Geral

Haras Fazenda São José, a marca da família Rorato

Publicado

⠀em

Animais de Corrida e Três Tambores investindo sempre nas melhores genéticas e obtendo resultados expressivos

O Haras Fazenda São José foi formado pela paixão de Ademir José Rorato por cavalos. São 25 anos no mercado Quarto de Milha, na região de Bauru, mais precisamente em Lençóis Paulista/SP.

A evolução do plantel foi visível em qualidade genética e quantidade de animais, com investimentos que trouxeram muitas alegrias ao haras. Em 2009 ele tinha 35 animais e hoje são 83, entre éguas, potros das gerações e animais de prova.

Seus cavalos correm no Jockey Club de Sorocaba com o treinador Rivail Rosa e há os que estão sendo domados, treinado ou nas pistas da modalidade Três Tambores com o Marquinho Toledo.

“No inicio da criação, meu pai tinha um pequeno sítio onde criava seus animais. Em 2008 adquiriu uma fazenda que deu o nome de São José, com uma excelente infraestrutura, gerando mais condições de aumentar o plantel e criar animais com ainda mais qualidade”, fala Eduardo Rorato, filho de Ademir.

“Então, recentemente, resolveu fortalecer seu nome, divulgando seu plantel com mais força e destaque, criando a marca Haras Fazenda São José. Com isso, esperamos conquistar ainda mais espaço, destaque e respeito entre os criadores da raça Quarto de Milha”.

Sempre focou na Corrida, vê o mercado da raça Quarto de Milha de velocidade muito forte e competitivo, com animais de alto nível e desempenho, não ficando atrás de nenhum criador de outro país.

“Minha base de criação sempre foram os animais de Corrida, que conquistavam vitórias principalmente no Jockey Club de Sorocaba. No início de 2009, Infinit Win venceu o AQHA Challenge em São Paulo batendo o recorde da pista”, reforça Ademir.

Ela se classificando como a representante brasileira e da América do Sul para disputar a grande final desse torneio, em outubro do mesmo ano, nos Estados Unidos, provando criteriosa seleção dos Rorato. Com esse feito, o nome desse destacado criador ganhou ainda mais ênfase.

Três Tambores

Quando Eduardo Rorato decidiu participar de provas de Três Tambores, Ademir disponibilizou para o filho o animal Valid Point Run AJR de sua criação, fechado em Corrida para ele competir. “Ele escolheu certo, tanto que logo no primeiro ano competindo conquistei o campeonato da APCT e da NBQM da região de Bauru”.

Eduardo lembra que o pai então comprou mais um animal. “Foi um cavalo especial, Vivid Apollo, também da linhagem de Corrida. E mais uma vez o resultado foram as conquistas da APCT e da NBQM, sendo bicampeão”, recorda.

No ano de 2008 Vivid Apollo conquistou duas vitórias muito importantes no Congresso Brasileiro da ABQM, nas categorias Exibição e Aberta Sênior. Com esses resultados, apareceram muitos criadores interessados em comprá-la.

Então Ademir e Eduardo decidiram vendê-la em um leilão no mesmo ano, durante o Campeonato Nacional da ABQM. “A venda foi um sucesso, acima das expectativas e o criatório teve uma ótima repercussão”, ressalta Eduardo.

Projetos

Esse ano o Haras Fazenda São José realizou seu primeiro pregão, o Leilão Mega Velocidade, em parceria com Haras Mantovani e Edi Carlos e convidados. Aconteceu em junho  no tattersal do Jockey Club de Sorocaba, durante a final do Megarace.

“Estamos investindo forte na seleção de novas genéticas nas linhagens de Velocidade e Trabalho para enriquecer ainda mais o nosso plantel e, consequentemente, em nível nacional.”

Por Verônica Formigoni
ESPECIAL Bauru – Revista Tambor & Baliza – Ed. 83
Fotos: Cedidas

WordPress Ads
WordPress Ads