Boa parte dos eventos foi ou está sendo cancelado, porém alguns foram remarcados
Uma das formas de evitar a transmissão do novo coronavírus (COVID-19) entre pessoas é parar com eventos onde um aglomerado de gente se reúna. Por esse motivo, sobretudo, por indicação da Organização Mundial de Saúde e os órgãos estaduais em cada país, eventos estão sendo cancelados ou adiados.
Diversos especialistas estão orientando que as pessoas evitem aglomeração em massa. Portanto, isso inclui rodeios e provas onde há, não só os atletas bem como grande quantidade de público. O primeiro evento de cavalo a ser cancelado foi o NRHA European Futurity que aconteceria no final de março em Cremona, Itália. Em seguida, a Convenção anual da AQHA também foi cancelada.
A escalada dos casos e mortes pelo mundo justifica a adoção de medidas de distanciamento social. Desse modo, estão ocorrendo fechamento de escolas, museus, teatros, cinemas, bares e restaurantes, trabalho remoto, suspensão de eventos, entre outros. De tal forma, que a partir dai diversos eventos do meio do cavalo foram anunciando seus cancelamentos ou adiamentos.
Fomos buscar informações de algumas entidades para esclarecer nosso leitor. Confira!
PRCA
A maior associação mundial do rodeio completo, junto aos organizadores, decidiu por cancelar o famoso Houston Livestock Show & Rodeo, que já estava em andamento, por conta dos temores da propagação do novo coronavírus na cidade. Nesse sentido, a PRCA criou uma lista dos demais eventos cancelados, adiados e mantidos que fazem parte da programação da entidade.
Entre os cancelados até o final de março: Austin (Texas), Mercedes (Texas), Nacogdoches (Texas), Fargo (North Dakota), Winston Salem (North Carolina), Goliad (Texas), Lincoln (Nebraska). Outros importantes foram adiados, como a final nacional dos regionais da PRCA em Kissimmee, Flórida, que aconteceria no começo de abril, e ainda Montgomery (Alabama),Nashville (Geórgia), Beaumont (Texas), Redmond (Oregon), entre outros .
Dessa maneira, a PRCA divulgou apenas as etapas até o final de abril que foram mantidas, canceladas ou adiadas. Lista que vem sendo atualizada em tempo real. Clique aqui para saber de forma mais completa.
Contudo, alguns rodeios já remarcaram datas: Ocala (Flórida), Springfield (Missouri), Waxahachie (Texas), Crave Creek (Arizona), Levelland (Texas). Lista que também encontra-se no link acima.
PBR
Na semana em que estava tudo pronto para a etapa da Duluth, Georgia, a PBR precisou remanejar todo o planejado. Sobretudo, como resultado de decisões tomadas pelas autoridades locais, o rodeio aconteceu, mas de portões fechados. Os fãs puderam pedir reembolso e tiveram que se contentar em ver pela TV ou Internet.
Dadas as circunstâncias atuais relacionadas ao novo coronavírus, a PBR comunicou, portanto, que as decisões serão tomadas caso a caso. E que compartilharão as notícias à medida que as forem tomando. Assim sendo, a etapa dessa semana em Glendale, Arizona, 21 e 22 de março, pela Unleash the Beast, ia acontecer de portões fechados em Pueblo, Colorado.
Contudo, na tarde de segunda (16), a PBR fez uma conference call a partir de Pueblo, sede da associação, com todos os competidores. Conforme fonte do Cavalus, estão proibidos também eventos fechados para mais de dez pessoas, então essa etapa foi suspensa. As etapas da Velocity Tour e Touring Pro já estavam canceladas. Porém, na data de hoje (18) a PBR ainda mantém as de abril confirmadas, como Sioux Falls, South Dakota, de 3 a 4.
De acordo com o comunicado da PBR, a saúde e a segurança de qualquer pessoa que esteja participando, trabalhando ou competindo em um evento continua sendo prioridade. “A PBR está tomando uma série de medidas, incluindo a limitação significativa de nossa equipe de produção e operações, examinando cada indivíduo conforme as diretrizes do CDC”.
