Quarto de Milha

Ações: Coordenação de jurados realizou palestras durante o 44º Potro do Futuro da ABQM

Palestras com jurados americanos têm como objetivo atualização em julgamentos e explicações de regras para treinadores e competidores

Publicado

⠀em

Coordenação de jurados realizou diversas ações durante o Potro do Futuro da ABQM

Além das provas em pista, o 44º Potro do Futuro, 16ª Copa dos Campeões e 9ª Derby de Conformação e Trabalho do Quarto de Milha foi marcado também por ações promovidas pela coordenação de jurados da ABQM. As palestras feitas tiveram como intuito atualizar o julgamento de provas de Rédeas, Working Cow Horse e Conformação e de explicar as regras do uso de equipamentos em provas de Velocidade da raça.

Ações

Nas ações voltadas aos jurados, o Potro do Futuro da ABQM recebeu dois jurados norte-americanos, reconhecidos mundialmente. Fernanda Costa, coordenadora de Jurados Oficiais da ABQM, aponta que trazer os dois principais jurados, responsáveis pelas regras que correm no mundo e nos Estados Unidos foi de grande dificuldade, mas foi algo que valeu a pena e que vai agregar muito no julgamento de provas da associação.

Wayne Halvorson é ex-presidente do Comitê de Cavaleiros Profissionais da AQHA, atual membro do Comitê de Juízes da AQHA e diretor-geral da organização americana do Quarto de Milha. Halvorson já foi Presidente da OQHA e serviu por 25 anos como Diretor da Oklahoma Quarter Horse Association. O jurado All Around é um dos maiores nomes da Conformação e um forte defensor do bem-estar animal.

Já Allen Mitchels é muito conhecido dos brasileiros, pois já vem ao país desde a década de 90 julgar provas da ABQM. Mitchels é uma das maiores referências mundiais da Rédeas, sendo um dos poucos instrutores certificados da modalidade. Mitchels é também ex-presidente da NRHA, da NSBA e do comitê de juízes da AQHA.

Ambos os jurados participaram de um workshop que foi destinado, exclusivamente para os juízes da ABQM. O intuito da mesa redonda foi para atualização do julgamento de provas de Rédeas, Working Cow Horse e Conformação.

Para a coordenadora de jurados, é a primeira vez que ela vê uma união entre os juízes, com um entrosamento, já que todos participaram de forma ativa da atualização, tirando as suas dúvidas, levando fatos das provas, para assim, conseguirem julgar com o mesmo nível dos Estados Unidos. “Estou feliz, porque cumpri meu papel. Fiz minha contribuição máxima para o Quarto de Milha”, destaca.

Allan Mitchels chegou a comentar que viu uma grande mudança desde a última vez que esteve no Brasil, em 2018. Para o americano, o sentimento durante o julgamento da prova de Rédeas foi como se ainda estivesse em Ohio, equiparando assim, a qualidade técnica dos julgamentos.

O padrão dos jurados de Laço também foi elogiado, estando no mesmo nível dos americanos. “Vocês subiram o nível dos treinadores, tropa e juízes estão iguais aos EUA, porque brasileiro laça em qualquer cavalo, mas hoje tem tropa à altura da capacidade dos laçadores. Evoluiu tudo, a indústria do cavalo cresceu”, destacou Mitchels.

Ao longo das competições oficiais da ABQM, vemos um aprimoramento, não só no corpo de jurados, mas também de esclarecimentos com relação às regras para os competidores e treinadores das diversas modalidades disputadas pelo Quarto de Milha, com diversas ações durante os eventos.

Dentre as ações, durante o mesmo evento foi realizada uma palestra, que apresentou aos treinadores e competidores quais são as regras para o uso de equipamentos nas provas de velocidade. De acordo com Fernanda costa, o objetivo da ação foi tirar as dúvidas de competidores e treinadores sobre quais tipos de equipamento são permitidos ou não nas provas equestres do Quarto de Milha, principalmente, em relação ao uso de freios e bridões.

No total, o Potro, Copa dos Campeões e Derby 2023, contou a participação de cerca de 30 jurados oficiais da raça. Para Fernanda, essas ações tiveram a oportunidade única de ter o conhecimento dos dois norte-americanos compartilhados com os jurados brasileiros do Quarto de Milha.

Por Heloisa Alves/Portal Cavalus (com informações da ABQM)
Fotos: Divulgação/ABQM

Leia mais notícias aqui.

WordPress Ads
WordPress Ads