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Trabalho em equipe para fazer o sonho dar certo

Karoline Rodrigues reproduz a seguir um texto que fala sobre as melhores práticas para manter o trabalho de quem lida com cavalos e a vida pessoal em equilíbrio. Confira!

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Cada vez mais e mais profissionais que trabalham com cavalos estão se unindo aos seus cônjuges para manter os negócios na família. Trabalho em equipe!

Mas, como lidar com esse dia a dia de forma tranquila e manter a vida pessoal conjunta em ordem? Traduzi um texto da Megan Arszman para NRHA Pro Trainer Fall de 2019 e reproduzo aqui com carinho.

Companheira #1: Laura Mae Schoeller

Quando Laura Mae Schoeller conheceu Robin Schoeller, os dois competiam um contra o outro na pista como profissionais. Na verdade, os dois cavaleiros também treinavam competidores jovens que tiveram um papel significativo em juntar os dois.

No começo do relacionamento, Laura continuou a competir na aberta, mas depois de ser diagnosticada com uma doença autoimune passou por uma transição natural. Ajudante do marido que acabara de montar seu próprio negócio depois de trabalhar para o maior ganhador da NRHA, Shawn Flarida.

Ela saiu do CT de Ollie Griffith e parou, gradativamente, de dar aulas e montar. Quando o marido começou o negócio dele, eram só os dois. Então, Laura ajudava nas baias e cuidava da papelada também. Trabalharam duro para fazer tudo que precisava ser feito.

Conforme o negócio de Robin cresceu e eles começaram a família, ela migrou ainda mais para o lado administrativo. Uma escolha fácil, de acordo com Laura. Cuidar dos filhos é um trabalho em tempo integral e ela seguiu. Além de ficar com a parte de escritório e do marketing para que o Robin pudesse focar em montar.

Antes de mais nada, conta que sempre adorou esse outro lado do negócio. Ao longo do tempo, conquistou um cartão de Non Pro que ainda não usou, mas espera usar um dia.

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Companheira #2: Ginger Schmersal

Quando Ginger Schmersal montava com o NRHA Million Dollar Rider Randy Paul, não fazia ideia que o cara que foi trabalhar como assistente dele seria seu marido e sócio. Quando ela e Craig Schmersal, ganhador de US$ 4 milhões pela NRHA, se casaram, dividir o negócio foi uma decisão fácil.

Ginger conta que não houve discussão quanto a isso, já que era formada em Negócios. E, certamente, ela não é treinadora. Então, em sua visão, administra tudo que não implica em treinar cavalos. Seu objetivo é manter Craig na pista fazendo o que ele faz melhor. Ela lida, basicamente, com todo o resto.

De sua experiência, aconselha quem pensa em tocar o negócio junto com o marido. Segundo Ginger, a coisa mais importante é ter tarefas definidas. Assim, seus clientes sabem com quem falar e todos sabem como funciona.

No início da carreira e do negócio, ela lembra que os clientes a procuravam bastante. Então, viu a necessidade da divisão. Se eles têm uma questão sobre os cavalos, falam com o Craig; mas se for uma questão sobre cobrança, com ela.

Ginger revela que sempre houve respeito para o espaço de um de do outro. Ela não fala com ele sobre o treinamento e ele não fala com ela sobre dinheiro. Cada um tem o seu papel e as linhas são bem claras sobre quem faz o que. Em sua opinião, é por isso que funciona.

Companheira #3: Michele Flarida

Com uma família cheia de cavaleiros agora, você não acreditaria que a primeira vez que Michele Flarida viu um cavalo ao vivo foi no seu primeiro encontro com Shawn. O casal se conheceu no ensino médio, ele era amigo da irmã de Michele.

Enquanto Shawn começava seu centro de treinamento aos 18 anos, Michele foi fazer faculdade na Universidade de Miami em Oxford, Ohio. Depois de alguns anos trabalhando na Procter & Gamble e seis meses depois de ter seu primeiro filho, Cody, os Flaridas decidiram que era o momento de ter seu próprio lugar e seu próprio negócio.

Michele admite que aprender a administrar um centro de treinamento foi em grande parte batismo de fogo. Mas não a desviou do seu caminho. Ela cuida dos clientes, dos preparativos de viagem para o Shawn, inscrições de provas. Cuida também da cobrança, agendamento de ferreiro e veterinário. Tudo mais que diz respeito às finanças, para que o marido possa focar em montar e apresentar os cavalos.

Claro que a família, incluindo a filha Courtney e o filho mais novo Sam, teve que passar por uma adaptação quando Michele foi diagnosticada com câncer de mama há quatro anos. Shawn reduziu viagens e provas; no entanto, Michele estava determinada a não deixar a doença mudar o rumo dos negócios. Decidiram que não chegariam ao ponto de não seguirem adiante.

Papel #1: Administrar a família

Laura é mãe de duas crianças: Luca (6 meses) e Janna (6 anos). Tomam muito do seu tempo e foco, enquanto ela também equilibra os negócios. O jeito é ser criativa. Fazer o que pode depois que as crianças dormem à noite ou antes delas acordarem de manhã. E ainda arrumar tempo para dar a eles o foco e atenção que eles precisam e merecem.

Ela conta ainda que a ajuda extra dos pais é crucial com as crianças. Em 2016, Regina, a mãe de Robin, se mudou para os Estados Unidos para estar mais perto deles e ajudar com Janna e Luca. Eles reformaram uma parte da casa para ela e sempre que necessário, a avó assume. Assim como o casal têm a ajuda dos pais de Laura, especialmente durante as provas.

