Crioulo

Final do Freio de Ouro 2020: tudo o que você precisa saber

Maior evento do cavalo Crioulo começa nesta quinta-feira (24) e segue até o domingo (27), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS

Vem aí a Final do Freio de Ouro 2020! Contudo, por conta da pandemia do novo coronavírus em um novo formato. Sendo assim, as atividades da 1ª edição da Expointer Digital se iniciam nesta quinta-feira (24) e seguem até domingo (27).

Ao todo, foram realizadas sete classificatórias, cinco nacionais e duas internacionais. Como resultado, classificaram 439 conjuntos, sendo 227 Fêmeas e 212 Machos. Todos estes que estarão presentes no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS.

Sobretudo, para que tudo continue ocorrendo de forma segura, as atividades estarão sob vigência do protocolo sanitário de distanciamento social. Sendo assim, o acesso ao parque é restrito. 

Ou seja, só serão permitidas as entradas de um expositor, um tratador, um ginete e um veterinário por animal. Estes que fizeram, aliás, a identificação previamente através do e-mail da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Crioulo (ABCCC).

Antes de mais nada vale frisar que a Secretaria da Agricultura será a responsável pela inspeção sanitária do local. Para conferir o protocolo sanitário completo do evento, basta clicar aqui.

Catálogo da Final do Freio de Ouro 2020

Ao todo, 88 conjuntos correrão no maior palco da raça, nas disputas pelos prêmios de Ouro, Prata, Bronze e Alpaca. Entre eles, 48 fêmeas e 40 machos. Portanto, para conferir a lista completa com os conjuntos inscritos na decisão do Freio de Ouro 2020, clique aqui

Os jurados responsáveis pelas avaliações da 39ª Final do Freio de Ouro são: na categoria Fêmeas, Gustavo Silveira Rodrigues, Luciano Corrêa Passos e Mário Moglia Suñe, e na categoria Machos, Lauro Varela Martins, Leonardo Rodrigues Teixeira e Thiago Schilling de Ávila. 

Transmissão ao vivo

Apesar das restrições de acesso ao parque, será possível acompanhar todas as emoções das disputas. Afinal, a ABCCC fará a cobertura completa com transmissão ao vivo das provas pelo FacebookYouTube e pelo site oficial da Associação.

Além disso, será possível acompanhar todos os bastidores das atividades pelo Instagram. Por fim, vale ressaltar que as atividades também serão retransmitidas através do site do Lance Rural.

Nesse sentido, a apresentação será da jornalista Estela Facchin, que já cobriu 13 Finais do Freio de Ouro. No último dia (27) a apresentadora assume a reportagem em pista. Neste caso, quem assume a apresentação é o estreante Leôncio Severo, radialista que trabalha com a raça Crioula desde 2013.

Agregando conhecimento técnico as transmissões, os comentários ficarão a cargo de dois técnicos. São eles: Cláudio Neto Azevedo, médico veterinário e técnico da raça há 10 anos, e Alexandre Pons Suñe, técnico credenciado à ABCCC há 20 anos. 

Do mesmo modo, será possível acompanhar a Final do Freio de Ouro 2020 também na rádio. A RadioSul.net, pelo oitavo ano consecutivo, irá oferecer conteúdos em formatos de entrevistas e boletins diretamente do parque.

Por fim, a Rádio Tertúlia também irá cobrir as atividades. Em seu sexto ano consecutivo, os profissionais farão, ao final de cada dia, um levantamento dos principais acontecimentos das provas.

Confira a programação completa

24 de setembro de 2020 (quinta-feira)
8h30 – Morfologia do Freio de Ouro (categoria Fêmeas)
14h – Morfologia do Freio de Ouro (categoria Machos)

25 de setembro de 2020 (sexta-feira)
7h – Andaduras/ Figura/ VSP e Esbarradas (categoria Fêmeas)
Cont. Andaduras/ Figura/ VSP e Esbarradas (categoria Machos)

26 de setembro de 2020 (sábado)
8h – Prova de Mangueira – 1ª fase (Fêmeas e Machos)
14h – Prova de Campo – 1ª fase (Fêmeas e Machos)

27 de setembro de 2020 (domingo)
12h – Início da transmissão ao vivo
12h30 – Abertura oficial do 39º Freio de Ouro
13h – Prova de Mangueira – Fase Final
14h45 – Prova Bayard/ Sarmento – Fase Final
15h50 – Prova de Campo – Fase Final
17h – Entrega de prêmios do 39º Freio de Ouro

Fonte: ABCCC
Crédito das fotos: Divulgação/ABCCC/Fagner Almeida

Veja mais notícias do cavalo Crioulo no portal Cavalus

X