Geral

6 dicas para iniciantes nos Três Tambores

Publicado

⠀em

6 dicas para iniciantes nos Três Tambores Claudia Ono conversa com você na coluna dela dessa semana sobre dicas preciosas para quem está começando nos Três Tambores

Claudia Ono conversa com você na coluna dela dessa semana sobre dicas preciosas para quem está começando nos Três Tambores

A prova dos Três Tambores existe desde o início de 1930 nos Estados Unidos e inicialmente era um evento feminino. O conjunto deve terminar o percurso no menor tempo possível, contornando os três tambores e correndo as retas contra o cronômetro.

Assim sendo, grandes conjuntos são formados por competidoras que conhecem e sabem como levar o melhor dos seus cavalos. E de cavalos capazes de trabalhar de forma consistente e equilibrada para serem mais rápidos.

Vamos as dicas!

1 – Escolha seu cavalo

Um cavalo que venha de uma linhagem de sucesso nos Três Tambores, provavelmente terá grandes qualidades como velocidade e agilidade.

Ele deve ser saudável, com pernas fortes, bons cascos, ser flexível, atlético e posteriores fortes. Seu temperamento é muito importante.

Sem dúvida, é sempre melhor comprar de quem conhecemos ou de pessoas de ótima reputação.

Um exame de compra feito por um bom veterinário também é importante para mostrar possíveis lesões que não podem ser vistas num exame clínico.

O ideal é que ele seja jovem, porém adulto na faixa dos 5 anos para cima. Já firme, fácil de montar, porque um cavalo que ainda necessite de muitos comandos não é ideal para um iniciante.

E, claro, a empatia é importante. Mas saiba que você se apaixonará por ele seja alazão, tordilho, zaino ou azul!

2 – Exercícios regulares

Um cavalo fisicamente bem preparado está menos predisposto a lesões e a problemas de saúde. Dar fôlego e resistência só farão bem ao sistema respiratório e cardíaco.

Sobretudo, dar força aos músculos fará com que tenha maior sustentação e force menos tendões, ligamentos e articulações. Pense nele como um atleta: como você agiria se fosse você correndo?

Não faça como os jogadores de futebol de final de semana: eles passam a semana sentados, resolvem ser ‘Neymar’ no sábado e estão constantemente se machucando.

Sempre: trote alongado, em solo bem regular, deve ser feito para que seu cavalo venha a ter grande capacidade pulmonar. Se não puder fazer muita coisa em algum dia, apenas trote. Se for aquecer, trote.

Mas atenção ao terreno, que precisa ser regular e macio, sem ser pesado demais.

O trabalho de condicionamento físico deve ser feito por três dias da semana:

– Ande a passo mais ligeiro por 15 minutos. Isso vai ajudar a dar maior resistência.

-Trabalhe seu cavalo a trote por dez minutos de cada lado. Divida esse tempo igualmente entre trote normal e trole alongado.

– Galope em círculo por cinco minutos de cada lado. Mãos baixas e somente a ponta do focinho dele indicando para o lado de dentro.

– Galope no percurso do ‘8’ e por cinco minutos para que ele fique mais preciso durantes as corridas. Atenção para as trocas de mãos na interseção do ‘8’.

– Caminhe relaxado a passo por cinco minutos para que a respiração dele volte ao normal.

– Se seu cavalo estiver fora de forma, comece aos poucos, sem galopar e aumente gradualmente. Primeiro passo e trotinho. Depois que estiver melhor, passe a trotar mais forte. Ficou bem? Acrescente o galope. Somente depois que estiver com folego você acrescentará o galope no ‘8’.

Atenção: a dose de tempo de trabalho precisa respeitar a temperatura do ambiente. Em um dia quente, evite trabalhar sob o sol nos horários mais quentes. Prefira a parte da manhã e do final do dia e reduza o tempo de trabalho. E ofereça muita água após o exercício; água a vontade.

6 dicas para iniciantes nos Três Tambores Claudia Ono conversa com você na coluna dela dessa semana sobre dicas preciosas para quem está começando nos Três Tambores

3 – Equipamentos

Caneleiras e cloches serão necessários para proteger seu cavalo durante o trabalho. Uma boa caneleira não só protege de eventual impacto entre as canelas como firma os tendões e ligamentos evitando lesões.

Freio ou bridão correto, que se adapte ao seu cavalo e às suas necessidades como cavaleiro.

Sela para Três Tambores, com assento profundo, bom encaixe no seu cavalo, confortável para você e com uma armação de qualidade.

Manta de boa qualidade, confeccionada com material que proteja seu cavalo tanto de impacto, quanto de escoriações na pele.

4 – Sente-se corretamente na sela

No início do aprendizado é comum projetar os ombros e tórax para frente e os pés para trás. Esse reflexo de levar o corpo em direção ao pescoço do cavalo normalmente ocorre quando o cavaleiro se sente inseguro e acha que se o cavalo disparar ele estará mais seguro se agarrando à sela ou ao cavalo.

Entretanto, essa posição tira todo o equilíbrio do cavaleiro, elimina o controle e ainda faz com que o cavalo queira acelerar.

Sente-se com o corpo reto e os pés abaixo dos quadris. Calcanhares sempre para baixo e queixo para cima. Firme a parte interna das coxas e relaxe seus ombros.

