A entrevista de hoje é com o presidente do Núcleo Paulista da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Pampa – ABC Pampa, Alessandro Mandini. Ele fez uma retrospectiva da raça neste ano e nos deu detalhes sobre o que o associado e criador de Cavalo Pampa pode esperar para 2022.
Diferente da maioria das raças, a ACBPampa conseguiu realizar sua Exposição Nacional, reunindo 300 animais em pista, surpreendendo pela qualidade apresentada.
Confira a entrevista!
Portal Cavalus: Como foi 2021 para a raça Pampa?
Alessandro Mandini: Ao contrário das outras raças, a gente teve um ano produtivo. Conseguimos realizar a nossa Exposição Nacional, mesmo em um ano de pandemia, em que colocamos 300 animais em pista, é uma raça relativamente em formação, mas ainda assim, manteve seu compromisso de estar sempre presente.
A nossa parte de registro genealógico continuou ativa, nós temos uma característica muito grande na parte social, com provas mirins e amazonas. Então, nossas Exposições são muito bem frequentadas e movimentaram a nossa raça.
Portal Cavalus: Como foi a Nacional da Raça?
Alessandro Mandini : Foi uma Nacional com um leilão, aconteceu no Rio de Janeiro, e nossa raça abrange vários andamentos de cavalo e cada um deles foi muito bem representado. Foram quatro dias de Exposição, com 300 animais em pista, muitas vendas no leilão, com uma média muito boa.
Na ocasião, foi instituída a nova diretoria do Núcleo Paulista, com isso a gente volta a reativar o mercado do estado que estava muito parado.
Portal Cavalus: Quais são as expectativa para 2022?
Alessandro Mandini: A nossa perspectiva do Núcleo São Paulo é trabalhar com pelo menos seis eventos no ano que vem, contamos com Copa de Marcha e Exposições, nosso interesse é que a nossa Nacional seja no nosso estado ano que vem, então vai ser uma retomada da raça Pampa muito forte aqui em São Paulo.
Em nível nacional, nossos espaços de maior extensão se concentram no sudeste, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas, mas a presença de Núcleos na Bahia e em outros estados começa ser interessante para fomentar ainda mais a raça.
Portal Cavalus: O que o criador de São Paulo pode esperar para 2022?
Alessandro Mandini: Pelo menos que os eventos aconteçam, por isso a gente incentiva a todos aqueles que têm animais a serem registrados que os façam. As exposições são extremamente democráticas, somos uma associação que pressa pelo bom cavalo, pela boa demonstração e pela família. Então, aquele espírito competitivo dá lugar para um espírito satisfatório de você estar ali com sua família, mostrando seu animal, não importa se é um criador muito grande ou um usuário com dois animais, todos são bem-vindos.
No site abcpampa.org, a partir de janeiro, já teremos a divulgação de todo o calendário do ano do nosso estado (São Paulo). A gente sabe da dificuldade que vai ser, mas temos muita gente com bons animais nascidos em 2020/21 que vão se sentir muito felizes em expô-los nos nossos eventos.
Também em janeiro, todas as agendas nacionais de 2022 já estarão divulgadas. Fiquem atentos a programação do site ou ao nosso Instagram e ali estarão disponibilizados todos os eventos que a gente vai participar.
Por: Camila Pedroso
Fotos: Divulgação