Luciano Rodrigues nos mostra em sua coluna da semana um passeio sobre as linhagens dominantes em cavalos de Apartação
A modalidade Apartação é uma das mais antigas e tradicionais nos Estados Unidos. Envolve, acima de tudo, grandes treinadores e criadores dedicados ao esporte. Sua administração e organização são da National Cutting Horse Association – NCHA.
Anualmente, a associação de Apartação americana divulga listas de classificação dos animais e treinadores que participam dos eventos. Uma das listas é a classificação dos competidores/animais que mais faturaram no ano na categoria Aberta (World Standings: Open).
Através destes dados cataloguei as gerações dos dez primeiros colocados dos anos de 2015 a 2018, totalizando 40 animais, com idade média de 7 anos. Para captar as informações das gerações de cada animal, fiz as pesquisas pelo AllBreed Pedigree. Assim, com estes dados em mãos utilizei da Tabela Dinâmica para mensurar o número de vezes que cada animal aparece nas gerações dos animais selecionados.
Antes de mais nada, o resultado desta análise fornece os animais que mais aparecem nas linhagens dos animais de Apartação no período do estudo. E vale reforçar ainda que as gerações analisadas são: filho (1ª), pai (2ª), avô (3ª), bisavô (4ª), tataravô ou trisavô (5ª), tetravô (6ª).
LEIA TAMBÉM
Quinta e Sexta Gerações
Conforme análise, a sexta geração tem uma predominância de Doc Bar, sendo ele o que mais aparece nas linhagens dos cavalos de Apartação. São 120 aparições, sendo que em segundo lugar estão empatados Dandy Doll e Lightning Bar, ambos com 52 aparições.
Eventualmente, Doc Bar aparece na quinta geração novamente, como animal com maior predominância nas linhagens. São, portanto, 52 aparições, quase o dobro do segundo colocado, Doc Olena, com 34 aparições. Vale lembrar que Doc Olena é filho de Doc Bar em mãe Poco Lena (descendente de Poco Bueno e Sheilwin).
Terceira e Quarta Gerações
Smart Little Lena lidera a quarta geração, filho de Doc Olena e Smart Peppy. O garanhão aparece 21 vezes, enquanto que em segundo lugar encontramos Peppy San Badger, que aparece 19 vezes. A terceira posição é ocupada por High Brow Hickory e Smart Little Kitty com 17 aparições cada. Ambos descendentes da linhagem de Doc Bar.
Em um dos maiores cruzamentos do Quarto de Milha surge a lenda High Brow Cat, filho de High Brow Hickory e Smart Little Kitty, ambos presentes entre os líderes da quarta geração. Sem dúvida, High Brow Cat é um dos maiores avós da Apartação, e aparece 17 vezes na linhagem da terceira geração. Seguido de Dual Pep, outra lenda da modalidade, com dez aparições.
Primeira e Segunda Gerações
Percebe-se que a linhagem de High Brow Hickory e Smart Little Kitty, principalmente pelo filho High Brow Cat, ocupa a primeira colocação da segunda geração, com nove aparições. O segundo lugar é de Dual Rey, com sete aparições, filho de Dual Peppy. A fim de prosseguir com a descendência de High Brow Cat, surge na terceira posição Mettalic Cat.
Pode-se dizer que a linhagem dos animais da Apartação, até a quarta e terceira gerações são cavalos encontrados nas linhagens de Rédeas também. Assim sendo, é a partir da terceira geração e se firmado na segunda que se define alguns animais como sendo especificamente da modalidade, principalmente da família Cate Hickory.
Por fim, chegamos à primeira geração, sendo mensurados os animais que mais aparecem na lista divulgada pela NCHA. Dessa lista, encontrei quatro animais empatados com duas aparições entre os dez animais mais pontuados pela no período de 2015 e 2018: Cat Black I, CR Sun Reys, Dont Stopp Believin (foto) e Stylish Bet.
Colaboração: Luciano Ferreira Rodrigues Filho
Cavaleiro e Pesquisador | Campeira Dom Herculano | lu_fr@yahoo.com.br
Crédito da foto: Divulgação/Cutting Horse Central
Veja outras notícias no portal Cavalus