Com o tempo passará a ter controle sobre o cavalo e vai perceber que qualquer situação pode ser resolvida com a equitação.

Mantenha as duas mãos baixas e na mesma altura, com as rédeas no mesmo comprimento. Não use as rédeas como apoio para seu equilíbrio. Use seu corpo e seu centro de gravidade para ficar firme e encaixada em cima de seu cavalo.

Imagine quanto desconforto podemos causar nas bocas de nossos cavalos quando acionamento muito as rédeas e por muito tempo.

5 – Vá com calma para os tambores

Não olhe direto para o tambor e sim para a área ao redor dele. Esta é a área por onde você e seu cavalo irão passar. O alvo de vocês sempre será o contorno deles e nunca os tambores em si.

Eles são apenas pontos de referência. Já notou como seu carro vai para onde você olha? Se olhar para o meio do tambor, vai acertá-lo em cheio!

Para reduzir antes do giro, sente-se fundo na sela e diga ‘wow’. Somente depois disso você deve puxar as rédeas. E não puxe as rédeas com força ou dando tranco, faça um movimento contínuo e suave. Lembre-se de que a parte mais sensível do seu cavalo é a boca.

No início e durante o giro segure no pito da sela com a mão de fora e com a de dentro puxe um pouco a rédea, apenas o suficiente para que você veja um pouco do olho de seu cavalo, trazendo-a em direção ao cós da sua calça e mantenha-a na mesma posição durante todo o giro.

Se seu cavalo encostar ou chegar perto demais do tambor, pressione a perna de dentro para que ele saia da pressão e se afaste do tambor. Apenas o suficiente para que ele volte para o local do percurso correto.

Veja o esquema de percurso abaixo

6 dicas para iniciantes nos Três Tambores Claudia Ono conversa com você na coluna dela dessa semana sobre dicas preciosas para quem está começando nos Três Tambores

Na saída do tambor faça com que saia com força, empurrando o corpo com os posteriores. De que forma? Apenas sugira isso a ele, adiantando as mãos um pouco para frente e aliviando seu peso do assento da sela. Mas sem sair correndo, é para ser uma saída controlada, apenas mais forte que o giro e mantendo suas mãos baixas e seu cavalo totalmente reto. Ele precisa saber que saindo dos giros deve correr numa reta até o tambor seguinte.

Quando chegar ao tambor seguinte, repita o procedimento anterior de redução e giro.

6 – A linha de chegada

Saindo do terceiro tambor, posicione-se de forma a se adiantar na sela indicando que seu cavalo deve seguir com força e velocidade para a chegada. Sempre com as mãos baixas, perto do cavalo, e rédeas iguais de ambos os lados.

 Dicas importantes

 Sempre que puder faça você mesmo o trabalho de condicionamento, pois é o momento para se ‘achar’ em cima de seu cavalo e se familiarizar com as peculiaridades dele.

Quando já estiver passando no percurso a galope ou galope mais forte, você pode mandar beijos para ele nas saídas dos tambores para que aprenda que é hora de velocidade.

Após cada treino e prova de água à vontade para seu cavalo e cheque se está tudo bem, se não houve nenhum tipo de lesão. Muitas vezes os cavalos batem com os pés na parte de trás das mãos e se ferem.

Dê um bom banho para refrescá-lo e para baixar a temperatura corporal.

Sempre seque bem as canelas e quartelas de seu cavalo antes de coloca-lo na baia, pois isso evita que tenha frieiras nas quartelas e fungos nas canelas.

O ferrageamento bem feito é crucial para a saúde de seu cavalo. Trabalhe sempre com profissionais bem indicados e aprenda um pouco sobre os cascos para que não venha a ter problemas sérios.

Por Claudia Ono
Três Giros
Crédito das fotos: Reprodução/Facebook

Leia também:
Como vencer o nervosismo com um simples exercício

Geral

Mormo é tema do último episódio do Podcast Cavalus que vai ao ar nesta quinta-feira

No total, a primeira temporada contou com episódios, todos gravados durante a ABRAVEQ, realizada em julho na cidade de Campinas (SP)

Publicado

⠀em

Mormo é tema do último episódio Podcast Cavalus que vai ao ar nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira (29), vai ao ar o último episódio da primeira temporada do Podcast Cavalus, um programa desenvolvido pelo Grupo Cavalus de comunicação, com convidados especialistas que falaram sobre diversos temas pertinentes ao meio do cavalo.

Mormo

Neste décimo e último episódio da primeira temporada do Podcast Cavalus, o convidado foi o professor Carlos Eduardo Nogueira, que é também Consultor Técnico da Câmara Setorial – MAPA.

Durante o programa, o assunto abordado foi Mormo, uma doença extremamente importante para o mercado de cavalos, pois está relacionada com a questão sanitária, e a partir do momento que temos um caso positivo a propriedade é interditada até sanar todos os possíveis animais acometidos ou que possam estar portando a doença.

Vale destacar que em São Paulo, desde julho deste ano, o exame de Mormo deixou de ser obrigatório, atendendo à Resolução nº 45 de 2023, que altera incisos da Resolução SAA 78 de 2021.

