e Aberta Sênior, e classificatórias das categorias Aberta Castrado e Profissional Light.

Lucas Leonardo da Costa Lança, montando Blood Monney 5T cruzou a pista em 16s727, conquistando o primeiro lugar na categoria Aberta Junior.

O conjunto foi seguido por Gilson Borges dos Reis, montando Vividy Zorrero (El Shady Zorrero X Vivid Apollo) e Sidnei Jr. montando WV Crown Slick (Slick By Design X BF Crown Sterling).

A lista completa com todos os campeões pode ser vista no site da ABQM.

Está acabando…

Faltam apenas quatro dias para o término no Nacional e nesta quinta (21) será a vez das modalidades de Três Tambores, categorias Aberta Castrado, Profissional Light, Amador Light, Amador Master A e Feminino, todas disputadas na Arena Vetnil; Laço Individual Técnico, nas categorias Amador, Amador Light, Amador Master A, Amador Master B, Amador Principiante, Jovem e Jovem Principiante, todas na Arena RAM e na Arena Guabi será a estreia do Ranch Sorting, na categoria Aberta Júnior, Aberta Sênior, Pré Futurity, Profissional Light e Feminino.

A noite será a vez do 23º Leilão Haras WV e Convidados, promovido pela WV Leilões.

Acompanhe cada detalhe do Nacional aqui, no portal Cavalus!

Por: Camila Pedroso

Fotos: Arquivo /GV – Gerson Vergas Fotografia

Mais notícias no portal Cavalus

Continue lendo

Quarto de Milha

Finais da Apartação movimentam o 45º Nacional do Quarto de Milha

A Arena Guabi recebeu a final da categoria Aberta Junior, com o conjunto Vinícius Washington Tozzi e Chickcrat como grandes campeões do Nacional

Publicado

⠀em

Apartação no Nacional

No sétimo dia do 45º Nacional do Cavalo Quarto de Milha foi a vez da Apartação brilhar, com as finais da categoria Aberta Junior, realizado na Arena Guabi.

37 conjuntos entraram na pista em busca do título, que foi conquistado por Vinícius Washington Tozzi e Chickcrat (Sportin Aristocrat X WRS Cat San Chick), de propriedade de Renato Eugênio de Rezende Barbosa. O conjunto conquistou a nota 73.

O conjunto foi seguido por Antonio Sergio de Araújo montando A Cooltallic e Juan Carlos Perez Martinez e Comenack Kidl.

Já na Arena RAM, as provas de Laço em Dupla garantiram a emoção do público no Nacional. Foram realizadas as classificatória e finais das categorias Profissional Light, Amador, Amador Light, Amador Master A, Amador Master B, Amador Principiante, Jovem e Jovem Principiante.

Na categoria Amador Light, Wilson Vitório Dosso Junior, montando Mellody Pep Doc Roma e Marco Aurélio Criscione, montando XR Barbaro Chex foram os grandes campeões com a nota 7,945.

O conjunto foi seguido por Thiago Rodrigues da Cunha Vilela, montando Play N Pepto e Gustavo Valdecir Polizelli montando Sage Drift Gup.  Terceiro lugar ficou com Jorge Cury montando Catui Startruck e Otávio Brentan Figueiredo Ferraz montando Jeitosa Ken Pep.

A Arena Vetnil, que recebe a modalidade de Três Tambores, realizou o Test Horse e as finais do GP ABQM e Pré Futurity.

No GP ABQM, vitória para Lucas Leonardo da Costa Lança, montando Pocolena Red 5T (Designer Red X Poco Buena Lena DV) finalizou a corrida com o tempo de 16s432.

Vinícius Fraga Morais e Invicta Ta Victory (Victory Fly VM X Miss Lady Fame IMP) terminaram em segundo lugar, seguidos por Rodrigo Fernandes de Oliveira e Emily Ta Fame (MR Ta Fame X Takin On The Doll).

A lista completa dos campeões pode ser acessada no site da ABQM.

E o Nacional continua…

Nesta quarta, a Arena Guabi continua com as finais da Apartação, categoria Aberta Sênior, Profissional Light e Pré Futurity.

Na Arena RAM será a estreia do Laço Individual Técnico, com as classificatórias e finais das categorias Aberta Júnior, Aberta Sênior, Pré Futurity, Aberta Castrado e Profissional Light.