NRHA
Entre as primeiras medidas que a National Reining Horse Association tomou em face as notícias da propagação da COVID-19, foi o fechamento do escritório em Oklahoma City de 16 a 30 de março. Contudo, o staff continuará atendendo os sócios para esclarecimentos e o que for possível resolver remotamente via email.
Alguns dias depois desse anúncio, a NRHA divulgou nota recomendando o adiamento dos eventos de Rédeas pelo menos pelo período de 30 dias. De acordo com a nota, “é questão de segurança e uma emergência nacional. E a ação leva em consideração a saúde de todos os envolvidos nos eventos”.
Entre as provas que estão nessa janela dada pela NRHA – até 13 de abril – encontram-se shows não só nos Estados Unidos, assim como na Europa – além do European Futurity que foi o primeiro a ser remarcado. Entre os mais esperados nesse período, o Cactus Reining Classic, que começaria essa semana em Scottsdale, Arizona, foi cancelado. Contudo, a organização do NRBC, marcado para 12 de abril, mantém o evento por enquanto.
NCHA
O maior evento de Apartação que começaria dia 24 de março até 18 de abril foi adiado. Informou em nota a National Cutting Horse Association a respeito do Super Stakes por conta da situação atual do novo coronavírus (COVID-19). Era a segunda etapa da NCHA Triple Crown e a sede seria Fort Worth, Texas.
“A segurança e o bem-estar de nossos membros e convidados é nossa maior prioridade”, afirma Jay Winborn, diretor executivo da NCHA. “Embora estejamos profundamente tristes por ter que adiar o evento, respeitamos as decisões tomadas pelo governo e pelas autoridades de saúde”.
A NCHA está procurando outra data para remarcar o evento. Data que será divulgada em breve. O adiamento do Super Stakes teve anuência do prefeito de Fort Worth, Betsy Price. Outra grande prova de Apartação anunciou cancelamento. O Breeder’s Invitational, aconteceria em Tulsa, Oklahoma, de 9 a 23 de maio. Neste link a NCHA dá orientações e lista os eventos que estão sofrendo de maneira idêntica.
NRCHA
À luz da situação atual do coronavírus, o conselho da National Reined Cow Horse Association tomou a difícil decisão de adiar NRCHA Stallion Stakes. Seria o segundo evento principal da associação em 2020, marcado para 27 de março a 4 de abril, no South Point Equestrian Center, em Las Vegas, Nevada.
“Foi uma decisão difícil, para dizer o mínimo. Entendemos e apreciamos os esforços de todos para preparar seus cavalos. Todo mundo investiu muito. Contudo, o conselho examinou e discutiu a situação atual sob todos os ângulos. Por fim, sentimos que adiar até que a situação esteja sob controle é do interesse de todos por várias razões”, afirma Corey Cushing, presidente da NRCHA.
As expectativas eram altas já que esse é um novo evento da NRCHA. A prova tinha antes o nome de East Coast Reined Cow Horse Classic. Todavia, não era um evento oficial da Associação. Uma nova data será proposta e divulgada em breve.
USTRC
Inicialmente, para as provas de Team Roping, regidas pela WSTR/USTRC Roping Operations, que é o maior campeonato da modalidade nos Estados Unidos, não haveria paralisação. No comunicado do dia 12 de março, a empresa se disse consternada com toda a situação. Mas, por entender que seus eventos não excedem 500 pessoas ao mesmo tempo no recinto, decidiu por manter o calendário até segunda ordem.
Dizia na semana passada: “Continuamos monitorando a situação e faremos o que for necessário para manter nossos membros e nossa equipe seguros e saudáveis. Sabemos que o desejo de todos é continuar competindo. Nos próximos meses, vamos avaliar a manutenção ou não do calendário atual de provas”.
Todavia, na tarde dessa terça (17) fez o primeiro anúncio: a USTRC Finals foi remarcada. Após muitos anos acontecendo em outubro, o evento estava marcado para 21 a 26 de abril em Fort Worth, Texas. A cidade, assim como aconteceu com outras, fechou para todos os eventos com público. Essa determinação forçou a USTRC a remarcar a final para setembro, de 7 a 14, no Will Rogers Memorial Center.