Além do Mormo, Carlos Nogueira falou sobre como funciona o trabalho dentro da Câmara Setorial, afim de assessorar o Ministério da Agricultura e Pecuária.

Para Hélio Itapema, um dos apresentadores do programa, esse é um assunto muito importante, que envolve economia, questões zoossanitárias, que precisam de decisões embasadas com conhecimento.

Podcast Cavalus e parceiros

No total, o Podcast Cavalus contou com 10 episódios que foram lançados semanalmente em várias plataformas. O projeto tem como intuito seguir um formato itinerante, com cada temporada produzida em um local diferente. Nesta primeira temporada, as gravações foram feitas durante a ABRAVEQ, realizada em julho na cidade de Campinas (SP). Além da parceria com os convidados, o programa conta com o apoio da Integral Mix e Cutter Jeans. Todos os episódios podem ser conferidos através do CavalusPlay no YouTube.

Por Heloisa Alves/Portal Cavalus
Fotos: Reprodução/Youtube

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Geral

Agenda da primeira semana de dezembro tem provas espalhadas pelo país

Último mês do ano conta com diversas competições de raças e modalidades diferentes em todos os cantos do Brasil

Publicado

⠀em

Agenda da primeira semana de dezembro tem provas espalhadas pelo país

Dezembro está quase batendo na porta, nos aproximando da reta final de 2023. Entretanto, as competições equestres continuam a todo vapor em todo o Brasil. Um dos destaques da agenda da primeira semana de dezembro é o VS Festival, o maior Tira-Teima, um dos mais aguardados entre os competidores de Três Tambores.

O Portal Cavalus apresenta a agenda dos últimos dias de novembro e da primeira semana de dezembro.

Confira a agenda da primeira semana de dezembro:

27/11 a 03/12
VS Festival
Haras Raphaela – Tietê – SP

28/11 a 02/12
Expo Sul – Lages
Parque Conta Dinheiro – Lages – SC

2ª Exposição Especializada do C. Mangalarga Marchador de Avaré
Parque de Exposições de Avaré – Avaré – SP

29/11 a 02/12
II Expo São Lourenço Faturar
Parque Municipal Ilha Antônio Dutra – São Lourenço – MG

Final Nacional de Campereada – Esteio
Final Ranch Sorting – Esteio
Parque de Exposições Assis Brasil – Esteio – RS

29/11 a 03/12
5ª Vaquejada Parque João e Maria
Parque João e Maria – São Luis – MA

30/11 e 01/12
1ª Etapa Copa MT de Ranch Sorting
Estância GM – Mirassol d’Oeste – MT

30/11 a 02/12
9º Edição Prova do Ricardinho
Rancho Mentel – Alto Garças – MT

2ª Etapa da V Copa Haras Turato
Haras Turato – Nova Independência – SP

30/11 a 03/12
Exposição Morfológica – Carazinho
Concentração de Machos – Carazinho
Credenciadora Mista – Carazinho
Paleteada – Carazinho
Parque Vali Albrecht – Carazinho – RS

IX CSN* Brasília Indoor
Sociedade Hípica de Brasília – Brasília – DF

01/12
I Copa Natalina de Marcha do Haras Cristal da Serra
Haras Cristal da Serra – Teresópolis – RJ

01 e 02/12
2º Etapa 11º Campeonato NTRMS
Acrissul – Campo Grande – MS

2ª Etapa do XII Campeonato Expovel
Parque de Exposições – Cascavel – PR

2ª Etapa do Campeonato ARQM 2023/2024
Jóquei C do Esp. Santo – Vilha Velha – ES

01 a 03/12
Cavalgada das Areis
Haras da Lagoa Branca – Viamão – RS

CEI – COLINA SP
Haras Cedro da Colina – Colina – SP

XXVI Copa Pernambuco & V Etapa do Circuito N/NE
Caxangá Golf & Country Club – Recife – PE

02/12
1º Etapa 5ª Campeonato de Laço Comprido Técnico e Braço NQMSSP
Cactus Ranch – Itapetininga – SP

Copa AMCT de Ranch Sorting – 5º Etapa
Working Horse – Esmeraldas – MG

Esquenta Copa RS de Ranch Sorting
Ranchão Sertanejo – Descalvado – SP

6ª Copa NUCAVE Barbacena – MG
Circuito de Marcha do Sudoeste de Minas – IV Etapa Passos
Parque de Exposição de Passos – Passos – MG

2ª Copa de Marcha do Haras Pardal
Haras Pardal – Três Marias – MG

2ª Copa de Marcha Haras São João
Haras São João – Matipó – MG

Rodeio Show Adolfo 2023
Recinto de Rodeio – Adolfo – SP

Final do Campeonato R. Quarto de Milha 2023
Rancho Quarto de Milha – Presidente Prudente – SP

Expo Miracatu Rodeio Show 2023
Parque de Exposições – Miracatu – SP

02/12 e 03/12
Etapa Final do Circuito Orobó
Parque Gustavo de Meludo – Orobó – PE

03/12
Prova FACAM 2023
Parque de Exposições – Álvares Machado – SP

03 a 10/12
IV Etapa do Campeonato Nordestino Expoapi
Parque de Exposições – Teresina – PI

