Dai vem seu nome. Uma típica raça de cavalo de tração, e a mais conhecida das raças equinas francesas
Originário da região do nordeste da França, em Le Perche, províncias de Sarthe, Eure-et-Loir, L’Orne, o Percheron em sua formação recebeu misturas das raças Shire, Belga e Arahe. A elegância do Percheron, surpreendentemente numa raça tão pesada, faz com que ele se pareça mais um Árabe exageradamente crescido, e certamente alguns de seus ancestrais eram Árabes. Ele deriva de cavalos orientais e normandos, misturados há muitos séculos e posteriormente cruzados novamente com poucos Árabes.
No tempo das cruzadas, o Percheron era reconhecido amplamente como um cavalo superior devido à sua calma e sensatez, bem como por sua característica beleza e estilo. No século XVII, cavalos produzidos em Le Perche conseguiram difundir notoriedade e tinham grande demanda em dinheiro em diversas utilizações na França. O Percheron nesse tempo era provavelmente muito ativo. Por volta do século XIX, o governo francês estabeleceu uma criação em Le Pin, para o desenvolvimento de exército montado. Em 1823, um cavalo com o nome de Jean Le Blanc nasceu em Le Perche e a partir daí toda linhagem Percheron foi direcionada.
Aprimorada e definida em padrão através dos tempos, a raça se espalhou pelo mundo, principalmente para o continente americano, onde é amplamente utilizada, geralmente em áreas de relevo acidentado. Animal de porte vigoroso e bom tamanho, é ao mesmo tempo dócil, manso e fácil de domar. Na França, atualmente, existem cinco tipos de Percheron: Auge, Berry, Loire, Maine e Nivernais. Eles são incluídos no Stud Book do Percheron e possuem seus próprios em separados. Na Grã-Bretanha, o Percheron tem sido criado visando à exclusão de toda a pelagem de suas patas e é muito usado para o cruzamento com o Puro Sangue Inglês para produzir o tipo perfeito de cavalo de caça de peso pesado.
Após a II Guerra Mundial, o invento de modernos tratores quase levou a raça à extinção. Entretanto, alguns fazendeiros, dedicaram-se à preservação da raça. Por volta da década de 60, houve um renascimento dos cavalos de tração nos Estados Unidos, com os americanos redescobrindo a utilidade dos cavalos de tração. Os Percherons estão hoje retornando para as pequenas fazendas e trabalhando nas florestas. Centenas de Percherons são usados para recreação e em desfiles.
É um animal bem proporcionado, com ossos duros e de pé firme e forte, utilizado para carruagens e trabalho. Destinado a trabalhos agrícolas ou urbanos, é um trabalhador de grande envergadura, consagrado à tração de todo o tipo de carga. Quanto à sua constituição, a raça articula-se em dois tipos diferentes: o grande (Trait Percheron), de maior peso e altura, destinado à tração pesada; e o pequeno (Diligencier Percheron), de menores dimensões, para o tiro mais leve. Em ambos casos seu temperamento é o mesmo. Seu aspecto é colossal, mas tem uma estrutura tão proporcionada que não aparenta ser tão pesado quanto de fato é.
A raça é usada também para esportes, em competições de carruagens, paradas de circo, desfiles comemorativos e, por sua docilidade, está sendo cruzado com raças leves para fornecer animais de Salto e Polo. A altura média de um Percheron adulto é de 1,66 m, sendo que a mínima permitida é de 1,58 m e a máxima é de 1,72 m, tanto para machos como para fêmeas. O peso médio é de 900 Kg. A pelagem mais comum é a tordilha, mas a preta também chama atenção.
Cavalos Percheron serviram nas tropas de Napoleão Bonaparte e chegaram ao Brasil com a mesma finalidade. Também foram utilizados pelo Exército Brasileiro para tracionar peças de artilharia. Hoje ele é criador em todo o País com finalidades bem mais pacíficas. É pequeno o número de criatórios, mas quem cria garante que existe um bom mercado para esses animais.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Fazemos isso para melhorar a experiência de navegação e exibir anúncios personalizados. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.