Ginger lembra que administrar o centro de treinamento enquanto criava seus quatro filhos (Chris, Nick, Brendyn e Addy) era caótico. Até hoje ela acha que eu nunca equilibrou bem os dois (ser mãe e administrar o negócio).

Admite que às vezes alguém ou alguma coisa sofria. Um dia eram os negócios, no outro Craig e talvez as crianças ou ela mesma. Sua dica é: tente compensar no dia seguinte. Todos os dias não são perfeitos e é preciso fazer o melhor possível e estar ok com isso.

Papel #2: Administrar o escritório

Os horários de Laura são mais flexíveis do que se ela trabalhasse em tempo integral em outro lugar, o que é perfeito para ter tempo para suas crianças. Ela usa o Quick Books para ajudar com as contas e cobranças.

Ao lado de Robin, montou uma planilha que ele preenche todos os dias. Assim, como administradora, ela sabe se um dos cavalos não se sentiu bem e um veterinário cuidou dele. Ou um ferrador fez algum serviço. Para funcionar, é claro, a ajuda do marido é essencial. O trabalho dos dois flui melhor já que ele se certifica que a esposa saiba de tudo que está acontecendo sem ficar perguntando toda hora.

Crescer como uma menina que amava os cavalos e fazer disso uma carreira e uma paixão foi uma coisa positiva para Ginger. Ela ama a indústria do cavalo, os cavalos e é uma pessoa que lida bem com pessoas. Então, está feliz com todos os aspectos do seu negócio.

O lado negativo, em sua visão, é que não sabe exatamente se existe um lado negativo. Mas se tivesse que dizer algo, seria que é sempre difícil sair de casa e fazer algo não relacionado aos cavalos. Os dois são cruciais para o negócio andar. Eles são ‘o negócio’.

Karoline Rodrigues reproduz a seguir um texto que fala sobre as melhores práticas para manter o trabalho em equipe de quem lida com cavalos
Relações de pais e filhas também valem para essa assunto

Papel #3: Administrar a aposentadoria

Recentemente, os Schoellers expandiram os negócios de apenas treinamento para também uma operação de reprodução. Antes de mais nada, decisão tomada pensando no futuro. Por exemplo, acidentes acontecem na indústria do cavalo. De uma hora para outra, as coisas podem mudar. E foi depois que Robin sofreu um acidente que ‘luzes se ascenderam’ na cabeça deles. E se ele se machucar e não puder mais treinar cavalos?

Ginger concorda que a vida depois que se começa a treinar não é uma opção viável, mas sim uma grande preocupação. Ela sabe que o marido Craig ‘tem prazo de validade’. Todos os treinadores têm. Por isso, desde o início planeja a aposentadoria dele. Se ele se machucar, essa aposentaria pode ser amanhã. Ela conta que sempre foi muito cuidadosa em como investir e administrar o dinheiro deles. Comprou imóveis e ranchos ao longo dos anos.

Os Flaridas também usam uma consultor financeiro, que coincidentemente é um cliente e amigo. De cara, foram aconselhados a pegar um pouco do dinheiro guardado e colocá-lo num lugar seguro para as crianças e a faculdade. Para Michele e Shawn, algo muito importante. Trabalharam duro durante toda a vida para dar isso aos filhos.

Michelle diz que sente um pouco pelos treinadores jovens que estão começando agora. Ela sabe que o negócio é muito mais difícil hoje do que era há 20 anos. Segundo ela, não é um jeito fácil de sobreviver em qualquer aspecto. É mais difícil começar hoje do que quando eles começaram.

Papel #4: Administrar a vida pessoal

Tempo para si mesma e com o seu parceiro conjugal é importante para manter a sanidade e o relacionamento. Mas, para treinadores e seus cônjuges isso pode ser difícil de conseguir. Qualquer pessoa da indústria de cavalos vai atestar essa frase.

Robin e Laura, por exemplo, ainda não tiveram sua lua de mel. E vai além: sabe que uma pessoa tem que ter determinação para ser cônjuge de um treinador. E como ela já esteve no lugar dele antes, ainda que não no nível técnico dele com os cavalos, diz que entende e ama essa vida tanto quanto ele.

Aprendeu, sobretudo, a apreciar os momentos mais simples de estar junto como família e como casal. Até quando estão trabalhando, conseguem passar um tempo juntos, Os Schmersals tiram um dia da semana para sair do rancho em Scottsdale, Arizona. Toda quinta-feira a noite é o momento deles.

Fazem isso há anos. E as crianças gostam porque podem comer o que quiserem e fazer bagunça quando os pais não estão em casa. Aproveitam, então, para falar sobre qualquer coisa, não necessariamente coisas de cavalo, mas a tendência é acabar falando disso. Tem como fugir?

Papel #5: Administrar conflitos

Maridos e esposas trabalhando juntos pode dar problemas. Mas essas três mulheres concordam que é importante estabelecer limites muito claros de qual lado do negócio cabe a cada um.

Laura confessa que ela e o marido discordam às vezes. Mas como o objetivo é o mesmo, a conversa é tranquila. Se não chegam a uma decisão comum, deixam para o dia seguinte, depois de uma boa noite de sono. Ai sim conversam e decidem o que os dois acham ser a solução mais prática e adequada para qualquer que seja a situação.

