A cidade mineira de Uberaba mais uma vez será palco da potencialidade e da expansão do Cavalo Crioulo pelo país. O município, que é sede da ExpoZebu, receberá de 1º a 3 de maio mais uma edição da Exposição Passaporte da raça, a oitava edição em sua história. Durante o tradicional evento da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), o Núcleo Sem Fronteiras de Criadores de Cavalos Crioulos organiza a seletiva, que vai qualificar mais oito exemplares para a Nacional da Morfologia, promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), e que ocorrerá durante a Expointer, em Esteio (RS).
Conforme o presidente do Núcleo, Adolpho Julio Carvalho, a expectativa é de receber mais de 50 exemplares na exposição, na ExpoZebu, onde o Cavalo Crioulo se junta aos zebuínos na pista principal para julgamento. “Teremos na sexta-feira o campeonato julgado na pista principal de Uberaba, uma pista linda e maravilhosa, o palco maior do Zebu, onde entram os animais Crioulos e dividem o espaço com o gado. Isso torna um evento único”, reforça.
Além disso, Carvalho salienta que o momento será de confraternização e integração entre criadores, com promoção de encontros às noites na sede do Núcleo no Parque Fernando Costa. O dirigente reforça também que um leilão de cinco coberturas de garanhões da raça será realizado. “Para a raça, Uberaba é um centro importantíssimo para que o Cavalo Crioulo mostre toda a sua grandeza, beleza e suas qualidades para essa área de expansão”, destaca.
O julgamento ficará a cargo do técnico e jurado Rodrigo Teixeira, enquanto os trabalhos técnicos ficarão sob supervisão de Heitor Coelho.
Confira a programação Cavalo Crioulo na ExpoZebu:
1º de Maio de 2024 (Quarta-feira)
15h – Concentração de Machos
16h30min – Admissão dos Animais para a Passaporte
2 de Maio de 2024 (Quinta-feira)
8h30min – Início do Julgamento Morfológico
3 de Maio de 2024 (Sexta-feira)
14h – Julgamento dos Grandes Campeonatos
18h – Entrega de Prêmios e Confraternização
Por Divulgação/Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação/Felipe Ulbrich
Leia mais notícias aqui.