Cavalgadas Brasil

Cavalgadas para amantes de vinho

Nessa semana, Paulo Junqueira narra uma cavalgada realizada na França na Trilha do Vinho Bordeaux.

Publicado

⠀em

Estou sempre pesquisando e testando novos destinos para cavalgar em todo o mundo. Com certeza cavalgar por belas paisagens, parar na porta das adegas para beber um bom vinho é uma excelente opção. Não é à toa que cavalgadas em regiões vinícolas são tão populares. Por isso reuni algumas cavalgadas para aqueles que querem unir visitas a vinícolas numa viagem a cavalo!

França -Trilha do Vinho de Bordeaux

Entre as regiões vinícolas mais conhecidas do mundo está a bela Bordeaux, e não há melhor maneira de explorar este lugar tão especial do que a cavalo. Mais de 90% dos vinhos de Bordeaux são feitos com Merlot e Cabernet Sauvignon, que se acredita serem originários desta parte da França! Nessa trilha fazemos uma imersão na história, cultura e paisagens de Bordeaux.

Saint-Émilion – Patrimônio Mundial da UNESCO como Paisagem Cultural

Durante a semana de cavalgada pela região de Bordeaux, num dia, cruzamos trilhas na floresta antes de chegar ao Castelo Mayne Veil, aonde nos esperava um piquenique e uma degustação de vinho Fronsac. Em outro dia seguimos em direção a Saint Émilion passando pelas famosas propriedades do Château Pétrus, Cheval Blanc e Château Figeac. O piquenique nesse dia foi em Saint Émilion, charmosa vila medieval onde vinícolas mundialmente famosas, vinhos finos, bela arquitetura e grandes monumentos se encontram lado a lado. Em 1999, Saint-Émilion tornou-se a primeira paisagem vinícola a ser incluída na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO como Paisagem Cultural – ou seja, uma paisagem histórica que permanece intacta, mas ainda continua com suas atividades modernas.

Leia mais

No último dia o local do piquenique foi no Castelo Myrat, aonde antes da provarmos seu vinho, o proprietário, Conde de Pontac nos apresentou o castelo.

Merecem destaque nessa cavalgada as visitas a histórica cidadela de Blaye, a cidade medieval de St Émilion, o castelo feudal de Rauzan, a cidade medieval fortificada de Cadillac e o museu do vinho de Maucaillou

Nossos guias e anfitriões franceses, David e Britta, são grandes conhecedores da região, seu vinho e sua história. E foi na sela, entre as orelhas do cavalo, que descobri esta antiga e bela região vinícola.

Espanha – Trilha da Costa Catalã

A Espanha é um dos maiores produtores de vinho do mundo e, durante a cavalgada ao longo da costa catalã pudemos conhecer e provar vários de seus excelentes vinhos. Foram 4 dias serpenteando ao longo de rios, montanhas, falésias costeiras, praias, florestas, terras agrícolas e vinhedos, uma incrível variedade de paisagens e um retrato perfeito da vida catalã.

Cada dia da cavalgada um delicioso almoço com cozinha regional fresca e um bom vinho para acompanhar. Aprendemos sobre o Cava, vinho espumante favorito da Catalunha e fizemos degustações de vinhos em casas de campo entre belos vinhedos.

Nosso anfitrião, Rudi e sua equipe de andaluzes puros e mestiços, conhecem a Catalunha como ninguém e proporcionaram uma experiência inesquecível. Mereceu destaque o dia em que visitamos e nos hospedamos na propriedade do mais antigo criador de cavalos PRE Pura Raça Espanhola na Catalunha, lar de mais de 30 éguas reprodutoras e muitos garanhões magníficos, um paraíso equestre cheio de história.

Argentina – Cavalgada nas Serras Chicas de Córdoba

Com grande tradição na criação de gado, Córdoba também é uma terra de cavalos. Essa cavalgada é baseada numa estância que remonta a 1573 e a família dos atuais proprietários anglo-argentinos vive nela a quatro gerações. Atualmente com 6000 hectares trabalha com gado aberdeen angus e criação de cavalos Paso Peruano (cavalos marchadores muito confortáveis), Crioulos e Cruzados Crioulos (ao todo, são mais de 120 cavalos, na maioria, criados e domados na Estancia). O sistema deles é de rodízio, todos os cavalos participam da lida com o gado e das cavalgadas. Cavalguei em crioulos e paso peruanos e estes foram os melhores dentre todos dessa raça que já tive oportunidade de cavalgar https://www.cavalgadasbrasil.com.br/cavalgadas/cavalgada-nas-sierras-chicas-de-cordoba

A Argentina é mais conhecida por seu Malbec, mas outras variedades são cultivadas com ótimos resultados. A região de Córdoba produz vinho tinto e branco e meu anfitrião, Kevin, serviu vinhos notáveis em cada um dos jantares caseiros de dar água na boca.

Por: Paulo Junqueira Arantes
Cavaleiro profissional e Diretor da agência Cavalgadas Brasil
www.cavalgadasbrasil.com.br

WordPress Ads
WordPress Ads