Ginger reitera que cada um decide sobre o assunto que cabe a eles no dia a dia, ela os negócios e ele os cavalos. E há respeito a essa regra, mas é preciso de disciplina. Já Michele aconselha que uma das melhores formas de administrar conflitos é ter certeza de que os dois estão na mesma página no que diz respeito aos negócios.

Colocar os planos no papel e ter uma comunicação aberta ajudou ela e Shawn a serem bem sucedidos por duas décadas. Sentar, pensar no negócio e escrever planos e objetivos. Planejar as medidas que precisarão tomar para alcançar esses objetivos. Depois, compare as duas listas. Foque no que pensam igual e trabalhe a partir disso. Às vezes, precisa deixar de lado o que discordam para poder trabalhar juntos no que têm em comum.

Colaboração: Karoline Rodrigues/Plusoneandahalf
Crédito das fotos: Divulgação/Plusoneandahalf

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Membros do IBEqui se reúnem com representantes da PRF para discutir a Resolução Normativa do Contran

Orientação se refere ao uso de reboque e IBEqui segue trabalhando em prol de um período de ajustamento da nova resolução

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IBEQUI

O Instituto Brasileiro de Equideocultura (IBEqui) segue trabalhando em benefício dos seus associados. Recentemente, o presidente executivo do IBEqui, Manuel Rossitto, esteve em Brasília, em 14/6, e se reuniu com representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para discutir questões referentes à orientação normativa da Resolução nº. 937/2022, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Em continuidade a esse trabalho, Manuel Rossitto, também reuniu uma frente de trabalho formada por Mario William Esper, presidente da ABNT, Marcos Pinto, presidente da ANFATRE (Associação Nacional dos Fabricantes de Trailers, Reboques e Engates), Fernanda Ricciardi, secretária executiva da ANFATRE, e Daniel Lemos, assessor parlamentar, em 24/6, para atualizar as informações e pensar nos próximos passos deste trabalho.

IBEQui segue lutando pela causa

O IBEqui tem ampliado o debate em torno da adequação à norma, junto aos órgãos competentes das esferas do Poder Legislativo, Executivo, Entidades e Associações. O objetivo é evitar infrações por parte dos criadores e prejuízos à toda cadeia produtiva do cavalo, em especial, ao setor dos esportes equestres.

Para o Instituto, é necessário um período de ajustamento, de no mínimo 12 meses, para que os fabricantes e importadores de veículos possam se adequar a Resolução normativa nº. 937/2022 do Contran.

“Estamos trabalhando, em conjunto, com o SENATRAN, órgão ligado ao Ministério da Infraestrutura para encontrarmos o melhor caminho. Hoje, a cadeia produtiva do cavalo movimenta cerca de R$ 30 bilhões de reais, por ano. O IBEqui entende que os novos requisitos que constam da Resolução nº. 937/2022 implicam em um período de ajustamento, pois os fabricantes e importadores de veículos deverão, através de suas engenharias, validar e readequar seus procedimentos de desenvolvimento veicular a constar também de seus manuais. Precisamos de segurança técnico-jurídica para garantirmos o correto transporte dos animais até as competições”, afirma Manuel Rossitto. O tema deverá ser analisado pela Controladoria da PRF e as propostas encaminhadas à Câmara Setorial de Equideocultura.

Na reunião seguinte, com os representantes da ABNT e ANFATRE, também foi sugerido a criação de normas com base em propostas já existentes. Na reunião também foram pontuados os principais aspectos sobre esse setor e a necessidade de criação da norma brasileira para os engates Goosneck e pino rei.

A ABNT se mostrou extremamente empenhada a atuar no assunto e auxiliar com a criação de um comitê para definição deste assunto.

Por: Assessoria de imprensa

Fotos: Divulgação

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O objetivo do Marketing Rural

Marcelo Pardini comenta em sua coluna da semana sobre o objetivo do Marketing Rural

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Marcelo Pardini comenta em sua coluna da semana sobre o objetivo do Marketing Rural

Atualmente, o foco não é apenas desenhar os melhores produtos e serviços, mas atender às necessidades dos consumidores e criar experiências positivas

O Marketing é ingrediente indispensável para o sucesso nos negócios, pois afeta a nossa vida, uma vez que está em tudo o que fazemos, das roupas que vestimos aos sites em que clicamos. Isso vale para todas as áreas econômicas e sociais, incluindo o Agronegócio.

Em todos os setores, as práticas de Comunicação Publicitária estão sendo reformuladas para aumentar as chances de sucesso. É preciso ter em mente que toda inovação gera dúvida e especulação. Atualmente, o foco não é apenas desenhar os melhores produtos e serviços, mas atender às necessidades dos consumidores e criar experiências positivas. Jack Welch, o brilhante ex-CEO da GE, não se cansava de prevenir: “mude ou morra”. 

E-business traduz-se no uso da Tecnologia da Informação (TI) para facilitar transações que visam a aumentar as receitas e a gerar lucro. Está relacionado ao fluxo de bens, serviços, informações e transações entre compradores e vendedores. 

Os fatores para o sucesso nas ações de Marketing são margens elevadas; proposição de valor superior a de concorrentes; relacionamentos e experiências positivas com consumidores que representam boa relação custo x benefício, e pós-venda de alta qualidade através de múltiplos canais.

