Seguindo o que está acontecendo em todo o mundo, eventos de cavalo e rodeio no Brasil também estão sendo cancelados
Como todos nós sabemos, há um novo vírus apontado como uma variação da família coronavírus. A doença foi originada na China e nomeada oficialmente pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como COVID-19. Sobretudo, é importante reforçar que um paciente infectado por coronavírus pode transmitir a doença para até três pessoas.
Dessa forma, cientistas destacam que as ações de isolamento servem para a redução de danos, uma vez que ainda não há uma vacina contra este novo vírus. Tendo em vista as orientações da OMS, dos governos federal, estadual e, principalmente, municipal, a ANCA cancelou os eventos dessa semana.
Seriam realizados o ANCA Derby ‘Moms Silverado Cat’ e também a segunda etapa do Campeonato Paulista de Apartação. Em comunicado, a associação disse que “em breve traremos mais notícias a respeito de novas datas e/ou restituição de valores gastos com inscrições”.
Dados dessa segunda-feira (16) mostram que o Brasil tem 234 casos confirmados do novo coronavírus, de acordo com o ministério da Saúde. Há ainda 2064 casos suspeitos. São 152 casos confirmados em São Paulo e 31 no Rio de Janeiro. Ao todo, 15 estados e o Distrito Federal têm casos confirmados.
Os primeiros eventos a serem cancelados ou adiados aconteceriam em Estados Unidos e Europa. Contudo, todas as ressalvas para que não ajam reuniões com aglomeração de pessoas precisam ser atendidas. E assim, diversos eventos aqui no Brasil passaram a anunciar cancelamento ou adiamento.
Jockey de Sorocaba
As finais dos GPs Torneio Início e Challenge, assim como as classificatórias do GP Super Sprint e Leilão Haras Brasil estão mantidas para 21 de março no Jockey Club de Sorocaba. No comunicado, a diretoria do JCS diz ainda que haverá, contudo, restrição de contingente para não exceder o limite de 500 pessoas.
“Serão permitidos nos eventos apenas a presença de proprietários e profissionais e não será permitida a entrada de menores de 15 anos e familiares de profissionais”. A decisão foi divulgada com base nas determinações inerentes ao setor privado do Decreto 64.862 de 13/03/2020 do Governo do Estado de São Paulo.
Em vigor desde a data de sua publicação, o Decreto de João Dória, Governador do Estado de São Paulo, considerando a existência de pandemia do COVID-19, recomenda que empresas privadas, órgãos ou entidades autônomas suspendam eventos com público superior a 500 pessoas.
A nota do JCS diz ainda que, preventivamente, todos os demais eventos da temporada serão adiados em 30 dias. “Essas medidas visam garantir o menor risco de disseminação do vírus e consecutivamente a segurança de todas as pessoas envolvidas nas corridas, bem como de seus familiares”.
Todavia, a diretoria do Jockey afirma que essa medida pode ser revista a qualquer momento, caso ocorram novas determinações emergenciais a nível Municipal, Estadual e/ou Federal.
Provas
As próximas etapas do Campeonato Portal Vaquejada foram adiadas. Iam acontecer de 18 a 22 de março, em Campo Grande/AL, no Parque Parque Evanio Higino; e de 24 a 29 de março, 5ª Vaquejada do Parque das Palmeiras, GP HFJ 2020 e o V Leilão HFJ, no Complexo Fabio José, em Lagarto/SE. O motivo foi a obediência às orientações das autoridades públicas, em vista da pandemia do coronavírus. Além dessas, vaquejadas de outros campeonatos pelo nordeste também anunciaram seus cancelamentos ou adiamentos.
Falando em Vaquejada, o 11° Congresso & Derby e 4ª Copa dos Campeonatos da ABQM que acontecia no Parque Rufina Borba acatou o Decreto Estadual que restringe evento para mais de 500 pessoas. A prova teve seu encerramento no domingo (15) com portões fechados, sem a presença do público.