Finalizando, na Arena Vetnil, a modalidade de Três Tambores continua, com as categorias Aberta Júnior e Aberta Sênior, além das classificatórias da Aberta Castrado e Profissional Light Teste Horse.

Leilões do Nacional

Hoje (20) será a vez do 9º Leilão JBF & Turato, a partir das 19h, com transmissão ao vivo pela IPrime TV.

O pregão reunirá uma seleção ímpar dos criatórios JBF Ranch e Haras Turato, com os melhores animais dos criatórios.

O catálogo completo pode ser acessado pelo site da WV Leilões.

Acompanhe diariamente todas as emoções do Nacional aqui no Portal Cavalus.

Por: Camila Pedroso

Fotos: Arquivo /GV – Gerson Vergas Fotografia

Mais notícias no portal Cavalus

Continue lendo

Quarto de Milha

Emoção e boas laçadas marcam o sexto dia do Nacional do Cavalo Quarto de Milha

Público lotou a Arena RAM e vibrou com as laçadas dos conjuntos do Laço em Dupla e Laço Pé

Publicado

⠀em

Emoção e boa laçadas marcam o sexto dia do Nacional do Cavalo Quarto de Milha

A emoção tomou conta da Arena RAM da Nacional nesta segunda-feira (18) nas finais da modalidade de Laço em Dupla, categoria Aberta. O público lotou a arquibancada e vibrou a cada laçada dos competidores que mostraram um verdadeiro show na pista.

A categoria teve recorde de inscrições e reuniu conjuntos muito técnicos e com excelente qualidade, apontando o evolução da modalidade.

O público foi ao delírio quando a dupla Marcelo Rizzi da Silva, montando Extase Pop Bee (Popular Resortfigure X Lisa Bee Dee) e Fabrício Henrique Neves, montando George Fiesta G1 terminaram suas laçadas com brilhantismo. O público já sabia que a dupla seria a grande campeã da categoria no Nacional.

Neves vibrou com a conquista, visto a qualidade das outras duplas que estavam competindo na modalidade. Já Silva enfatizou a dificuldade enfrentada, visto a quantidade de inscritos, e a qualidade da boiada.

A Arena RAM recebeu ainda a modalidade de Laço Pé, classificatória e finais das categorias Amador, Amador Light, Amador Master A, Master B, Amador Principiante, Jovem até 13 anos, Jovem 14 a 18 anos e Jovem Principiante.

Na categoria Light, Zenilton de Jesus foi o grande campeão. Montando Road Dust Baie (Gold Card Whiz X Miss Ken Gay Hickory), o competidor alcançou a nota máxima na competição 229.

Jesus comemorou a vitória, frisando a qualidade o trabalho que vem desenvolvendo em seu cavalo, que não voltou para a casa depois do Congresso. Permaneceu em treinamento na cidade de Araçatuba devido à distância.

Arenas Guabi e Vetnil

A emoção também tomou conta da Arena Guabi com as finais da modalidade de Apartação, categoria Amador Master A e Amador Principiante, além das classificatórias da categoria Aberta Júnior.

Na categoria Jovem 18 anos ou menos, Jamil Buchalla Neto, montando Kitty Cat Mil (Spooky And Smart X Coontail Cat) foi o grande campeão da categoria com a note 73.

Norberto Soares Leite montando Niki Sixx foram os campeões da categoria Amador Sênior com a nota 75.

Finalizando, na categoria Amador Junior, novamente Norberto Soares Leite, desta vez montando Lenas Acre conquistaram o título com a nota 74.

Já na Arena Vetnil rolaram os Test Horse na modalidade de Três Tambores nas categorias Aberta Júnior e Aberta Sênior.

Nacional continua com Laço em Dupla, Três Tambores e Apartação

E a emoção continua nesta terça-feira no Nacional, com a modalidade de Três Tambores, finais do GP ABQM e Pré Futurity, na Arena Vetnil; Laço em Dupla com as classificatória e finais nas categorias Profissional Light, Amador, Amador Light, Amador Master A, Amador Master B, Amador Principiante, Jovem e Jovem Principiante, todos na Arena RAM e Apartação, com as finais nas categorias Aberta Júnior e classificatórias na categoria Aberta Sênior e Profissional Light.