O objetivo não é apenas desenhar melhores produtos e serviços, mas atender às necessidades dos consumidores. Na era do E-commerce, não acompanhar o que os clientes fazem e querem é a receita do fracasso. Essa ação também objetiva aumentar o valor da marca, começando com o cliente, usando toda forma de contato, a fim de gerar sinergia.

Fonte:
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing: A Bíblia do Marketing. 12ª ed. São Paulo: Pearson Education Brasil, 2007.

E-mail: contato@agromp.com.br / Instagram: @marcelopardinioficial
Crédito da imagem: Arquivo Pessoal

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Sebástian Pereira será o chefe da Missão Brasileira para Jogos Sul-americanos

COB elegeu o gerente-executivo de Alto Rendimento para atuar como líder da delegação nos Jogos Sul-americanos que terá quase 500 atletas, a maior do ciclo olímpico

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Sebástian Pereira, gerente-executivo de Alto Rendimento e Operações Internacionais, como o chefe da missão brasileira nos Jogos Sul-americanos Assunção 2022.

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) anunciou o nome de Sebástian Pereira, gerente-executivo de Alto Rendimento e Operações Internacionais, como o chefe da missão brasileira nos Jogos Sul-americanos Assunção 2022.

Com a experiência de comandar a delegação brasileira nos Jogos Sul-americanos da Juventude em 2013 e 2017 e nos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018 e de ser sub-chefe nos Jogos Pan-americanos Lima 2019 e Olímpicos Tóquio 2020, Sebástian terá a responsabilidade de liderar uma delegação com quase 500 atletas de 43 modalidades e um total de cerca de 800 pessoas.

“É uma grande responsabilidade estar à frente da delegação Brasileira na maior missão Brasileira no ciclo olímpico Paris 2024. Ter a possibilidade de liderar esta equipe é um grande orgulho. A expectativa é que o Brasil possa trazer o maior número de vagas para Santiago 2023 e, consequentemente, ter resultados expressivos no primeiro grande evento multiesportivo adulto na preparação para os próximos Jogos Olímpicos”, disse Sebástian, que já disputou a competição e conquistou o ouro na edição de 2002.

Sebástian é formado em Educação Física e foi gerente de Competição e Instalações Esportivas durante os Jogos Pan-americanos e Parapan-americanos Rio 2007. Logo depois chegou ao COB para trabalhar com o esporte de alto rendimento. Tem experiência em Projetos pelo Comitê Olímpico Australiano, disputou os Jogos Olímpicos Atlanta 1996, conquistou bronze no Mundial Birmigham 1999 e nos Jogos Pan-americanos de Winnipeg 1999 e é campeão mundial júnior e militar.

Ao lado dos diretores Ney Wilson, de Alto Rendimento, e Kenji Saito, de Desenvolvimento Esportivo, Pereira participou, em maio, do Seminário dos Chefes de Missão dos Jogos Sul-americanos e está diretamente envolvido no planejamento dos serviços que serão disponibilizados da delegação. A expectativa é voltar a liderar o quadro de medalhas, depois de ter ficado na segunda colocação, atrás da Colômbia, na edição de Cochabamba, na Bolívia, em 2018.

“Acabamos de finalizar a lista numérica, uma fase que é importante para o embasamento de toda a nossa operação em Assunção. No Seminário, pudemos conhecer a nossa base, bem como algumas das instalações em que teremos atletas competindo. O Comitê Organizador Assunção 2022 está se esforçando ao máximo para ter tudo pronto e possa receber o maior evento do continente sul-americano da melhor maneira possível. Nossa operação terá alguns desafios, como transporte, por exemplo, mas temos a certeza que estaremos preparados para dar, com excelência, todo o suporte para nossas equipes”, completou.

Assunção 2022 será a 12ª participação brasileira em Jogos Sul-americanos, que está presente desde a primeira edição, em La Paz 1972, quando a competição ainda era chamada de Jogos do Cruzeiro do Sul. Para relembrar as participações brasileiras na competição, o Canal Olímpico do Brasil transmite o programa “Meu Sula”, em que grandes nomes do esporte olímpico do Brasil como os medalhistas olímpicos Flávio Canto, bronze no judô em Atenas 2004, e Natália Falavigna, bronze no taekwondo em Pequim 2008, falarão sobre suas participações nos Jogos Sul-americanos.

Expectativas para os Jogos Sul-americanos

O Brasil liderou o quadro de medalhas, na edição do Brasil em 2002, e em Santiago 2014. Na edição realizada em Belém, Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo há 20 anos, o Time Brasil conseguiu o recorde de ouros: 146. Já o recorde de medalhas, foi conquistado na edição de Medellín 2010, com 355. Fora de casa, esta edição também foi a que o Brasil conquistou mais ouros: 133. Na última edição, em Cochabamba, a delegação brasileira faturou 204 pódios (90 de ouro, 58 de prata e 56 de bronze) e ficou na segunda colocação no quadro de medalhas.

Os XII Jogos Sul-Americanos serão realizados na cidade paraguaia de Assunção de 1 a 15 de outubro de 2022. O evento contará com 51 modalidades, além do xadrez como esporte de exibição, com a participação de mais de 6.800 atletas e oficiais dos 15 países que compõem a ODESUR (Organização Desportiva Sul-americano).

Entre os quase 500 atletas do Time Brasil, 22 já estão confirmados. Nas águas abertas, a CBDA convocou a campeã olímpica Ana Marcela Cunha, Viviane Jungblut, Guilherme Costa e Bruce Hanson. As provas de 10 km acontecerão no dia 12 de outubro, na represa Tosa, na capital paraguaia.

