Geral

Núcleo integrado do Cavalo promove conhecimento em torno dos equinos

Publicado

⠀em

Projeto está sediado Nordeste e é voltado para pessoas que buscam qualificação no meio equestre

O diretor do Núcleo integrado do Cavalo, Leonardo Vasconcelos, está à frente do projeto desde a sua formação. Completando quatro anos de fundação, nesse período, passaram milhares de pessoas que buscam a qualificação profissional para lidar com equinos. E esse aprendizado se dá através de cursos promovidos com temas diversos.

Entre os temas, Arreios, Doma Racional, Sistema de Treinamento para Vaquejada e Três Tambores, Correção de Cavalos Atletas; Palestra sobre Manejo com Potros, Manejo Nutricional, Casqueamento e Ferrageamento. Enfim, outros temas ligados a equideocultura.

Segundo, Leonardo, um dos principais eventos realizados pelo NIC chama-se Encontro dos Treinadores de Vaquejada, que sempre acontece em parceria com o Parque Acauã, em Garanhuns/PE. É um evento que conta com a presença dos mais importantes treinadores do cavalo de Vaquejada do País.

Núcleo integrado do Cavalo“Nesse Encontros, falarmos especialmente das práticas do bem-estar animal e treinamento racional do cavalo de Vaquejada. Tema que vem sendo muito discutido e seguido desde o processo de evolução da nova Vaquejada. Ministério da Agricultura (MAPA), Associação Brasileira de Vaquejada (ABVAQ), Ministério Público Federal (MPF), Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e outros órgãos e associações, promotores de eventos e empresas privadas discutem muito esse tema”, comenta Leonardo.

Ele reforça a importância de um trabalho em conjunto de todas as entidades responsáveis pelos esportes equestres, “para manter o cumprimento das leis de meio ambiente e proteção aos animais. É a nossa cultura envolvida e a modalidade esportiva nordestina brasileira, chamada Vaquejada”.

E pensando em cada vez mais em expandir o projeto, sentindo a necessidade de estar perto dos profissionais do cavalo, NIC se aliou a parceiros em todo Nordeste. Consegue atuar de forma itinerante. E como acontece? Leva para outras cidades o mesmo formato de cursos e palestras, visando explorar amplamente a qualificação profissional do meio equestre.

Entre os parceiros do NIC está o Haras Brejo das Flores. O criatório é respeitado por seus investimentos. É a casa, por exemplo, de Dom Roxão Eternalady, líder do Ranking ABQM como produtor de Vaquejada. Em Garanhuns/PE, cerca de 230km da capital Recife, a parceira mantém a Escolinha de Três Tambores BF.

Núcleo integrado do Cavalo“Promovemos aulas de equitação, de Três Tambores e realizamos provas, com a participação de crianças e adultos. A modalidade voltou com força total para o Nordeste, através do apoio de vários apaixonados por cavalos e entusiastas. O Tambor é a modalidade que mais cresce no Nordeste atualmente. O número de pistas tem aumentado, outras escolinhas estão surgindo. Com isso, há o fomento do mercado como um todo na região”.

O NIC promove, em parceira com o Haras Brejo das Flores, duas provas nos próximos dias. Dia 22 de setembro, a 1° etapa da Copinha de Três Tambores BF, e de 28 a 30 de setembro, curso de Rédeas com o ‘mestre’ Jango Salgado. Os dois eventos, no Haras Brejo das Flores. Em novembro, 1° e 2, haverá a 4° Prova de Três Tambores Dom Roxão.

“Agradecemos todo o apoio em divulgar nosso trabalho, que sempre visou, em primeiro lugar, evoluir as pessoas e com isso podermos atingir os pontos de excelência para o nosso cavalo”, finalizou.

Colaboração: Juliana Antonangelo
Fotos: Cedidas

WordPress Ads
WordPress Ads