Leilões na Nacional

A noite será a vez do 16° Leilão Parceiros de Raça & Convidados, na Nacional do Quarto de Milha. Promovido pela Criar Leilões e transmitido ao vivo pela TV Criar, ZRTV e Remate Web.

Para mais informações acesse: www.criarleiloes.com.br e ainda siga a mídias @leilaoparceirosderaca.

Por: Camila Pedroso

Colaboração Heloisa Alves

Fotos e vídeos: Heloísa Alves/ ABQM

Mais notícias no portal Cavalus

Continue lendo

Quarto de Milha

Censo das provas de Laço no 45º Campeonato Nacional da ABQM

Luciano Rodrigues, cavaleiro e pesquisador realizou uma pesquisa sobre o cenário das modalidades de Laço no Nacional

Publicado

⠀em

Censo das provas de Laço no 45º Campeonato Nacional da ABQM

Continuando com as análises do 45º Campeonato Nacional do Quarto de Milha, que está acontecendo na cidade Araçatuba/SP, traremos os dados da Lista de Entrada nas modalidades de Laço Cabeça, Laço Pé e Laço em Dupla.

Metodologia

Para esta estatística, foram utilizados a lista de inscrições divulgadas pelo site da ABQM na página do 45º Campeonato Nacional ABQM. Os dados em PDF foram transformados em arquivo Excel, na qual, podem ser analisados pelas seguintes categorias: animal, cavaleiro(a), filiação (reprodutor e reprodutora), criador, proprietário, Cidade e Estado.

Para a base de dados não foram filtrados nomes duplicados, como o caso do Rafael Correa Paoliello que aparece 43 vezes na lista, o que pretendemos é analisar sobre o número de inscrições, não importando se há animais ou cavaleiros(as) que correrão mais de uma vez.

Ao todo foram 1.894 inscrições nas modalidades de Laço Cabeça, Laço Pé e Laço em Dupla, nas categorias aberta e amador, não está sendo utilizado os dados da AQHA, Future Cash e Superstake.

Cavaleiros

Ao todo são 283 laçadores, entre profissionais e amadores, destes, Rafael Paoliello lidera com 43 inscrições, seguido de Marcelo Rizzi da Silva com 27 inscrições e Teobaldo Marquez Gouveia com 26 inscrições.

Animal

Passarão pela pista de Araçatuba 641 animais, entre cavalos e éguas. Rena Jay Doc SWR é o animal com maior número de inscrições, contabilizados 13 inscrições. Seguido de Marsala Boonsmal, Replay Times EK e So Much Wimpys, todos com 12 inscrições.

Destaque aqui para o Haras Two Brothers que, assim como no tambor, também investe nos animais de laço, é o caso com Replay Times EK e So Much Wimpys.

Reprodutor e Reprodutora

Ao todo são 282 reprodutores e 564 reprodutoras. Neste ano, Popular Resortfigure tem 66 inscrições, seguido de Real Gun com 62 inscrições e de Shady King Times EK com 56 inscrições.

Nas reprodutoras, Anita Chex desponta com 26 inscrições, seguido de Sparkling Jackie com 25 inscrições e de Lisa Bee Dee com 24 inscrições.

Criador

Ao todo são 355 criadores, destes, Eduardo Kucinski, do Haras Two Brothers, é o criatório com o maior número de inscrições, ao todo são 60 inscrições. Seguido de Geraldo Alves Ferreira Filho, do Haras Fazenda Mosquito, com 44 inscrições e de Marcus Vinicius Orefice, o “Marcão Alegria”, do MVO Horse Business, com 43 inscrições.

Proprietário

“Marcão Alegria”, Marcus Vinicius Orefice, do MVO Horse Business, possui o maior número de inscrições como proprietário, ao todo são 68 inscrições. Em segundo Haras Two Brothers, com Eduardo Kucinski, com 42 inscrições, em terceiro Teobaldo Marques Gouveia com 40 inscrições em seu nome como proprietário.

Vale enfatizar que não significa que foram inscrições com animais diferentes, o proprietário pode ter feito, e foi o que aconteceu, várias inscrições com o mesmo animal, em diferentes categorias e modalidades.

