Hoje (19/10) as provas da modalidade de Working Cow Horse se encerraram na 15ª Copa dos Campeões da Raça Quarto de Milha, promovida pela Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos Quarto de Milha (ABQM), no Recinto Clibas de Almeida Prado, em Araçatuba (SP).
Nesta edição, a modalidade teve um crescimento de 75,71% nas inscrições, ocasionado em parte, pela premiação expressiva que a associação ofereceu nessa edição.
As irmãs Raphaela Prada de Araújo Ribeiro e Victoria Prada de Araújo Ribeiro competiram na categoria Jovem 18 anos ou menos e faturaram os títulos de Campeã e Reservada Campeã, respectivamente.
Raphaela competiu com o Best Chex This Chex (Best Chex This Out X Linda Chex) e conquistou 421 pontos. Já sua irmã Victória competiu com Bueno Whiz (Bueno Starlight X Billy Sail Whiz) e terminou sua apresentação com 407 pontos.
As atletas foram treinadas por Ricardo Carvalho, do Centro de Treinamento que leva seu nome, localizado em Limeira, interior de São Paulo, que comemorou a conquista das atletas.
“É muito gratificante, uma realização que não tem preço que pague, o desafio de você treinar o cavalo, preparar o animal, treinar um Jovem / Amador para vir, montar e ganhar com notas expressivas, como pede o regulamento, acima da média, isso para o treinador mostra que estamos no caminho certo”, comemorou.
Escolha do Working Cow Horse
Segundo Carvalho, a escolha das irmãs pela modalidade ocorreu de naturalmente. “Foi bem de repente, começamos a treinar no Centro de Treinamento e nos apaixonamos pelo esporte. Começamos nas provas oficiais em abril, elas também correm NCH e estão fechando o ciclo das três provas da ABQM”, comenta.
Carvalho era atleta da modalidade de Rédeas, atuou como assistente de vários treinadores, e a escolha pelo Working Cow Horse aconteceu naturalmente.
“Foi uma escolha bem natural, porque fui assistente de vários treinadores. Fui trabalhar no Haras Luana, onde tive uma carreira longa, fiquei 7 anos e treinávamos Ranch Sorting. Como vim da Rédeas, me ajudou muito no treinamento dos cavalos para o Working Cow Horse”, relembra.
O treinador possui seu CT há cinco anos e desde 2011 participa de provas na modalidade de Working Cow Horse. “Tenho vários títulos, entre eles Campeão Potro do Futuro, bicampeão Nacional 2021 e agora estamos tentando ingressar com Amadores e Jovens, é uma modalidade ainda pequena, mas trabalhando, vamos melhorar ainda mais a modalidade”, finaliza.
A lista completa com todos os campeões pode ser visualizada no site da ABQM.
Por Camila Pedroso . Redação Cavalus
Colaboração: Verônica Formigoni
Fotos: Miguel O. Filho
Leia mais sobre Work Cow Horse aqui.