Qual é o tipo ideal de cerca para piquetes?

O cavalo é um animal muito sociável, não gosta de ficar isolado. Por isso, toda propriedade precisa de uma área suficiente para divisão com cerca para piquetes

A pergunta pode parecer simples: Qual tipo ideal de cerca para piquetes de cavalos? Portanto, a reposta pode até parecer ainda mais simples: Aquela que vai deixar eles dentro do pasto. Contudo, esse assunto requer um pouco mais de complexidade do que simplesmente contenção.

Qual o tipo de cerca ideal para suas pastagens? Confira!

Cerca de madeira pintada

Além de ser uma das mais comuns, muitas pessoas podem achar este tipo de cerca ideal. Só de pensar naquela cerca linda, branquinha, em meio as árvores e a grama verde já te vem a mente o jargão ‘lar doce lar’. Mas ao acrescentar os cavalos e a manutenção, a figura pode mudar.

Os custos de reparo e pintura são permanentes. Esta solução pode parecer atrativa por seu custo (e visual) inicial, porém, há que se levar em conta que um cavalo assustado pode quebrá-la facilmente, se machucar e as pragas que este material está sujeito.

O cavalo é um animal muito sociável, não gosta de ficar isolado. Por isso, toda propriedade precisa de uma área suficiente com cerca para piquetes

Cerca com eletricidade

Normalmente utilizada para cercas temporárias, é rápido, fácil e pouco custoso de se instalar. É recomendável o uso de mais de uma fita (ou fio) para aumentar a visibilidade do animal. Porém, uma das desvantagens deste tipo de cerca é justamente o que mantem os animais na contenção: o choque.

Se você tem crianças, ou o pasto se encontra em uma área relativamente movimentada, você pode machucar alguém. Também não podemos deixar de lembrar que o uso da eletricidade na cerca acarreta aumento no custo da energia. Este tipo de cerca não pode ser usada em divisas de propriedade.

A não ser que haja um acordo comprovado, seu uso é totalmente dependente do aparelho eletricificador e energia, ou seja, se acaba ou o aparelho quebra a cerca não funciona. É recomendável colocar avisos e verificar semanalmente a tensão elétrica.

Tubos de aço

Resistente aos impactos dos animais, necessita de pouca manutenção e alta durabilidade. Seu custo inicial é alto, mas uma vez que instalada você pode deixa-la lá sem se preocupar. Também, devido a sua alta visibilidade, alguns proprietários dizem que não é comum os cavalos correrem para perto dela.

O cavalo é um animal muito sociável, não gosta de ficar isolado. Por isso, toda propriedade precisa de uma área suficiente com cerca para piquetes

Cerca para piquetes de PVC

Se você está buscando beleza e praticidade o PVC é um material mais recente no mercado e atrativo por não oferecer nenhuma ou pouquissima manutenção. Por ser leve, é necessário que os apoios sejam concretados no chão, porém ele é bastante visível e os cavalos não tem tendência a ficar ‘mordiscando’ como acontece com a madeira.

Entre suas desvantagens está, é claro, o custo elevado de instalação; além disso com o impacto de um cavalo os apoios podem se romper. Não há maneira de medir sua força de ruptura, mas sabemos que em baixas temperaturas o PVC se torna mais rígido, sendo recomendável para locais mais frios.

Então, como fazer para decidir qual o melhor tipo de cerca para o meu pasto? Bom, cada projeto, cada hípica, haras ou fazenda tem suas particularidades porém existem algumas questões que você deve levar em conta ao procurar a cerca ideal:

  • Quanto tempo a cerca que eu estou buscando deve durar?
  • Qual o valor que estou disposto a desembolsar para ter uma cerca de qualidade para os meus animais?
  • A instalação será feita por mim ou por profissionais especializados?
  • As tábuas irão ficar na parte de dentro ou de fora dos postes?
  • Haverão cavalos o dia todo no pasto ou somente por um período do dia?

Colaboração: Diana Brooks/Arquitetura Equestre
Crédito das fotos: Arquivo/Divulgação

Veja outras notícias no portal Cavalus

Deixe um comentário