O filme é de 1974 e foi dirigido por Tony Richardson em uma adaptação do livro de mesmo nome
Dead Cert foi o primeiro romance de Dick Francis, publicado em 1962. Conta a história de dois amigos, que são donos de cavalos. Surpreendentemente, decidem montar os seus cavalos em uma Corrida de Obstáculos (steeplechase) em Maidenhead.
Logo depois a largada, Almirante, o animal de Bill Davidson (Ian Hogg) se comporta de maneira estranha. Acaba caindo duro durante a prova e Bill morre de seus ferimentos, já que sofreu o acidente junto com o cavalo.
Seu melhor amigo Alan York (Scott B. Anthony), que ganha a corrida, suspeita que o animal tenha sido dopado por agiotas sem escrúpulos. Dessa forma, ele começa a investigar, posto que acredita que a morte de Bill não foi um acidente.
Pretende expor os verdadeiros assassinos. No entanto, Alan não sabe o quão sério são seus oponentes. Acaba por colocar sua vida em perigo para levar os culpados à justiça. Sem contar que pode sofrer exatamente o mesmo destino do amigo.
Baseado no livro do jockey da National Hunt Dick Francis, Dead Cert foi filmado na vila de Findon, West Sussex, Reino Unido. Judi Dench estrela como a esposa de Bill, Laura Davidson. Enquanto seu marido na vida real, Michael Williams, aparece como o jóquei Sandy Mason.
Dirigido por Tony Richardson, Dead Cert recebeu uma versão teatral no Reino Unido em 1974. Na gíria britânica, um ‘dead cert’ significa algo que é definitivo. É um jogo de palavras que se refere ao fato de que o cavalo de corrida deveria ter vencido, mas seu jóquei morreu.
Ainda integram o elenco Geoffrey Bateman como Everest, John Bindon como Walter, Joseph Blatchley como Joe Nantwich, Mark Dignam como Clifford Tudor, Bill Fraser como Tio George.