Em cidades em que a circulação, mesmo com restrição, é permitida, as provas agendadas não foram canceladas, como o evento da USTRC no NRS Event Center, esse final de semana. Alguns estão sendo reagendados para abril. A ideia deles é investir em ferramentas para ao promover o distanciamento social, manter os fãs do esporte conectados. Todo o andamento de mudança de calendário será informado pelos canais oficiais.
Aos que escolherem participar, a USTRC encoraja o bom senso. Ou seja, pede aos laçadores que não viaje se não estiver se sentindo bem ou tiver tido contato com alguém doente. Visto que o CDC está recomendando o distanciamento social. Sobretudo, lembra que a higienização das mãos pode ajudar.
WEF
Em resposta à ameaça do novo coronavírus (COVID-19) e às recomendações da Federação Equestre dos Estados Unidos (USEF) e da Federação Equestre International (FEI), a empresa promotora do Winter Equestrian Festival tomou a difícil decisão de cancelar a programação das duas semanas que faltavam para o fim do evento.
Com US$ 13 milhões em jogo nas 12 semanas de competição, o encerramento de um dos maiores eventos de Salto do mundo estava programado para acabar no próximo dia 29 de março. “No momento, a ameaça é relativamente baixa, mas após consultar a USEF e a FEI, decidimos cancelar as duas últimas semanas de competição. Com o propósito de proteger todos os envolvidos”, afirma Michael Stone. “Assim também, incentivamos todos os membros da comunidade equestre a operar com muita cautela, pois todos trabalhamos nessa situação”.
Na nota, o WEF ainda lista as diretrizes do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC): Ficar em casa se estiver doente, exceto para obter assistência médica; cubra a boca se for tossir ou espirrar; lave as mãos frequentemente com água e sabão, principalmente depois de ir ao banheiro, antes de comer e depois de assoar o nariz, tossir ou espirrar; evite tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas; limpe diariamente superfícies e objetos tocados com frequência.
Outros
O Road to the Horse, em Lexington, Kentucky, que seria de 19 a 22 de março, foi reagendado para 18 a 21 de junho. As finais mundiais do Better Barrel Races de Três Tambores estão mantidas para Oklahoma City entre 22 e 26 de abril. Também foi adiado a 147ª edição do Kentucky Derby, famosa corrida de cavalos PSI, que aconteceria em Louisville, Kentucky, dia 2 de maio. Isso não acontecia com esse evento desde a Segunda Guerra Mundial.
A WCRA mantém seus próximos eventos por enquanto. A Semifinal em Guthrie, Oklahoma, será de 12 a 16 de maio. Assim como a final WCRA Segment 5 Major, no mesmo local dia 16 de maio, e o WCRA Segment 5 Youth Major, 14 e 15 de maio. Em contrapartida, os hipódromos de Louisiana Downs, Sunland Park, Ruidoso Downs, Prairie Meadows estão fechados. Contudo, Los Alamitos e Remington Park mantém as corridas, porém sem público. Relação completa no site da AQHA.
Eventos de outras associações, modalidade e raças também estão sendo cancelados, adiados ou mantidos ao redor do mundo. Fique ligado aqui no portal Cavalus.
Por Equipe Cavalus
ATUALIZADO 18/03/2020 às 10:15
Crédito da foto: Cedida/Pixabay
Leia também:
Coronavírus: ABQM anuncia o adiamento do 30º Congresso Brasileiro
Derby ANCA é cancelado por conta do coronavírus
Finais da Copa do Mundo da FEI são canceladas devido ao coronavírus
CBH e FPH decidem pelo cancelamento dos eventos
Hípica de Campinas suspende atividades por causa do coronavírus
Rodeio de Houston é cancelado por causa do coronavírus
Convenção da AQHA é cancelada por causa do coronavírus
NRHA European Futurity adiado por Coronavírus