Curiosidades

Veja cavalos de raça que são incomuns e de rara beleza

Há uma enorme diversidade de cavalos de cunho raro e incomum, quer sejam por sua história, quer sejam por sua exoticidade

Que os cavalos são um dos seres mais belos do mundo isso a ninguém aqui discorda, certo? Existem inúmeras raças espalhadas pelo mundo e algumas delas com histórias bastante singulares. Acima de tudo, há cavalos de raça tão incomuns e exóticos que, às vezes, nem nos damos conta que existem.

Com toda certeza, os cavalos são fortes e majestosos. Dessa forma, é surpreendente encantador ver tantos tipos desses animais, um mais bonito que o outro. Alguns desses cavalos de raça de cunho raro conseguem chamar a atenção do mundo por causa de suas cores diferentes. Visto que outros pelo seu tamanho ou forma.

A funcionalidade desses animais pode, por muitas vezes, ofuscar sua beleza. Em suma, para muitas pessoas o cavalo pode ser apenas um instrumento de trabalho do campo. Mas é bom lembramos que eles são mais do que isso.

Há uma enorme diversidade de cavalos de raça de cunho raro e incomum, quer sejam por sua história, quer sejam por sua exoticidade
Vanner Cigano

Alguns cavalos de raça raros

O Akhal-Teke (foto de chamada) é uma raça conhecida por causa da sua incrível e rara pelagem com um brilho metálico, originária do Turcomenistão. O cavalo Bashkir Curly é outro dessa lista e tem uma pelagem única, encaracolada. Eles têm um ‘casaco’ natural que mais se parece um poodle.  A juba maravilhosamente grossa, que combina com o seu físico volumoso, é uma característica do cavalo da Floresta Negra. Originários da Alemanha, sua juba é branca contrastando com os pelos pretos do corpo.

Considerado um exemplar de uma das raças mais antigas do mundo, o Camargue vive em pântanos e zonas úmidas da região de Camargue, sul da França. Além disso, são conhecidos por todos seus exemplares terem a pelagem tordilho. Nativo das Ilhas Britânicas, o Pônei Exmoor entra nessa lista por conta das características únicas da raça que o ajudam da desviar da água e da neve em um ambiente úmido.  Assim como o Pônei Falabella, talvez o tipo mais incomum. Eles são bem pequenos e têm origem na Argentina.

Os pelos nas patas, que são como plumas, do  Vanner Cigano, além de exóticos, têm a função de proteção contra insetos e caem naturalmente sem precisar aparar. Essa raça se originou como um cavalo de caravana dos povos Romanichal, ciganos. Manchados e puxados para o cinza, o Dappled Grey tem em sua pelagem um padrão exclusivo de círculo, que é de uma cor mais clara. O nome Pinto tem origem da palavra espanhola Pintado e sua pelagem que consiste em grandes manchas brancas é o que o torna raro.

Por Equipe Cavalus
Crédito das fotos: Wikipedia

Veja mais notícias da editoria Curiosidades no portal Cavalus

X