A segunda etapa do 17° Campeonato Gaucho de Rédeas foi cancelada. Em comunicado, a ARCR tomou tal decisão com o propósito de resguardar a saúde dos competidores, suas equipes e o público em geral. “Além disso, nos colocarmos em sinergia ao movimento nacional para resguardar a saúde e segurança de toda a população. A Diretoria da ARCR está empenhada em continuar monitorando este caso, a fim de resolver da melhor forma possível para todos”. Nova data será divulgada.
Uma prova bastante aguardada pelos bezerreiros, o I Tie Down Roping Stars, foi cancelado. Aconteceria este final de semana, dia 21 de março, no Rancho Mariana, em Altinópolis/SP. Foi anunciado também que o Breakaway Roping, que aconteceria durante etapa do CPTR, do mesmo modo, foi cancelado. Modalidade que também seria realizada no Roping Stars.
Rodeio
A Diretoria da ANTT informou que a etapa que seria realizada durante a 46ª Festa do Peão de Boiadeiro de Colorado foi adiada por tempo indeterminado. Acatando, portanto, a decisão da Sociedade Rural de Colorado em adiar todo o evento, recomendação das autoridades de saúde em relação ao COVID -19. “Entendemos e apoiamos a decisão dos organizadores neste momento tão delicado em que passa o nosso país e informaremos as nossas associadas quando houver uma nova data oficial para a realização da etapa”.
Em nota, a Sociedade Rural de Colorado, se mostrou consternada coma situação do País. “Diante das deliberações da Organização Mundial da Saúde, do governo do Estado do Paraná e, principalmente, da previsão de agravamento da situação no curto prazo, estamos diante de uma das mais difíceis decisões já tomadas”.
A Sociedade Rural do Paraná, considerando as recomendações das autoridades competentes e também em conformidade com os decretos municipal e estadual que orientam a suspensão de eventos que provocam aglomerações, devido ao avanço do Coronavírus, comunicou também a suspensão da ExpoLondrina 2020 na tarde de terça (17). Entre as disputas, etapa do CNR de Três Tambores.
Em concordância absoluta de que neste momento, o mais importante é garantir a saúde da população, o Ribeirão Rodeo Music informa que seguirá rigorosamente as orientações e determinações dos órgãos de saúde competentes. Portanto, o evento que aconteceria de 25 de abril a 2 de maio em Ribeirão Preto/SP, está adiado. Nova data será divulgada. De maneira idêntica, anunciaram os organizadores da 35ª Festa do Peão de Boiadeiro de Monte Sião/MG, marcada para 26 a 29 de março.Assim que for possível, a festa será remarcada.
Outros
O 11° Show de Três Tambores ZD & EK que aconteceria em Araçatuba, antecedendo o Congresso da ABQM, dias 16 e 17 de abril, foi adiado. Assim que possível, os organizadores anunciarão nova data. No entanto, a 34ª Festa do Peão de America, marcada somente para junho – 10 a 21 – acompanha o desenrolar dos fatos e não tomou nenhuma decisão a respeito de adiamento ou cancelamento.
Em razão de precaução contra riscos de avanço do coronavírus, a NBHA Brazil, sob recomendação do Decreto nº 64.862, do mesmo modo informou o adiamento da 4ª etapa da III Copa Avaré de Tambor e Baliza, que aconteceria de 3 a 5 de abril em Avaré/SP. O Regional Oeste, a priori, remarcou a 4ª etapa – que aconteceria 26 a 28 de março – para de 30 de abril a 2 de maio.
*À medida que ficarmos sabendo de outros eventos essa matéria será atualizada.
Por Equipe Cavalus
ATUALIZADO 20/03/2020 às 14:01
Crédito da foto: Divulgação/Foto Perigo/ANCA
Leia também:
Coronavírus: ABQM anuncia o adiamento do 30º Congresso Brasileiro
Coronavírus: confira a relação de eventos cancelados no exterior
Finais da Copa do Mundo da FEI são canceladas devido ao coronavírus
CBH e FPH decidem pelo cancelamento dos eventos
Hípica de Campinas suspende atividades por causa do coronavírus
Rodeio de Houston é cancelado por causa do coronavírus
Convenção da AQHA é cancelada por causa do coronavírus
NRHA European Futurity adiado por Coronavírus