Por Heloisa Alves/Portal Cavalus
Foto: Divulgação/Batata Bueno – Horse Sport TV

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Geral

Dia Nacional do Criador de Cavalos: data celebra o amor e paixão dos envolvidos nesse meio

Celebrado desde 2009, o Dia Nacional do Criador de Cavalos homenageia as pessoas envolvidas no universo equestre

Publicado

⠀em

Dia Nacional do Criador de Cavalos data celebra o amor e paixão dos envolvidos nesse meio

Desde 2009, o dia 24 de novembro é usado para homenagear as pessoas responsáveis pelo fomento da criação equestre no Brasil. O Dia Nacional do Criador de Cavalos é resultado de um Projeto de Lei do ex-senador Gilberto Goellner (DEM/MT), que recebeu parecer favorável na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal.

Dia Nacional do Criador de Cavalos

O intuito da proposta do parlamentar foi de homenagear todos aqueles envolvidos com cavalos, sejam eles criadores, veterinários, tratadores e atletas. O intuito da proposta do parlamentar foi de homenagear todos aqueles envolvidos com cavalos, sejam eles criadores, veterinários, tratadores e atletas.

 

Silhouette of stallion grazing in mountain meadow generated by artificial intelligence

Atualmente, de acordo com o IBGE, o Brasil é o quarto país em rebanho de equinos no mundo, possuindo mais de 5,8 milhões de animais, atrás apenas da China, México e Estados Unidos, vale ressaltar que o estado de Minas Gerais é o maior produtor no país nos dias atuais. Além disso, destaca-se que este mercado movimenta cerca de R$ 30 bilhões no país, segundo dados do estudo conduzido pelo engenheiro agrônomo e professor-doutor do departamento de economia, administração e sociologia da Esalq/USP, Roberto Arruda Souza Lima.

Nós, do Portal Cavalus, agradecemos a todos os criadores, que contribuíram e seguem contribuindo para que o cavalo permaneça ainda mais forte no nosso país, movimentando a economia, gerando emprego e fomentando esse universo que é único. Parabéns pelo Dia Nacional do Criador de Cavalos.

Por Heloisa Alves/Portal Cavalus
Fotos: Reprodução/Freepik

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Geral

O direito em sermos melhores

Cooperemos, sejamos justos e honestos; tenhamos atitudes idôneas; mantenhamos a mente ocupada com bons princípios e ideais

Publicado

⠀em

O direito em sermos melhores

Já li diversas obras de Napoleon Hill, um dos autores motivacionais mais aclamados dos últimos 50 anos, cujo livro “O seu direito de ser rico” (CDG Editorial/2017) é a maior fonte de inspiração para quem quer crescer, melhorar e evoluir, sob todos os aspectos. Compreendi que quando temos um objetivo bem definido, um plano para alcançar as nossas metas, todas as nossas realizações pessoais resultam desse motivo principal, daí a importância em usarmos o poder do subconsciente para chegarmos às conquistas. “Ande no caminho certo, tenha Fé e faça de seu cérebro um transmissor de bons pensamentos, vibrando positivamente frente a qualquer situação”, escreveu Hill.

Cooperemos, sejamos justos e honestos; tenhamos atitudes idôneas em nossas transações; mantenhamos a mente ocupada com bons princípios e ideais; agradeçamos pelas bênçãos. “Quanto mais acertos diários você tem, mais dignidade você alimenta, logo, mais autoconfiança você adquire e melhor é o seu comportamento, para si mesmo e para os outros. Siga firme os desígnios de Deus, para que as oportunidades lhe sorriam. Esteja pronto para prosperar”.

Uma vez determinados e dispostos a crescermos, a cooperação nos chegará via pessoas e acontecimentos. Isso é sincronicidade. Quanto mais promovermos o bem, mais alegrias virão ao nosso encontro. Não nos esqueçamos: somos os únicos a nos impor limites. Façamos o que é certo, mesmo que os demais estejam fazendo o que é errado. Ousemos, arrisquemos, diferenciemo-nos pela alta qualidade em tudo que nos propusermos a fazer. Sejamos a nossa maior proteção diante das maldades do mundo. Valorizemos a família. Amemos o nosso ofício. Abençoemos àqueles que nos contratam. Criemos harmonia nos relacionamentos. Não negligenciemos o fazer o bem. “Se pensa em mudar o mundo, comece por si mesmo. Ensine mais pelo exemplo do que pelas palavras. Seja grande. Conecte-se com outras mentes vencedoras. Vide a Natureza, que cresce e floresce em contato com o outro. Lealdade constrói confiança. A soma sempre é maior do que as partes”.

Fé em ação. Livremo-nos da maldade, do medo e da inveja. Troquemos tais estados mentais por benemerência, coragem e admiração. Os bons exemplos devem ser copiados. O discípulo supera o mestre através da sua entrega extra e do seu comprometimento inegociável. “Respeite a ‘Lei do retorno aumentado’, que está em ação o tempo todo, evidenciando que quanto mais sólidos os seus passos, maiores os seus avanços rumo às metas”. Paz de espírito e humildade são combustíveis para a saúde do coração. Tenhamos boas intenções, mas, sobretudo, ajamos. Saiamos da inércia. Mexamo-nos, mesmo que seja para darmos um pequeno passo diante da longa jornada que teremos pela frente. “Boas atitudes são como imã para acontecimentos positivos. A sua persistência tem por base a vontade de vencer, um desejo ardente que o torna imbatível. O sucesso não pede explicações e o fracasso não permite desculpas”.