Já Felipe Fraquelli (ILCA 7 Masculino), Isadora Dal Ri (ILCA 6 Feminino), José Irineu e Giovana Simas (Snipe Misto), Erick Carpes (Sunfish Masculino), Gabriella Kidd (Sunfish Feminino), Giovanna Prada (iQFoil Feminino) e Guilherme Plentz (iQFoil Masculino) foram os escolhidos pela CBVela. As regatas serão realizadas de 2 a 6 de outubro em Encarnación, cidade que fica a 373km de Assunção.

A CBJ também definiu que vai uma equipe jovem porque os Jogos Sul-americanos coincidem com o Mundial adulto da categoria, que conta pontos na corrida pela classificação para Paris 2024. Até agora, os nomes definidos são: Aléxia Nascimento (48kg), Thayná Lemos (52kg), Gabriella Mantena (63kg), Beatriz Freitas (78kg), Giovana Santos (+100kg), Michel Augusto (60kg), Jonas Ribeiro (73kg), Marcelo Gomes (90kg), Gabriel Arévalo (100kg) e Guilherme Cabral (+100kg).

Fonte e foto: COB

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XXII Conferência Anual da ABRAVEQ 2022 reúne profissionais da América Latina

Maior Congresso de Medicina Veterinária Equina do Brasil, encontro da ABRAVEQ será realizado entre os dias 01 e 07 de julho, no Centro de Convenções Expo Dom Pedro, em Campinas/SP

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ABRAVEQ

Depois de dois anos de contato apenas virtual, a classe médica veterinária equina está em festa. Nos próximos dias 01 e 07 de julho, a Associação Brasileira de Médicos Veterinários de Equídeos, ABRAVEQ, realiza a XXII Conferência Anual da ABRAVEQ 2022.

O encontro, considerado do maior congresso de medicina e veterinária equina e biotecnologia do Brasil, será realizado no Centro de Convenções Expo Dom Pedro, em Campinas/SP.

O congresso reunirá profissionais e congressistas da América Latina para promover um momento de imersão, com mais de 40 palestras, networking, uma ótima oportunidade para se atualizar e trocar experiências.

Além das palestras, alguns trabalhos científicos serão apresentados, um momento esperado de atualização dos conhecimentos técnicos, promovendo troca entre o acadêmico e o prático.

Dentre as diversas palestras, destaque para a roda de discussão sobre “Problemas de rotina em reprodução equina”; “Fórum de Ozonioterapia”; “Programa Fórum de Bem-estar”; “Palestras de Clínica e Cirurgia Equina”; “Fórum de Neonatologia”; “Fórum de Coluna Vertebral Equina”; “Fórum de Diagnóstico por Imagem em Ortopedia”; entre outras.

O corpo de palestrantes é outra aração de destaque do encontro. Prof. Flávio de La Corte (UFSM); Prof. André Zoppa (USP); Prof. Felipe Wouk (UFPR); Prof. José Garcia López (EUA); Prof. Kurt Selberg (EUA); Prof. Brunna Fonseca; Prof. Gustavo Zanotto; Prof. Andressa Silveira (UFMG); Prof. Kurt Selberg (EUA); Prof. Rodrigo Romero (USP); Prof. Raquel Baccarin (USP); Solange Mikail; Prof. Raquel Faleiros (UFMG); Prof. Luis Cláudio Lopes Correia da Silva (USP); Dr. Carlos Veiga; Dr. Jairo Jaramillo Cárdenas; Prof. Pedro Michelotto (PUC PR); Dra. Jennifer Clulow (Austrália); Carolina T. C. Okada; Rd. Rafael Goretti; Dr. Thiago Robilota; Dr. Petter Morresey; Dra. Débora Nicaretta Mattei; Prof. Rodrigo Arruda de Oliveira (Universidade de Brasília) e Prof. Marco Antônio Alvarenga (FMVZ –Unesp) estarão apresentando suas experiências e vivencias em suas especialidades.

As inscrições para a XXII Conferência Anual da ABRAVEQ 2022 estão abertas e pode ser feitas através do site da ABRAVEQ.

FIAVE na Conferência da ABRAVEQ

Em paralelo a conferência da Abraveq, a Federacion Iberoamericana de Asociacones de Veterinarios Equidos (FIAVE) realizará a V reunião anual da federação, no dia 30 de junho.

O encontro reunirá as associações de médicos veterinários do Uruguai, Portugal, Peru, Paraguai, México, Espanha, El Salvador, Equadir, Costa Rica, Colombia, Chile, Brasil, Bolívia e Argentina, defendendo e representando a classe médica de cada país.

O encontro será fechado, mas demostra a importância do congresso da ABRAVEQ no cenário nacional e internacional.

Por: Camila Pedroso

Fotos: Divulgação

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36ª Exposição Nacional do Cavalo Pônei promete marcar a história da raça

Nacional será realizada entre os dias 27 de junho e 3 de julho, no Centro Hípico Tatuí e número de inscritos já impressiona diretoria da ABCC Pônei

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Pônei

Os criadores de cavalos Pôneis de todo o Brasil já estão se preparando para participar da 36º Exposição Nacional do Cavalo Pônei, que será realizada entre os dias 27 de junho e 3 de julho, no Centro Hípico Tatuí.

Organizado pela Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Pônei (ABCC Pônei), o evento, segundo o diretor de Marketing da ABCC Pônei, Fernando Ortega Montenegro (FOM), será especial, visto que a associação já observou um aumento de 40% do número de inscrições, de expositores do norte a sul do Brasil.

“Será uma exposição muito maior em quantidade e qualidade. Nós da associação também preparamos um evento extraordinário, o maior de todos os tempos. Preparem seus corações, porque este ao a Nacional vai mesmo dar um ‘susto’ na turma. Vai ser um evento que vai ficar na história”, comemorou eufórico Fernando Ortega.

Atrações da 36ª Exposição Nacional

O público que visitar o Centro Hípico nestes seis dias de atividades poderá apreciar provas de Morfologia, Concurso de Melhor Cabeça, Categoria Feminina e Mirim.

Os julgamentos serão realizados na quinta, sexta e sábado, (29 a 30 de junho e 01 de julho) e no sábado as provas sociais com a categoria Feminina e Mirim.

XVII Leilão Pônei Show

No dia 01 de julho, dentro da Exposição Nacional, será realizado o XVII Leilão Pônei Show, com uma seleção especial com os melhores exemplares da raça.

“Será um leilão presencial, dentro da Nacional, com 25 lotes de destaque, de exemplares selecionados dos melhores criatórios do país, com a assessoria FOM e Val Oliveira, e transmissão ao vivo pelo Canal Bussiness Leilões”, enfatiza.

A 36ª Exposição Nacional será realizada entre os dias 27 de junho a 03 de julho, no Centro Hípico Tatuí (SP).

Mais informações e inscrições: (11) 99919-0692.

Por: Camila Pedroso

Fotos: Divulgação

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O novo Marketing

Marcelo Pardini comenta em sua coluna da semana sobre o novo olhar do cliente sobre os negócios

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O novo Marketing

Para o cliente, o principal indicador do compromisso da empresa para com ele é a qualidade do atendimento e, sobretudo, a solução à sua necessidade

Na Era Industrial, o profissional de Marketing se assemelhava a um caçador. Tinha o cliente como objetivo, buscando potencializar o valor das transações através de ofertas padronizadas. Na Era da Informação, ele passou a ser como um jardineiro, enxergando o cliente como um relacionamento a ser cultivado, preocupando-se com o valor vitalício do mesmo, fazendo ofertas configuradas individualmente. Mais tarde, na primeira década dos anos 2000, chegou-se ao Web Marketing, com o uso da internet para se comunicar com os consumidores, coletar dados sobre o seu comportamento, segmentar o mercado. Hoje, vivemos a Era das Redes Sociais, em que tudo está interconectado, e os “sistemas inteligentes” direcionam as mensagens que lhe são de interesse através de seus históricos de compra, comportamento, atitude, relacionamento, pensamentos e até posicionamentos sócio-políticos.

Share não é uma das palavras mais utilizadas somente pelo conceito das redes sociais, mas também por essa necessidade de compartilhar, seja conhecimento, vivências, experiências. É preciso primar por um bom atendimento, tendo uma relação de proximidade e transparência com o cliente, além de ofertar algo único e personalizado.

Persuasão

– Modificar atitudes = componente afetivo + cognitivo + conativo (tendência / ação); influenciar crenças e avaliações na maneira como os consumidores classificam a marca; prestar atenção = hedonismo, originalidade, intensidade, complexidade.

Um novo jogo

– Mercado mais aberto e competitivo; estabilidade de preços (facilitar comparações); consumidor melhor informado; pressão por lucratividade; migração da verba de Comunicação para promoções no ponto de venda; convergência das mídias; alto contato é tão importante quanto alta tecnologia; a informação é abundante, o recurso escasso é a atenção do consumidor; o objetivo não é apenas desenhar melhores produtos e serviços, mas atender as necessidades dos consumidores; na Era do E-commerce, não acompanhar o que os clientes fazem e querem é a receita do fracasso.

Do ponto de vista do cliente, o principal indicador do compromisso da empresa para com ele é a qualidade do atendimento e, sobretudo, a forma e a rapidez com que as suas necessidades são atendidas.

Fonte:
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing: A Bíblia do Marketing. 12ª ed. São Paulo: Pearson Education Brasil, 2007.

E-mail: contato@agromp.com.br / Instagram: @marcelopardinioficial
Crédito da imagem: Arquivo Pessoal

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Empatia à prova

Zaz Oliveira, Coach Pessoal focado em comportamento, autoconhecimento e alta performance. Mental Coach de Atletas fala neste artigo sobre empatia

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empatia

Neste momento, estou em uma escuridão total. Lá fora, a chuva cai continuamente e a energia está longe de voltar. À mesa, meus pais e minha esposa estão conversando, e a lanterna apontada para o teto é o único ponto de luz de toda a casa. Imagino como deveria ser na época em que não existia energia. Das noites apenas com candeeiro.

Da imagem retratada por Van Gogh às margens do rio Ródano, quando Paris recebera sua moderna iluminação a gás. Imagino pessoas reunidas em torno de uma mesa lançando suas conversas e risadas ao vento. O tempo era mais pausado, mais vivido e aproveitado. Não na quantidade, mas na qualidade do tempo. Muito provavelmente, as pessoas eram mais cordiais e amigas. Tinham mais tempo para ouvir – e falar, também. A empatia era um valor necessário e imprescindível para se permanecer perto.

Empatia que parece ter sido esquecida no tempo. Ofuscada pelo excesso dos brilhos artificiais. Pessoas que desaprenderam a olhar as outras, que perderam o sentido do estar. Ilhas de orgulho e prepotência, vaidade e egoísmo. Palavras de areia que nada constroem. Risadas e alegrias pelo que não se deveria.

Animosidade, ressentimento, fofoca e inveja. Adjetivos que subtraem – não do outro – mas de si próprio. A empatia transcende o ato de se colocar no lugar de alguém. Não é o que acho a partir da minha cosmovisão, mas o que a outra pessoa, realmente, pensa e acredita, o que ela sente. Para isso é essencial ouvir, é imprescindível o tempo de qualidade, o silenciar, o escutar atento.

Um exercício de humildade, de entender que o mundo não orbita “em torno de mim”. Mas que todos compõem o espaço com suas individualidades, virtudes e defeitos. Personalidades, comportamentos e estilos diferentes quebram a monotonia, multiplicam as possibilidades, promovem o questionamento e o desafio. A superação só existe fora da zona de conforto. Precisamos ser desafiados para ir além.

A rivalidade é essencial para o crescimento e para alcançar lugares inimagináveis. Entender que parte do nosso crescimento tem a participação dos nossos oponentes, faz-nos enxergá-los, não como inimigos, mas como parceiros de uma bela e extraordinária caminhada.

Por: Zaz Oliveira, Coach Pessoal focado em comportamento, autoconhecimento e alta performance. Mental Coach de Atletas.
Contato: @eu.zaz

Foto: Gisele Tomazela

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Nova Resolução do Contran sobre o uso de reboque preocupa setor equídeo

Mudanças entram em vigor a partir do dia 02 de janeiro de 2023. IBEQui se reúne em Brasília com representantes do Ministério da Infraestrutura visando discutir a prorrogação deste prazo para implantação da nova Resolução do Contran

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Uma nova resolução do Contran, Conselho Nacional de Trânsito, deu o que falar entre os criadores de cavalos que necessitam realizar o transporte de seus animais e utilizam o dispositivo mecânico para reboque, conhecido engate para acoplar o trailer.

Isso porque a nova Resolução do Contran de número 937, aprovada no último dia 28 de março, traz novas exigências para a instalação do acessório e as novas regras passam a valer a partir de 2 de janeiro de 2022.

Pela nova Resolução do Contran, os veículos com peso bruto total (PBT) de até 3.500 kg, que não possuem o engate como equipamento original de fábrica, deverão ter essa capacidade declarada pelo fabricante ou importador

Estes engates deverão ser produzidos por empresas registradas junto ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), e deverão seguir requisitos adquiridos junto ao órgão.

Além disso, os fabricantes e importadores dos veículos devem informar no manual do proprietário as especificações dos pontos de fixação do engate traseiro e indicar o CMT (Capacidade Máxima de Tração).

A aprovação do produto fica condicionada ainda ao cumprimento de requisitos estabelecidos em regulamento do Instituto, que deverá prever, no mínimo, a apresentação pela empresa fabricante de engate, de relatório de ensaio, realizado em protótipo de cada modelo de dispositivo de acoplamento mecânico, proveniente de laboratório independente, comprobatório de atendimento dos requisitos estabelecidos nas Normas ABNT NBR ISO 3.732, NBR ISO 3.853 e NBR 16.122.

Com a nova Resolução, passará ainda a ser obrigatório, a partir de 2 de janeiro de 2023, o uso de uma plaqueta com nome empresarial do fabricante, Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), identificação do registro concedido pelo INMETRO, modelo do veículo ao qual se destina e Carga Máxima de Tração (CMT) do engate.

As novas exigências geraram preocupação entre os criadores, afinal, todos deverão se enquadrar e o tempo para a realização dessa ação é pequeno.

IBEQui vai até Brasilia discutir nova resolução do Contran

No último dia 30, o presidente do Instituto Brasileiro de Equideocultura (IBEqui), Manuel Rossitto, participou de uma reunião, no Ministério da Infraestrutura, em Brasília, com dirigentes da Secretaria Nacional de Transporte (Senatran) para apresentar as dificuldades de implementação imediata dos requisitos dessa nova Resolução do Contran.

Para evitar infrações por parte dos criadores e demais prejuízos à toda cadeia produtiva do cavalo, que hoje movimenta cerca de R$ 32 bilhões, por ano no país, o IBEqui entende que a imediata implantação dos novos requisitos que constam da Resolução implicam em um período de ajustamento, de no mínimo 12 meses, pois os fabricantes e importadores de veículos deverão, através de suas engenharias, validar e readequar seus procedimentos de desenvolvimento veicular a constar também de seus manuais.

Além do presidente do IBEqui, Manuel Rossitto, participaram também da reunião o sócio-diretor da World Traillers, Thiago Ribeiro, o consultor legislativo, Daniel Lemos, o diretor do Departamento de Segurança do Trânsito do Senatran, Daniel Mariz Tavares e o Secretário Nacional de Trânsito Substituto, Celso Mizuno.

Confira todos os detalhes da nova Resolução no site: https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=429774

Por: Camila Pedroso

Fonte: IBEqui

Fotos: Divulgação/ Pixabay

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O bem maior da empresa: o cliente

Marcelo Pardini comenta em sua coluna da semana sobre a importância do cliente para os negócios

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Quanto mais você conhece o seu público-alvo, mais poder você tem para agregar valor aos produtos e serviços que coloca à disposição do mercado

“Clientes podem demitir todos da corporação, do alto executivo para baixo, simplesmente gastando seu dinheiro em outro lugar”, a célebre frase de Sam Walton, fundador da rede mundial de supermercados Walmart, reflete a relação empresa x consumidor. O público-alvo está cada vez mais exigente e a concorrência é voraz. As instituições sérias já constataram que a má qualidade de seus produtos e serviços prejudica a sua imagem. Para evitar isso, investem em programas de melhorias constantes.

Leia mais:

É sabido que conquistar novos clientes custa 05x mais do que manter os já existentes. Os consumidores resistem a mudar de fornecedores após investirem o seu tempo assimilando a trabalhar com uma determinada empresa e o seu sistema (elevado custo de aprendizagem). 

Propaganda – principais funções

– Informar (consciência, características, benefícios, imagens positivas);

– Agregar valor (alteração das percepções do consumidor);

– Lembrar;

– Persuadir, e

– Vender.

As empresas bem-sucedidas constroem relações do tipo ganha-ganha com os clientes. À medida que isso ocorre, todos buscam o êxito mutuo. Hoje em dia é algo dinâmico, personalizado e interativo.

            – Orientação de Produto: consumidores dão preferência a produtos que ofereçam desempenho superior e características inovadoras.

– Orientação de Vendas: a organização empreende grande esforço em Vendas e Promoção.

– Orientação de Marketing: a chave para alcançar metas organizacionais consiste em determinar as necessidades e os desejos dos mercados-alvo.

– Orientação de Marketing Societal: maneira que preserva ou aumenta o bem-estar do consumidor e da sociedade.

Fonte:
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing: A Bíblia do Marketing.12ª ed. São Paulo:Pearson Education Brasil, 2007.

E-mail: contato@agromp.com.br / Instagram: @marcelopardinioficial
Crédito da imagem: Arquivo Pessoal

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Dr. Kako Moraes ministra curso de ferrageamento dentro da Super Semana do Tambor

Entre os dias 17 e 18 de junho, público poderá participar da clínica que abordará os problemas clínicos da prática

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Super Semana do Tambor

Durante a 8ª Super Semana do Tambor, que será realizada entre os dias 11 e 19 de junho, no Haras Raphaela, em Tietê /SP, Dr. Kako Moraes ministrará um Clínica de Ferrageamento.

Em parceria com a Ferraduras Brasil, a clínica será realizada nos dias 17 e 18 de junho, com opções prática e ouvinte.

Segundo a Ferraduras Brasil, o curso será voltado para problemas clínicos, englobando todos os pontos da área, alcançando um público diversificado formado por médicos veterinários, estudantes de medicina veterinária, ferradores profissionais, iniciantes e criadores.

“Será uma ótima oportunidade para os participantes trocarem experiências com este grande profissional do meio, que é o Dr. Kako Moraes, em um bate-papo direto, prático e com muita informação importante para quem quer ou já atua nessa área”, convida Abelardo Peixoto, presidente da NBHA Brazil.

Dr. Kako atua na área há mais de 40 anos, participou de várias clínicas e congressos internacionais, tendo trabalhado com ícones do ferrageamento internacional como Alan Bailey, Rob Reinere e Simon Curtis. Atualmente, Dr. Kako atua com animais com problemas clínicos.

As inscrições para a Clínica de Ferrageamento estão abertas e o participante pode participar de modo prático ou como ouvinte. Inscrições e informações pelos telefones: (11) 99967-6971 com Abelardo Peixoto ou (15) 99615-2815 com Zé Maria.

A Super Semana do Tambor

Considerado o mais completo evento da modalidade de Três Tambores, a Super Semana do Tambor movimenta números impressionantes: R$ 1,8 milhão de giro financeiro, desde a rede hoteleira, premiação, praça de alimentação, entre outros (segundo levantamento realizado na edição de 2019 do evento); mais de mil animais inscritos; além de 3,5 mil atletas de nove delegações internacionais e 20 nacionais.

Organizado pela National Barrel Horse Association Brazil (NBHA Brazil), a Super Semana reúne em apenas um evento: Clínica de Três Tambores com Décio Talon; Clínica de Ferrageamento com Dr. kako Moraes; Homenagem Hall da Fama NBHA; Competição e exposição de Cães, Campeonato Pan – americano; Copa dos Estados; Festival Jovem Organnact – NBHA; Mega Tira Teima – Rancho Villas Boas; Futurity Storm Ranch; Feira de Cursos Profissionalizantes UniEduk e Challenge – Pista reduzida.

Para essa edição, a Super Semana traz uma grande novidade: o campeonato Brasileiro de Três Tambores, nas categorias Aberta, Amador e Feminino. A prova será homologada pela Confederação Brasileira de Hipismo (CBH). “Nossa etapa será regida pela CBH, órgão máximo das modalidades equestres, o que mostra a importância do nosso evento”, comemora Abelardo Peixoto, presidente da NBHA Brazil.

Serviço

Super Semana do Tambor

Data: 11 a 19 de junho

Local: Haras Raphaela

Clínica de Ferrageamento com Dr. Kako Moraes

Data: 17 e 18 de junho

Dentro da Super Semana do Tambor

Por: Camila Pedroso

Fotos: Divulgação

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