Cavalgadas para Amantes de Vinho – 2ª Parte

Nessa semana, Paulo Junqueira continua narrando sobre cavalgadas ao redor do mundo para quem é amante dos vinhos e dos cavalos

Estou sempre pesquisando e testando novos destinos para cavalgar em todo o mundo. Apresento mais algumas cavalgadas para aqueles que querem unir visitas a vinícolas numa viagem a cavalo!

Uruguai – Roteiro de Charme

O Uruguai pode ser um dos menores países da América do Sul, mas se torna maior quando se trata de oferecer experiências com vinho. Nessa cavalgada percorremos algumas das deslumbrantes regiões vinícolas deste belo país, pude conhecer alguns dos melhores vinhedos e me deliciei em visitas com degustação e harmonização.   Vinícola Viña Eden, Vinícola Garzón e Vinícola Alto De La Ballena. Aprendi como foi o crescimento da indústria do vinho no país, como a humilde uva Tannat se tornou a principal variedade do Uruguai.

Também merece destaque nessa cavalgada o pequeno povoado de Pueblo Eden, simpática “slow town” que percorremos com nossos cavalos puro-sangue árabe.

África do Sul – Rota do Vinho

A área de Winelands está entre as mais belas do mundo. As montanhas formam um cenário espetacular para vinhedos exuberantes. Nessa cavalgada no coração da região do vinho da Cidade do Cabo, em uma área rica em história, cultura e conhecida por seus bons vinhos e restaurantes, conhecemos a cavalo várias de suas renomadas vinícolas com paradas para degustações de vinhos e refeições gourmet.

Leia mais

A culinária sul-africana é uma celebração culinária da rica herança sul-africana e da abundância natural de frutos do mar, carne de caça e plantas. O vinho e a história partilham uma relação importante há cerca de 350 anos, refletindo esse passado colonial sempre importante, mas cumprindo brilhantemente as expectativas do mundo moderno do vinho e dos seus apreciadores, ostentando alguns dos melhores vinhos do mundo

Nosso anfitrião Louis Geyer, já cavalgou por toda a África e durante a cavalgada compartilhou um pouco de seu vasto conhecimento da área. Com a Ellen, que também é guia, observei o alto padrão de cuidado com os cavalos e dedicação ao bem-estar dos cavalos. Afinal, os cavalos são parte muito importante de nossa viagem e cavalos felizes resultam numa cavalgada feliz.

Austrália – Cavalgada do rio Margaret

A região de Margaret River é sinônimo de praias de areia branca, águas cristalinas e vinhedos de classe mundial. Nessa região cavalgamos da floresta para o Oceano, do vinhedo ao campo de pólo!

Nossos anfitriões, Paul Brennan e Fiona Flugge são donos de um vinhedo boutique, apaixonados por cavalos e há 10 anos recebem para cavalgadas que incluem galopes na praia, nadar sem sela no oceano e trilhas isoladas aonde encontramos muitos cangurus.

Do primeiro ao último dia comemos o melhor da culinária regional e bebemos alguns dos melhores vinhos dessa região, famosa por suas misturas de Semillon-Sauvignon Blanc e Chardonna.

Portugal – Cavalgada da Quinta

Nessa Quinta que alia tradição vinícola centenária com um projeto equestre de alto padrão, cavalguei alguns dias pelos campos da propriedade, entre plantações de uva e pera. No final de cada dia, degustar alguns dos destacados vinhos da Quinta.

Mantendo suas características originais do século passado, a Quinta já modernizou seus processos e culturas, aliando a tradição vinícola centenária aos bons solos da região da Estremadura, produzindo uma vasta gama de vinhos de qualidade.

Além de fazer belas cavalgadas, tive oportunidade de unir as reconhecidas tradições equestres portuguesas com o nobre cavalo Lusitano. Foram 4 dias de aprendizado sobre duas artes, a dos vinhos e arte equestre, sim porque além das cavalgadas nessa Quinta tive algumas aulas de equitação de trabalho com o mestre Pedro e assisti algumas de suas classes de adestramento.

Por: Paulo Junqueira Arantes
Cavaleiro profissional e Diretor da agência Cavalgadas Brasil
www.cavalgadasbrasil.com.br