Dor, sofrimento, obstáculos, derrotas, perdas… Todos nós passamos por provas e expiações. O grande segredo é aceitarmos os golpes da vida e seguirmos adiante. A derrota nunca é fracasso, apenas um degrau a mais na escada da evolução. Enfrentemos os medos. “O homem tem o privilégio de desenvolver os próprios hábitos, destruí-los, substituí-los por outros, refiná-los, mudá-los. Temos essa prerrogativa e somos a única criatura na face da Terra com esse privilégio. Então, que usemos o nosso livre-arbítrio para sermos bons e promovermos o bem”. Reconheçamos que nenhuma experiência na vida é perdida, desde que não fiquemos nos lamentando pelos erros, enfrentemos o espelho e corrijamos as próprias falhas. Sejamos verdadeiros e não permitamos que a consciência pese sobre os pés. O presente é o nosso tempo de despertar. Afloremos o entusiasmo hoje. Vivamos em equilíbrio. Sejamos felizes.

Artigo assinado por Marcelo Pardini, narrador, poeta, jornalista, pós-graduado em Marketing e leiloeiro rural. Titular da marca Agro MP – A voz do Agronegócio.

Foto: Divulgação/Marcelo Pardini

E-mail: [email protected] / Instagram: marcelopardinioficial

Leia mais artigos de Marcelo Pardini aqui

Continue lendo

Geral

Podcast Cavalus dessa semana aborda a Medicina Esportiva e Terapias Articulares

Oitavo episódio da primeira temporada vai ao ar nesta quinta-feira (23) diretamente no canal CavalusPlay, no YouTube

Publicado

⠀em

Podcast Cavalus dessa semana aborda a Medicina Esportiva e Terapias Articulares

Nesta quinta-feira (23), vai ao ar mais um episódio do Podcast Cavalus, um programa que, semanalmente, aborda assuntos relevantes do meio equestre com convidados especialistas. Nesse oitavo episódio da primeira temporada, o tema abordado é Medicina Esportiva e Terapia Articulares.

Os convidados deste episódio foram o médico veterinário Gustavo Zanotto, especialista em Medicina Esportiva, e a médica veterinária Paula Tokawa, cirurgiã de equinos, que fala sobre a Terapia Articulares.

Medicina Esportiva e Terapias Articulares

Durante o programa, é abordado a necessidade de um bom diagnóstico, já que é assim que vai ser definido a terapia necessária para o tratamento da lesão na articulação. Para Gustavo, a terapia tem um efeito mais duradouro do seu resultado em comparação ao corticoide.

“São assuntos técnicos, mas que são de interesse do público do cavalo, não é uma simples entrevista, estamos levando conhecimento para quem precisa saber sobre o assunto”, destaca Adriane Passos, uma das apresentadoras do Podcast Cavalus.

Podcast Cavalus e parceiros

É importante destacar que o Podcast Cavalus conta com 10 episódios que estão sendo lançados semanalmente em várias plataformas. O projeto tem como intuito seguir um formato itinerante, com cada temporada produzida em um local diferente. Nesta primeira temporada, as gravações foram feitas durante a ABRAVEQ, realizada em julho na cidade de Campinas (SP). Além da parceria com os convidados, o programa conta com o apoio da Integral Mix e Cutter Jeans.

Por Heloisa Alves/Portal Cavalus
Fotos: Reprodução/Youtube

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Geral

Calçada da Fama Vetnil homenageia Líderes das Estatísticas da Temporada 2022 no Jockey Club Sorocaba

Evento é considerado tradicional, sendo um dos mais aguardados no calendário de eventos equestres no ano

Publicado

⠀em

Calçada da Fama Vetnil homenageia Líderes das Estatísticas da Temporada 2022 no Jockey Club Sorocaba

A Vetnil, uma das empresas líderes em medicamentos e suplementos para equinos no Brasil, incluiu na Calçada da Fama do Jockey Club Sorocaba os Líderes das Estatísticas da Temporada 2022 do Turfe brasileiro. Foram premiados animais, criadores, proprietários e treinador de destaque. O evento aconteceu no Jockey Club de Sorocaba, a casa do Quarto de Milha de Velocidade, e está na sua 13ª edição.

Para o sócio conselheiro da Vetnil, Bruno Ribeiro, a Calçada da Fama é uma vitrine para o universo equestre. “Apoiar e reconhecer aqueles que se esforçam durante toda a temporada vai muito além de oferecer um prêmio. Essa iniciativa significa também estimular a evolução do esporte em todos os elos, seja na melhoria da estrutura de treinamento, na preocupação com a saúde e o bem-estar animal e na busca por conquistas em competições. Acima de tudo, prezamos por parcerias que compartilham os mesmos valores que nós.”