Cidade/Estado

As modalidades de laço contam com representantes de 8 Estados, pode parecer pouco, porém, nestas modalidade não vejo como um cuidado que a ABQM deve tomar perante os poucos adeptos nas modalidades, pois aqui entra questão cultural. Se o esporte é uma representação das atividades práticas, históricas e culturais, devemos entender que a pecuária brasileira é realizada por esses fatores sócio-culturais.

Se nestes 8 Estados o trabalho com o gado é feita com o laço, isso não significa que somente estes Estados usam essa ferramenta, se o Nordeste não é representado, temos que averiguar suas formas de fazer, lá a forma de fazer é a vaquejada, como eles iriam rodar um laço em meio a caatinga?

O mesmo pode ser notado nos estados do Sul, onde a prática que foi desenvolvida é a do Laço Comprido, um laço mais longo para as longas extensões de terra (pampas) onde o gado ganha rumo. Esta cultura do laço comprido sai dos pampas, através dos colonizados, sobem para o Centro-Oeste até chegar no Norte, um dos motivos das provas da ABQM de Laço Comprido ser realizada no Parque do Peão em Campo Grande/MS.

Quanto as cidades, o mesmo cuidado temos que ter quando apresentado nos três tambores. Os números apresentados não significam que se tem vários competidores no município, como a situação e Araçatuba com 76 inscrições de competidores deste município. Destes 76 inscrições, 43 inscrições é só do Rafael Paoliello que representa Araçatuba.

Todavia, estes números são como indicadores de incentivo a raça do Quarto de Milha, mesmo que haja fatores culturais envolvidos na prática, não significa que a modalidade não possa ter maiores estímulos e o surgimento de novos laçadores, principalmente, no incentivo das categorias jovem.

Fonte: www.abqm.com.br

Colaboração: Luciano Ferreira Rodrigues Filho

Cavaleiro e Pesquisador | Haras Dom Herculano

Foto Gráficos: Divulgação

Mais notícias no portal Cavalus

Continue lendo

Quarto de Milha

Governador de São Paulo visita o Nacional do Quarto de Milha

Rodrigo Garcia participou da cerimônia de premiação dos campeões da modalidade de Laço Pé. Além da visita, a estreia das três arenas marcou o Nacional neste final de semana

Publicado

⠀em

Governador de São Paulo visita o Nacional do Quarto de Milha

Dando sequência as atividades do 45º Campeonato Nacional do Quarto de Milha, neste final de semana (16 e 17/07) as três arenas do Recinto Clibas de Almeida Prado, em Araçatuba, concluíram suas inaugurações.

A Arena Vetnil recebeu no sábado (15) as provas de Maneabilidade e Velocidade, nas categorias Aberta, Amador, Amador Master A, Amador Principiante, Amador Master B, Jovem e Jovem Principiante.

Ainda no sábado, a Arena recebeu também a modalidade de Seis Balizas, nas categorias Teste Horse e Aberta, e Teste Horse de Três Tambores.

Já a Arena Ram recebeu as provas de Laço Pé, nas categorias Aberta Júnior, Aberta Sênior, Aberta Castrado, Profissional Light e Pré Futurity.

E na Arena Guabi, o grande destaque foi a estreia da Apartação, nas categorias Amador Junior e Amador Sênior.

Grandes campeões do sábado no Nacional

Na modalidade de Laço Cabeça, categoria Aberta Junior (ABQM nota 226,000 / AQHA nota 76,5), Rafael Correa Paoliello montando Nanni Shoot HS (Shine N Shoot X Lenas Lectric Spark), de propriedade de Thiago Dallapícula Gama e criação de Jefferson Butti Abbud foram os grandes campeões.

Já na categoria Aberta Senior, (ABQM nota 225 / AQHA nota 74,5), Rafael Correa Paoliello, montando Shinning Candy Ma (Shinning Beaver Ma X Miss Candy Badger Ma), de propriedade de NSA Farm Agro Pecuaria LTDA – EPP e criação de Marcello Carlos André Gros, foram os campeões.

Visita ilustre na Nacional

Ainda no sábado, o governador de São Paulo Rodrigo Garcia (PSDB) esteve em Araçatuba para prestigiar o Nacional. Fizeram parte da comitiva do governador o vice-presidente da ABQM, Jamil Buchalla e o superintendente-geral da Associação, Manuel Rossitto.

