Uso das ferraduras em cavalos contribui para o Bem-Estar Animal

As ferraduras são projetadas para dar proteção extra aos cascos dos cavalos, contribuindo para o desempenho dos equinos

Sempre falamos da importância do ferrageamento e casqueamento de cavalos, já que ambos estão ligados diretamente ao bem-estar animal dos equinos. É importante destacar que a pessoa que lida com os cavalos precisa estar atento para esses detalhes e precisa também da ajuda de um ferrador, que vai contribuir na integridade físicas de seus animais.

Ferraduras

Um dos pontos a se destacar sobre as ferraduras é que, elas são usadas para a proteção do cavalo em função das competições. Para um cavalo que vive em seu habitat natural, somente o casqueamento é necessário, sem o uso de ferro. Mas, à medida que o homem começou a montá-lo, usando o cavalo para atividades na lida e, posteriormente, em competições esportivas, se fez necessário o uso de ferraduras para proteger o casco, sendo desenvolvida um tipo de ferradura para cada tipo de prova.

Separamos quatro razões usar ferraduras em cavalos, confira:

Melhora o equilíbrio: No caso de o cavalo sofrer com problemas de equilíbrio, a ferradura pode atenuar esse processo. Dando mais estabilidade, mobilidade e segurança ao animal.

Questões médicas: Não é incomum o fato que alguns cavalos sofrem com questões de saúde que atinjam a capacidade das funções dos cascos, como artrite e laminite. Assim, a ferradura pode ajudar a diminuir as dores e ajudar o animal a ficar mais confortável.

Melhora a tração: A ferradura dá ao cavalo muito mais estabilidade no caso da necessidade de passar por terrenos difíceis ou condições de tempo ruim. Por isso, ajuda em casos como chuva e neve.

Marcha: Certas raças usam ferraduras especiais para alterar a marcha do cavalo. Isso é comum nesse mundo.

Por Heloisa Alves/Portal Cavalus – Fonte: Mega Curioso
Foto: Reprodução/Pixabay

Leia mais notícias aqui.