A parceria entre o Jockey Club de Sorocaba e a Vetnil foi renovada para o próximo ano e promete alavancar ainda mais a importância das corridas equestres. “Essa aliança simboliza o cuidado com o conforto dos animais antes e durante as provas, além de, claro, os investimentos em recursos para a qualidade dos torneios. A Calçada da Fama fomenta e incentiva os atletas a se esforçarem continuamente, eternizando o seu nome no pódio dos melhores competidores”, destacou Jonatan Weisheimer, vice-presidente do Jockey Club de Sorocaba.

Considerado Number One da Nova Geração, Marcos Manolo Brum Tavares, ganhador do título de Treinador Líder das Estatísticas 2022 e parceiro Vetnil, comentou a importância do prêmio para sua carreira. “Treinar um animal que entrou para a história é uma honra para mim, que sempre fui apaixonado por cavalos. Depois de muitos anos trabalhando com foco e perseverança, finalmente conquistei esse reconhecimento. É fundamental ter parceiros como a Vetnil, que acredita na equideocultura brasileira e na melhoria contínua de cada um de seus segmentos.”

“Essa valorização faz parte da história da Vetnil, que tem como cultura estar ao lado dos profissionais da atividade, investindo em sua capacitação, colocando em evidência a importância de sua atuação no mercado”, finalizou Bruno Ribeiro.

Outro destaque da temporada foi o Pedro Barbizan, que conquistou três categorias da calçada da fama, fato histórico e grandioso para o competidor que teve a honra de ter seu nome eternizado no hall dos melhores do Turfe. “Nada seria possível sem apoio de todos que estiveram à nossa volta, nos incentivando e dando direcionamento do melhor caminho a seguir, e claro, com muito esforço durante o ano todo. Mas a estrela, que me levou até aqui, foi a minha égua, a sushi, que me deu garra e ainda mais paixão pelo que faço. Na próxima temporada iremos, juntos, nos dedicar mais ainda e conquistar novas vitórias”, informou o criador.

Homenageados na Calçada da Fama Vetnil:

  • Treinador: Marcos Manolo Tavares
  • Animal: MISS ISAO JQM (Pedro Barbizan Santiago Leite / Moisés Maciel Velga Ribeiro)
  • Proprietário: Haras Jaguaruana (Pedro Barbizan Santiago Leite / Moisés Maciel Velga Ribeiro)
  • Criador: Haras Jaguaruana (Pedro Barbizan Santiago Leite)

Sobre a Vetnil

A Vetnil é uma empresa brasileira idealizada pelo médico-veterinário Dr. João Carlos Ribeiro, em 1994, na cidade de Louveira (SP). Nasceu com a intenção de desenvolver produtos nacionais de qualidade a preços acessíveis para o mercado de saúde animal. Hoje é uma das líderes em medicamentos e suplementos para equinos no Brasil, com um portfólio sólido e reconhecido entre os profissionais do setor. Está presente em diversos países da América Latina, em especial, Chile, Colômbia e Peru, e também em países como Eslovênia, Angola e Emirados Árabes Unidos. Em 2020 recebeu o prêmio Melhores Empresas para Trabalhar GPTW Brasil no ranking Indústria.

Para mais informações, acesse o site vetnil.com.br e siga o perfil no Instagram @vetnilequinosoficial.

Por Divulgação/Assessoria de imprensa
Fotos: Divulgação/Vetnil

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Geral

Confira a agenda de provas da 4ª semana de novembro

Diversos eventos equestres acontecem pelo país durante essa semana, provas de várias modalidades e raças

Publicado

⠀em

Confira a agenda de provas da 4ª semana de novembro

A quarta semana de novembro já começou, e o Portal Cavalus apresenta a agenda da semana com os eventos equestres que irão ocorrer. Além das provas oficializadas da ABQM, a agenda apresenta competições do Mangalarga Marchador, Hipismo, Vaquejada, além de disputas de Velocidade e Trabalho.

Agenda quarta semana de novembro:

20/11

II Prova do I Circuito Solidário

Visconde – Casimiro de Abreu – RJ

20 a 25/11

16º CBM – Campeonato Brasileiro de Marcha Picada

Parque de Exposições de Salvador – Salvador – BA

21 a 26/11

21º Potro do Futuro & 21º Campeonato Nacional ABQM de Vaquejada 2023

Parque das Palmeiras – Lagarto – SE

CSI-W3* E CSN 85º ANIVERSÁRIO SHB 2023

Sociedade Hípica Brasileira – Rio de Janeiro – RJ

22 a 25/11

2ª Etapa do XXXIX Campeonato Paranaense

Parque de Exposições – Maringá – PR

22 a 26/11

FEI VAULTING CHALLENGE, CAMPEONATO BRASILEIRO DE VOLTEIO

Sociedade Hípica Paulista – São Paulo

23 e 24/11

ANCH Superstakes 2023

Recinto Mello Morais – Bauru – SP

23 a 25/11

Potro do Futuro e Prova Técnica ANLI 2023

Haras NSG – São Pedro – SP

Final Circuito BRB 2023

Rancho Gabriela – Campos dos Goytacazes – RJ

3 Tambores Rancho BF

Rancho BF – Patrocínio Paulista – SP

7º Etapa do Circuito HTB 2023

Haras Twin Brothers – Cuiabá – MT

23 a 26/11

3ª Etapa do XXXVIII Campeonato Estadual RJQM

Rancho Gabriela – Campos dos Goytacazes – RJ

5ª Etapa do Campeonato Paraense 2023/2024

Haras São José – Castanhal – PA

24 e 25/11

8° CAMPEONATO PARANAENSE DE RANCH SORTING APRS-QM 2023/2024 – 2ª ETAPA

Rancho Nhazinha – Ponta Grossa –PR

G&M NTRMS de RANCH SORTING

Rancho 2 irmãos – Três Lagoas – MS

2ª Etapa Copa Eternal 2023/2024

Haras Eternal Peppydun – Capim Branco – MG

Prova CT Fio

CT Fio – Bauru – SP

4ª Etapa da Copa Anhanguera 2023

CT Aldo Barros – Americana – SP

Vaquejada Haras Oiteiro

Haras Oiteiro – Orobó – PE

24 a 26/11

3ª Etapa do Circ. Gessyca Moraes 2023

Porto Ranch – Porto Nacional – TO

25/11

1° Poeirão Amigos do Bem Querer

Drago Ranch – Botucatu – SP

I Copa de Marcha Empório Rio Verde

Empório Rio Verde – Tremembé – SP

Copa de Marcha C C Vale do Aço

Clube do Cavalo Vale do Aço – Ipatinga – MG

4ª Copa de Marcha do Haras Crepúsculo

Haras Crepúsculo – Carmo da Mata – MG

I CAVALGADA DE GUAPIMIRIM

HARAS PATARRARA – GUAPIMIRIM – RJ

Prova ExpoMirante 2023

Parque de Exposições – Mirante do Paranapanema – SP

1ª Prova dos Três Tambores

Rancho JC – Campo Grande – MS

Bolão de Vaquejada

Parque Severino Saraiva – Salgado de São Félix – PB

25 e 26/11

Primeiro treinão RPZ

Rancho RPZ – Sinop – MT

1º Etapa do 6° Campeonato RSBR

Recinto Melo Moraes – Bauru – SP

II Copa dos Criadores de Conformação e Performance Halter

Centro Hípico Tatuí –  Tatuí – SP

Por Heloisa Alves/Portal Cavalus
Foto: Divulgação/ABQM

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Geral

Convidadas do Podcast Cavalus dessa semana falam sobre a escolha da profissão e a residência médica

Três médicas veterinárias, que estão fazendo residência, contaram um pouco sobre experiências de vida profissional e motivação na escolha da profissão

Publicado

⠀em

Convidadas do Podcast Cavalus dessa semana falam sobre a escolha da profissão e a residência médica

O Podcast Cavalus está se aproximando da reta final de sua primeira temporada, que conta com 10 episódios abordando assuntos relevantes no mercado equestre. No episódio dessa semana, o programa recebeu como convidadas três médicas veterinárias: Maria Luiza Favaro, Victória Sanchez e Nathalia Felicio, todas residentes em Clínica e Cirurgia.

Residência

Neste oitavo episódio, o programa que é apresentado Adriane Passos e Hélio Itapema, o episódio fala sobre a escolha da medicina veterinária com foco em equinos como profissão e sobre a residência médica escolhidas pelas convidadas.

Cada uma contou os motivos pelos quais escolherem a medicina veterinária como profissão e o porquê a residência em Clínica e Cirurgia. “Acho que neste episódio vamos dar uma luz para estudantes que estão na dúvida de qual residência escolher, é muito relevante já que essa escolha será o fator determinante no futuro desses estudantes”, destacou Adriane Passos.

As convidadas falaram também sobre a residência, os principais desafios, o processo para conseguir uma vaga de residência em faculdades renomadas no Brasil, como a Universidade de São Paulo – USP, conhecida no Brasil inteiro e bastante concorrida.

Além disso, elas abordaram como o mercado se comporta com relação aos residentes, as diferentes formas como os animais são atendidos, já que são atendidos desde cavalos atletas, até equinos de ONG’s e transportes de tração animal.

Podcast Cavalus e parceiros

Para quem perdeu os demais episódios do Podcast Cavalus, eles podem ser revistos através CavalusPlay no Youtube. Vale destacar que o projeto tem como intuito seguir um formato itinerante, com cada temporada produzida em um local diferente. Nesta primeira temporada, as gravações foram feitas durante a ABRAVEQ, realizada em julho na cidade de Campinas (SP). Além da parceria com os convidados, o programa conta com o apoio da Integral Mix e Cutter Jeans.

Por Heloisa Alves/Portal Cavalus
Fotos: Reprodução/YouTube

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Geral

Mega Final CPLD e ETR Premium são os destaques da agenda na terceira semana de novembro

Portal Cavalus apresenta uma lista com as principais provas, de várias modalidades e raças, que acontecerão no país nesta semana

Publicado

⠀em

Mega Final CPLD e ETR Premium são os destaques da agenda na terceira semana de novembro

A terceira semana de novembro vem vindo com tudo, com disputas que vem sendo aguardadas e que com toda certeza serão acirradas, como a Mega Final CPLD e a ETR Premium, ambas sendo realizadas no Rancho Quarto de Milha em Presidente Prudente (SP). Além das provas de Laço, a semana vai ter Cavalgada, disputas do Mangalarga Marchador, entre outras disputas.

