Internacional

Dois anos depois, Franco Bertolani vence de novo Summer Slide de Rédeas

Publicado

⠀em

Brasileiro abriu sua temporada de pré-futurities satisfeito com o trabalho de seus cavalos

A Rocky Mountain Reining Horse Association tem base no Colorado e é uma afiliada da National Reining Horse Association, congregando entre seus membros pessoas de todas as regiões dos estados montanhosos. Como todas as associações, a meta da RMRHA é promover o esporte e fazê-lo crescer a cada ano. Além dos eventos, também promove um programa de incentivo.

O RMRHA Summer Slide 2019 aconteceu de 24 a 31 de julho. As provas, tradicionalmente, acontecem há 35 anos no National Western Events Center, em Denver, Colorado. O Summer Slide é o segundo futurity da temporada – esse ano aconteceu novamente no mesmo final de semana que o Reining By The Bay – e serve de testes para os cavaleiros que estão nos treinamentos de seus potros, visando a maior prova do ano, em dezembro.

Uma semana recheada de apresentações em várias categorias, desde jovem até cavalos novos, passando pelas classificatórias do Futurity nas categorias Open e Non Pro, provas para os iniciantes, até chegar na final. Não esteve incluída na programação a categoria Derby, para cavalos mais velhos. Portanto, atenção total para os potros e os competidores das classes Youth.

À sombra das montanhas, Hollys Hijacker apresentado por Franco Bertolani dominou o Futurity Open. Venceu a classificatória com nota 224 e também foi o melhor da final com 225,5 pontos. “Foi uma prova muito boa. Levei dois cavalos e o Hollys Hijacker me impressionou bastante, pois foram duas passadas ótimas. É um título importante e fiquei muito feliz em ganhar por mais um ano”, contou Franco, campeão do Open Futurity em Denver também em 2017.

As provas de pré-futurities ajudam o treinador a sentir o cavalo fora de casa. Então foi a primeira vez de Franco com Hollys Hijacker em uma pista diferente, ambiente e condições que o potro não estava acostumado. “Esse cavalo, sempre achei ele bom, mas não sabia que ele era tão bom. Pelo menos foi o que ele mostrou nessa pista. Nos treinos ele respondia bem e na hora da prova para valer também correspondeu”.

Os treinadores elogiam muito o tamanho da arena em Denver, algo que facilita bastante nessa fase de teste dos potros começando a se apresentar fora de casa. E também o formato da prova em duas passadas ajuda, já que é possível testar os cavalos duas vezes no mesmo evento e ver como eles comportam.

“Estou bastante animado esse ano, tenho bons cavalos de três anos. Agora temos Tulsa, Las Vegas e o Congress para novos testes, que tenho outros cavalos para levar e testar. Nesse momento, o que queremos é sentir como eles se portam com um pouco a mais de pressão do que no dia a dia. Manobras todos têm, mas precisamos levar para saber se eles são firmes na prova, se vão ser bons cavalos de prova. E eu gostei muito do que o Hollys Hijacker fez em Denver”.

O cavalo é filho de HF Mobster em Conquista Holly, por Conquistador Whiz. De criação de Ingalls Land & Livestock,e propriedade do Quarter Dream SRL, de Aubrey, Texas. O segundo lugar do Nivel 4, e campeão Níveis 3 e 2 foi de Guns And Dynamite e Cade McCutcheon. O cavalo é filho de Gunners Special Nite e Chic Olena Starbuck e o conjunto marcou 220 pontos. Se a prova para Franco foi boa, para o jovem Cade também. Se mostrando mesmo uma ‘pedra no sapato’ dos adversários.

Fernando Salgado esteve no evento com Darlins Cody Boy. Resultados completos, clique aqui.

Por Luciana Omena
Foto: Fletch Photos & Design

WordPress Ads
WordPress Ads