Durante a visita, o governador participou da cerimônia de premiação com entrega de troféus aos campeões da modalidade Laço Pé. Rodrigo Garcia mostrou habilidade na Arena RAM e chegou a montar no cavalo de um competidor para uma breve demonstração hípica. 

O governador ainda passou pelo estande do Grupo Cavalus para conhecer a nossa equipe e conversar sobre o futuro da raça.

Domingo na Nacional

No domingo (17), a Arena Vetnil recebeu as provas de Cinco Tambores, nas categorias Finais Aberta, Amador, Amador Master A, Amador Principiante, Amador Master B, Jovem e Jovem Principiante; Seis Balizas, nas categorias Teste Horse Amador, Amador, Amador Light, Amador Master A, Amador Principiante, Jovem A, Jovem B, Jovem C, Jovem Principiante Mirim, Infantil, Principiante B, Principiante C e Amador Master; além de Três Tambores com Teste Horse.

Na Arena Ram, foi a vez das provas de Laço Cabeça, na categoria Amador, Amador Light, Amador Master A, Master B, Amador Principiante, Jovem até 13 anos, Jovem 14 a 18 anos e Jovem Principiante.

Já a Arena Guabi recebeu a modalidade de Apartação, com as finais da categorias Amador Júnior e Amador Sênior e as classificatórias das categorias Jovem, Jovem Principiante, Amador Master A e Amador Master B.

A lista completa com todos os grandes campeões de sábado e domingo pode ser conferida no site da ABQM.

Por: Camila Pedroso

Fotos: ABQM

Mais notícias no portal Cavalus

Continue lendo

Quarto de Milha

Família Agae se despede de Sr. Henrique Herweg

Grande nome da história do Quarto de Milha no Brasil, Sr. Henrique foi o fundador do haras que hoje é classificado como o terceiro mais pontuado da ABQM

Publicado

⠀em

Família Agae se despede de Sr. Henrique Herweg

A família Agae se despede hoje (18/07) de seu grande patriarca, Heinrich Adolf Hans Herweg, mais conhecido como Sr. Henrique Herweg. As causas da morte não foram divulgadas. O sepultamento ocorrerá na tarde desta segunda-feira, no Cemitério da Paz, no Morumbi, em São Paulo (SP).

Sr. Henrique possui uma grande importância na história da cidade de Bauru (SP) e do Quarto de Milha no Brasil. Sua criação foi iniciada em 1982, quando ele adquiriu matrizes conceituadas, oriundas do King Ranch Brasil (El Zorrero, Dan’s Boy Skippy e Três Barzinhos), além de outros importados (Red Bar Howard, Príncipe Rojo, Double Bull, etc.). Animais de linhagem de Trabalho e Corrida, que participavam de provas de Conformação.

Assim como todos os criatórios que profissionalizam suas ações em virtude da participação de filhos e netos em provas, com o Haras Agae não foi diferente. Guido Herweg, filho do Sr. Henrique, deu continuidade aos trabalhos de seu pai ao lado de sua esposa, Helena.

Como o Guido era agrônomo e desenvolvia suas ações na fazenda, Helena matriculou os filhos Alexandre, Martha e Christian em uma escolinha de Tambor e Baliza. Instantaneamente, nasceu o amor deles pelo esporte e pelos cavalos.

Hoje, 35 anos depois, o nome deles como competidores se destaca em provas nas modalidades de Três Tambores, Seis Balizas, Team Penning e Ranch Sorting. A criação também, com o sufixo Agae, se destaca em diversas modalidades.

Ao longo dos anos de criação, cerca de 120 matrizes foram selecionadas, tendo como principais garanhões Revenue’s Rebel (Lad’s Image), Sundance Kid (Zanador) e o lendário Rodopio SKR (Três Barzinho), que sozinho produziu mais de 350 produtos, destacando-se pelas matrizes, que são hoje a base da “grife” Agae, conhecida pela sua beleza, força, habilidade e docilidade.

Relevância do Haras Agae

O Haras Agae hoje é um dos grandes fomentadores do cavalo Quarto de Milha e das suas modalidades esportivas. A família possui ainda um grande papel na história do Núcleo Bauruense do Cavalo Quarto de Milha (NBQM), um dos mais tradicionais até hoje, atuando por diversas vezes na diretoria da entidade.

São 35 anos de história na criação e seleção, que resultou nos melhores cavalos Quarto de Milha de competição em Trabalho, transformando o haras no terceiro mais pontuado da ABQM.

Nós, do Grupo Cavalus Comunicação, lamentamos a perda deste grande nome do Quarto de Milha no Brasil. Nossos sinceros sentimentos de pesar à família e amigos do Haras Agae.

Por: Camila Pedroso

Colaboração: Luciana Omena

Fotos: Arquivo

Mais notícias no portal Cavalus

Continue lendo

Quarto de Milha

Working Cow Horse, Western Pleasure e Rédeas marcaram o segundo dia do 45º Nacional

Arena Guabi e RAM iniciaram suas atividades, com provas em andamento até altas horas

Publicado

⠀em

Chegamos ao segundo dia de provas no 45º Campeonato Nacional do Quarto de Milha e desta vez, além da Arena Ram, as emoções também rolaram na Arena Guabi.

As emoções nas arenas do Parque de Exposições Clibas de Almeida Prado rolaram até altas horas, levando o público que assistia as modalidades à loucura.

A Arena Ram recebeu as finais da modalidade de Working Cow Horse, nas categorias Amador Júnior, Amador Sênior, Amador Master A, Amador Master B, Amador Principiante, Jovem e Jovem Principiante.

Na categoria Amador Senior e Castrado (ABQM nota 426,000 / AQHA nota 70,500/70,000), o conjunto Djalma Bezerra Neto e Spooky Safari (Spooky And Smart X Snowfall Hdn) foram os grandes campeões. O animal é de sua propriedade é criado por Orlando Rufo Gonzalez.

Já na categoria Amador Principiante (ABQM nota 420,5), Red Boonsmal SLB (Blue Boonsmal X Kodos Satin Ribbon), do competidor e proprietário Leandro Pascoal Massaro e criação de Luiz Manoel Tranquillini foram os grandes campeões.

Arena Guabi na Nacional

Nesta quinta também foi a inauguração da Arena Guabi, com as modalidades de Western Pleasure e Rédeas.

No Western Pleasure foram realizadas as categorias Aberta Júnior, Aberta Sênior, Amador, Amador Master A, Amador Principiante, Amador Master B, Jovem e Jovem Principiante.

Na categoria Amador Master B (ABQM), Kristina Pongracz da Luz montando Pazi Melodys Gunner (A Son Ofa Gunner X Darling Melodys), de criação e propriedade de Antônio Candido de Oliveira, foram os campeões.

Já na categoria Jovem Principiante – 18 anos ou menos (ABQM), Luiza Tomazella montando Galactic Tag (Whiz N Tag Chex X Chexalita), de propriedade e criação de André Tripoloni, conquistaram o primeiro lugar.

Rédeas na Nacional

A Arena Guabi ainda recebeu a modalidade de Rédeas, com as categorias Aberta Júnior, Aberta Sênior, Profissional Light e Pré Futurity.

Douglas Noveti de OliveiramontandoBaby Voodoo Gun (Shiners Voodoo Dr X Whizgun), de propriedade de Thomaz Luiz Cabral Menezes e criação de Ubere Agropecuaria Eireli, foram os campeões da categoria Aberta Junior (ABQM nota 221,000).

Na Aberta Senior (ABQM nota 217,000), Whiz A Machine Gun (Gunner Dun It Again X Whiz Mania), com João Felipe Andrade Carvalho Sampaio de Lacerda, de propriedade de Paulo Francisco Tripoloni e criação de André Tripoloni conquistaram o primeiro lugar.

Todos os campeões da Nacional do Cavalo Quarto de Milha podem ser acessados no site ABQM.

4º dia de Nacional

Sábado (16), será a estreia dos Três Tambores na Nacional, com Teste Drive, na Arena Vetnil. Na mesma arena, a modalidade de Seis Balizas também inicia suas atividades, com a modalidade de Teste Horse Aberta* GP ABQM, Pré Futurity e Aberta Castrado.

Na Arena RAM, será a estreia do Laço Cabeça, com as classificatórias e finais das categorias Aberta Júnior, Aberta Sênior, Aberta Castrado, Profissional Light e Pré Futurity.

