Três Tambores & Seis Balizas

Embaixadora do Paratambor Veri Real é a primeira paratleta receber o Awards ABQM

Ela receberá o ‘ Oscar do Quarto de Milha’ pelo seu desempenho da temporada 2020

Publicado

⠀em

A paratleta Veridiana Tranjan Real receberá o prêmio no 14º ABQM Awards, premiação tão almejada pelos competidores, que será entregue nesta sexta, 21, em São Paulo.

Todavia, em 2018, Veri Real esteve presente no evento para receber uma homenagem como destaque do ano.

Porém agora, ela sobe ao palco para receber o prêmio máximo para um atleta na ABQM, o ABQM Awards. A paratleta receberá a premiação pela categoria Paratambor da temporada 2020.

Ainda mais que essa é a primeira vez que a Associação premia os paratletas.

“É uma emoção muito grande receber esse título e ver a categoria crescendo a cada dia. Agradeço primeiramente a Deus, aos meus patrocinadores, a minha família, ao meu treinador Joao Gabriel Daniel, ao meu baio voador Shady Pakin e a todos que acreditam no meu trabalho e tenho um recado: nunca desistam de seus sonhos”, ressalta emocionada Veri Real.

Sempre à frente do Paratambor

Veri Real levantou a bandeira dos paratletas junto a ABQM. A paratleta começou a vida equestre participando de provas de marcha, hipismo rural e encontrou na modalidade de Três Tambores a adrenalina e o estímulo que precisava.

Porém, até então, não havia a categoria Paratleta no esporte e ela participava como uma apresentação.

Apesar disso, foi aí que Veri Real teve a ideia de entrar em contato com a ABQM para solicitar a criação de uma categoria que atendesse as pessoas com deficiências.

Contudo, após um curso que Veri Real fez com a grande campeã mundial Joyce Loomis Kerneck, Natasha Marcondes César, grande amiga da paratleta, enviou um e-mail ao senhor Regis Fratis (in memorian), explicando a ideia de Veri, da construção de uma categoria para pessoas com alguma limitação.

Finalmente, em 2016, durante o Campeonato do Quarto de Milha, realizado na cidade de Avaré (SP), a solicitação foi atendida, instituindo a categoria Paratambor na modalidade de Três Tambores. Na ocasião, três paratletas participaram da competição.

“Quando estiver velinha, quero ter a certeza de que a minha passagem por aqui não foi em vão. Consegui semear a igualdade entre nós, atletas. Transformei vidas com esse sonho, plantei sorrisos e a vontade de lutar”, fala Veri.

Atualmente, a paratleta é considerada então a embaixadora dos Três Tambores na categoria Paratambor, destinada à competidores com limitações físicas e/ou sensoriais que afetam em competições independentes, segundo descritivo da associação.

Evolução e ganhos da categoria

Contudo, uma das maiores conquistas aconteceu em 2020, mesmo em meio às dificuldades que o ano ocasionou para quase todos, os paratletas da categoria ganharam um reconhecimento a mais, recebendo premiações em dinheiro.

Em 2021, a conquista foi o número de inscritos, que vem aumentando em cada competição. A categoria, que começou tímida, com apenas três competidores, cresceu. A prova disso é o número de competidores do último Nacional, que teve 19 inscritos.

Por último, em 2022 iniciou com boas vibrações, a premiação do ABQM Awards para os melhores paratletas das temporadas 2020 e 2021.

Por: Camila Pedroso

Foto: Dani Venturini

Veja mais notícias sobre Três Tambores no portal Cavalus

WordPress Ads
WordPress Ads