Dr. da Roça

Você sabe qual é a diferença de contrato de parceria e arrendamento?

No “Momento do Agronegócio” desta sexta-feira, o Dr. da Roça, Caius Godoy, fala sobre a diferença de contrato de parceria e arrendamento

Publicado

⠀em

No “Momento do Agronegócio” desta sexta-feira (12), o Dr. da Roça, Caius Godoy, explica a diferença de contrato de parceria e arrendamento. De acordo com ele, os contratos de arrendamento e parceria rural são parecidos, Mas possuem uma diferença fundamental em seu conceito. Ambos são instrumentos criados pelo Estatuto da Terra e de uso comum no meio agrícola

Arrendamento rural é o contrato agrário pelo qual uma pessoa se obriga a ceder à outra, por tempo determinado ou não, o uso e gozo de imóvel rural, parte ou partes do mesmo, incluindo, ou não, outros bens, benfeitorias e ou facilidades, com o objetivo de nele ser exercida atividade de exploração agrícola, pecuária, agro-industrial, extrativa ou mista, mediante certa retribuição ou aluguel , observados os limites percentuais da Lei.

Parceria rural é o contrato agrário pelo qual uma pessoa se obriga a ceder à outra, por tempo determinado ou não, o uso específico de imóvel rural, de parte ou partes do mesmo, incluindo, ou não, benfeitorias, outros bens e ou facilidades, com o objetivo de nele ser exercida atividade de exploração agrícola, pecuária, agro-industrial, extrativa vegetal ou mista; e ou lhe entrega animais para cria, recria, invernagem, engorda ou extração de matérias primas de origem animal, mediante partilha de riscos do caso fortuito e da força maior do empreendimento rural, e dos frutos, produtos ou lucros havidos nas proporções que estipularem, observados os limites percentuais da lei.

Abaixo, você confere no vídeo mais detalhes sobre a diferença de contrato de parceria e arrendamento. Não perca!

VEJA TAMBÉM

Por Equipe Cavalus
Crédito da foto: Divulgação

Veja mais vídeos do Dr. da Roça no portal Cavalus

Dr. da Roça

Saiba o que é contrato de integração no agronegócio

No “Momento do Agronegócio” desta sexta-feira, o Dr. da Roça, Caius Godoy, fala sobre o contrato de integração no agronegócio

Publicado

⠀em

No “Momento do Agronegócio” desta sexta-feira (09), o Dr. da Roça, Caius Godoy, fala sobre o contrato de integração agronegócio. Você sabe o que é? Portanto, se você tem dúvidas sobre esse tema, não deixe de conferir o vídeo abaixo.

Antes de mais nada vale citar que a integração se viabiliza por contrato no qual o produtor rural se responsabiliza por parte do processo produtivo. Repassando, assim, essa produção à agroindústria, como matéria-prima a ser processada e transformada no produto final.

Isso, por sua vez, fornece ao produtor os insumos e serviços necessários. De modo que a integração se assemelha a uma parceria que não se confunde com o contrato de parceria rural. Saiba mais no vídeo:


Crédito da foto: Divulgação/Dr. da Roça

Veja mais vídeos do Dr. da Roça no portal Cavalus

Continue lendo

Dr. da Roça

O que é contrato de compra e venda no agronegócio?

No “Momento do Agronegócio” desta sexta-feira, o Dr. da Roça, Caius Godoy, fala sobre o contrato de compra e venda dentro da propriedade rural

Publicado

⠀em

O que é contrato de compra e venda no agronegócio?

No “Momento do Agronegócio” desta sexta-feira (2), o Dr. da Roça, Caius Godoy, explica a importância do contrato de compra e venda no agronegócio. Portanto, se você tem dúvidas sobre esse tema, não deixe de conferir o vídeo abaixo.

Seja comprador ou vendedor, você produtor rural deve se atentar às cláusulas do contrato de compra e venda de uma propriedade rural. Busque uma assessoria para saber tudo que está sendo inserido no contrato para que não haja surpresas futuras desagradáveis.

Crédito da foto: Divulgação/Dr. da Roça

Veja mais vídeos do Dr. da Roça no portal Cavalus

Continue lendo

Dr. da Roça

Qual é a importância do contrato social no agronegócio?

No “Momento do Agronegócio” desta sexta-feira, o Dr. da Roça, Caius Godoy, fala sobre o contrato social no agronegócio

Publicado

⠀em

No “Momento do Agronegócio” desta sexta-feira (26), o Dr. da Roça, Caius Godoy, explica a importância do contrato social no agronegócio. Portanto, se você tem dúvidas sobre esse tema, não deixe de conferir o vídeo abaixo.

Antes de mais nada vale esclarecer que a cláusula de sucessão no contrato social é muito importante. Sendo assim, deve sempre ser revisada. Dessa forma, a dica de hoje é: vamos tirar o contrato da gaveta e dar aquela revisada que sempre vai ficar mais barato que deixar em cima da hora.

VEJA TAMBÉM

Crédito da foto: Divulgação/Dr. da Roça

Veja mais vídeos do Dr. da Roça no portal Cavalus

Continue lendo