Finalizando as provas do dia, na Arena Guabi, a modalidade de Rédeas realiza as finais das categorias Amador Júnior, Amador Sênior, Amador Master A, Amador Master B, Amador Principiante, Jovem e Jovem Principiante.

Você acompanha todas as notícias do 45º Nacional do Cavalo Quarto de Milha aqui, no Portal Cavalus.

Por: Camila Pedroso

Fotos: ABQM

Mais notícias no portal Cavalus

Continue lendo

Quarto de Milha

Working Cow Horse abre a Arena Ram no 45º Campeonato Nacional do Quarto de Milha

Etapa começou ontem, com a expectativa de receber 1,6 mil atletas disputando 18 modalidades

Publicado

⠀em

O 45º Campeonato Nacional do Quarto de Milha começou! Criadores, expositores e competidores de Norte a Sul do país já estão em Araçatuba (SP) para os 12 dias de competições.

O Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado receberá mais de 1,6 mil atletas quartistas que disputam em pista provas de 18 modalidades diferentes, em busca da premiação inédita de R$ 3 milhões.

E por falar em premiação, a modalidade de Três Tambores irá premiar os competidores com R$ 1 milhão, valor recorde na história da ABQM e que representa um crescimento de 11%, em relação a competição do ano passado.

Rédeas (86%), Laço Individual Técnico (42%) e Working Cow Horse (24%) também registraram crescimento em premiação, a maior em todas as edições.

Primeiro dia de provas na Nacional do Quarto de Milha

Quem abriu o recinto foram os atletas da modalidade de Working Cow Horse. Ao todo, 40 atletas se inscreveram para participar da modalidade, um crescimento de 112,90%.

Durante o dia de ontem, realizarm as categorias Aberta Júnior, Aberta Sênior e Pré Futurity, todas realizadas na Arena RAM.

E já tivemos campeões na Nacional do Quarto de Milha!

Na categoria Aberta Junior, (ABQM nota 428/ AQHA nota 70) e Aberta Junior – Castrado (ABQM nota 428) Hicorys Indian Lena (Hickorys Indian Jewl X Cat Lena Rl), com Henrique Paccola Ribeiro, foram os grandes campeões. O animal é de propriedade do Haras R3 Paint And Quarter Horses e criação de Laercio Junqueira Nogueira Júnior.

Na categoria Aberta Senior (ABQM nota 435,5/ AQHA nota 71/73) e Aberta Senior Castrado (ABQM nota 435,5), Henrique Paccola Ribeiro montando Equicenter Country (Country Dun It X Esplendida Bay), de propriedade do Haras R3 Paint and Quarter Horses e criação de Equicenter Clínica Veterinária da Castelo Ltda., foram os grandes campeões.

Finalizando a lista de campeões, na categoria Pré Futurity Aberta Livre (ABQM nota 430,000) e Pré Futurity Aberta Livre Castrado (ABQM nota 430,000),
Magic Storey Ln (Abrakadabracre X Wanda Rey), com Euripedes Rodrigues Gomes Júnior, foram os campeões. O animal é de propriedade Paulo Angelo de Morais e criação de Lineu Krahenbuhl Ferraz Neto.

Segundo dia de provas no Nacional do Quarto de Milha

Hoje, dando sequência as provas, a Arena RAM continuará com as provas de Working Cow Horse, com as finais das categorias Amador Júnior, Amador Sênior, Amador Master A, Amador Master B, Amador Principiante, Jovem e Jovem Principiante.

Já na Arena Guabi, serão realizadas as provas de Western Pleasure, nas categorias Aberta Júnior, Aberta Sênior, Amador, Amador Master A, Amador Principiante, Amador Master B, Jovem e Jovem Principiante.

Às 16h, a arena receberá a modalidade de Rédeas, nas categoria Aberta Júnior, Aberta Sênior, Profissional Light e Pré Futurity.

Acompanhe todas as novidades do 45º Campeonato Nacional da ABQM aqui no portal Cavalus.

Por: Camila Pedroso

Fonte e fotos: ABQM

Mais notícias no portal Cavalus

Continue lendo

Categorias

COPYRIGHT © 2021 CAVALUS. TODOS DIREITOS RESERVADOS
ESSE SITE É PROTEGIDO PELO GOOGLE RECAPTCHA
POLÍTICA DE PRIVACIDADE | TERMOS DE SERVIÇO