Agenda terceira semana de novembro

14 a 18/11

Morfologia Passaporte

Credenciadora Mista

Concentração de Machos

Paleteada

Pato Branco – PR

14 a 19/11

21ª Prova FNSL

Faz. NS Lourdes – Jaguariúna – SP

Crioulaço – Rolante

Laço Criador – Rolante

Parque Estância da Liberdade – Rolante – RS

15/11

Cavalgada Haras CASS

Fazenda Jardim – São José dos Campos – SP

15 a 18/11

Expoferr 2023

Parque de Exposições – Boa Vista – RR

2ª Etapa do Camp. NOPQM 2023/2024

Haras Terra – Narandiba – SP

16 a 18/11

EXPOECE – 3ª Etapa do Campeonato Nordestino

Parque de Exposições César Cals – Fortaleza – CE

1ª Etapa III Copa Rancho Silverado

Rancho Silverado – Jataí – GO

17/11

ETR Premium

Rancho Quarto De Milha – Presidente Prudente – SP

17 a 18/11

Exposição Morfológica

Concentração de Machos

Parque Charrua – Pinheiro Machado – RS

1ª Copa Ranch Western

Haras AMP – Rondonópolis – MT

8ª Etapa do Camp. R. Porta do Céu 2023

Rancho Porta do Céu – Rio Branco – AC

Prova Inauguração MAC Ranch

MAC Ranch – Colatina – ES

Prova Equestris de Três Tambores

Centro de Eventos Equestris – São José do Rio Preto – SP

4ª Etapa do Campeonato PE 2023/2024

Haras ME – Ribeirão – PE

17 a 19/11

Curso Mimi Bezerra

Haras Paiquerê – Campo Largo – PR

Mega Final CPLD

Rancho Quarto De Milha – Presidente Prudente – SP

I Campeonato Capixaba de Marcha e Entrega da Premiação do Circuito F1

Karting Indoor Guarapari – Guarapari – ES

18/11

XIII Copa de Marcha de Pouso Alegre

Hípica das Palmeiras – Pouso Alegre – MG

7º Circuito Caminho Novo de Copa de Marcha – Etapa Juiz de Fora/MG

Hípica das Palmeiras – Pouso Alegre – MG

III Copa de Marcha União do Norte

Parque de Exposições João Alencar Athayde – Montes Claros – MG

I Copa de Marcha Oficial de Durandé

Parque de Exposições – Durandé – MG

Concentração de Machos

Exposição Morfológica

CTG Manotaço, em Gramado – RS

Prova Recanto das Pedras

Parque de Vaquejada – Redenção – PA

23ª Festa do Peão de Pariquera-Açu

Centro de Eventos – Pariquera-Açu – SP

2ª Etapa Regional Interlagos

Heringer Ranch – Casimiro de Abreu – RJ

18 a 19/11

Concurso Completo Nacional Formato Curto

Hípica Vista Alegre – Pirassununga – SP

Por Heloisa Alves/Portal Cavalus
Foto: Divulgação/Rodolfo Lesse – CPLD

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Geral

Podcast Cavalus falará sobre Reprodução Equina no episódio dessa semana

Médico veterinário Dr. Matheus Félix, embriologista e especialista em reprodução equina foi o convidado do episódio que vai ao ar nesta quinta-feira

Publicado

⠀em

Podcast Cavalus falará sobre Reprodução Equina no episódio dessa semana

Nesta quinta-feira (09), às 20h15, vai ao ar mais um episódio do Podcast Cavalus, um programa desenvolvido pelo Grupo Cavalus de Comunicação que, semanalmente, aborda assuntos pertinentes ao meio do cavalo, com convidados especiais e parcerias de peso. No episódio desta quinta, o convidado é o médico veterinário Dr. Matheus Félix, embriologista e especialista em reprodução equina.

Reprodução Equina

Com a apresentação de Adriane Passos e Hélio Itapema, o episódio fala sobre o FIV – Fertilização In Vitro em equinos, uma técnica nova no mercado equestre brasileiro, mas que promete ser promissora. A técnica permite fecundar células reprodutivas de animais de alto valor em laboratório e implantar em uma fêmea receptora.

Durante o programa, o veterinário especialista em Reprodução Equina, falou sobre experiências com o FIV e como os resultados com a técnica são promissores, além disso, o custo-benefício da técnica é relativamente atraente se comparado com a ICSI.

“É de extrema importância estarmos atualizados com as tendências do mercado equino, e essa é uma técnica que parece ser bem promissora nesse mercado. Os nossos ouvintes precisam estar atentos nessas novidades”, comenta Adriane Passos.

Podcast Cavalus e parceiros

Vale destacar que, o Podcast Cavalus, que está disponível no canal CavalusPlay no Youtube, contará com 10 episódios. Além disso, o projeto tem como intuito seguir um formato itinerante, com cada temporada produzida em um local diferente. Nesta primeira temporada, as gravações foram feitas durante a ABRAVEQ, realizada em julho na cidade de Campinas (SP). Além da parceria com os convidados, o programa conta com o apoio da Integral Mix e Cutter Jeans.

Por Heloisa Alves/Portal Cavalus
Fotos: Divulgação/Agência Cavalus

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo