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Fazenda Caruana, uma marca de expressão no Quarto de Milha

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Há 47 anos buscando as melhores genéticas, Caruana é casa do reprodutor mais pontuado de todos os tempos da ABQM, El Shady Zorrero

Fauzet Farha construiu sua história na cidade de Bauru. A paixão pelo campo herdou do pai, de quem quando criança ganhou seu primeiro cavalo, um petiço chamado Pingo. Trabalhou em grandes laboratórios da época, teve outros trabalhos, como vendedor de peças de carro e gerente de posto de gasolina, pois era muito bom com contas.

Até comprar uma propriedade em 1969 para criar gado, que logo já estava cheia de cavalos. “Comecei com gado, fiz as divisões para gado por alqueire para facilitar a lida e o manejo. Mas achei que a fazenda com o gado não ia render o suficiente que eu gostaria. Um amigo de Araçatuba, que criava, me fez ver que eu podia mexer com cavalo. O gado era o convencional, três cabeças por alqueire na época, então 180 alqueires davam 500 cabeças. Vendendo, não ia render o que eu gostaria”.

E isso o incentivou a focar no cavalo. “Falei para esse meu amigo das dificuldades, porque teria que fazer um investimento na época e ele disse eu não me preocupar. Me ajudou muito.”, lembrou Fauzet. Em 1969, a ABQM foi fundada em Bauru, pelos amigos de Fauzet Farha, incluindo Heraldo Pessoa, e ele acompanhou tudo de perto. Em 1972, adquiriu seus primeiros exemplares da raça Quarto de Milha: Malandro e T’ Bonne.

“Eles foram os dois meio sangue que comprei, do Heraldo e do Guilherme. Eu fui devagar, em 1975 fiz minha primeira viajem para os Estados Unidos, junto com uma excursão da ABQM, pessoal de Prudente. Nessa época tinha que viajar de terno, era chique. Fui, observei, gostei do que vi, mas não comprei nada”.

El Shady Zorrero
El Shady e Paulo Farha. Foto: Beto Negrão

Fauzet já estava envolvido com os esportes e fez parte da fundação do Clube de Laço. Sempre com uma mente empreendedora, voltou aos Estados Unidos para importar oito animais, dois garanhões – Wigghy Reed Bar e Second Bar Bando, e seis fêmeas. “Quando fui novamente, comprovei tudo que meu pai falava de lá, que era um país diferente e que se as coisas eram boas lá, podiam ser aqui também”, declarou.

Em 1977, o criador deu um outro passo no aprimoramento do plantel e voltou aos Estados Unidos buscando genéticas que viessem a agregar ao criatório da Fazenda Caruana. Importou um lote de 54 animais, entre eles, Trouble Two Times, que veio a ser um dos expoentes da sua criação e da raça.

“Nessa viajem, achei bons animais no sul do Texas, e um potrinho em especial que estava brincando com as galinhas me chamou atenção. Era o Trouble, mas ele não estava à venda. Como tinha escolhido outros animais também, eu falei pressionei para que ele estivesse no lote. Paguei por ele em cash”, sorri Fauzet.

Na época, ele queria o Quarto de Milha, mas não havia um direcionamento se era Tambor, Baliza, Apartação. Acabou ficando íntimo dos americanos, viajava muito para os Estados Unidos e sempre trazia novidades. Tornou-se um ponto de referência de compra e venda. “Cheguei a ter uns 150 a 200 animais com éguas comuns para fazer meio sangue. Vendia por telefone. Pessoas que eu nem conhecia pessoalmente me ligavam. Ele descrevia o animal e as pessoas compravam.

Fazenda Caruana
Caruana

A Fazenda Caruana estava em outro patamar naqueles tempos. Toda a família já estava envolvida com os cavalos, com o Quarto de Milha. Fauzet, a esposa Virgínia, as filhas Ana Laura, Ana Paula, Ana Cláudia, e o filho Paulo. Além dos funcionários, que vibravam com cada potro que nascia.

Fauzet procurava sempre o melhor e na década de 80 começou a perceber que poderia direcionar seus animais para o esporte através dos leilões. “O Trajano leiloeiro fazia os leilões e eu vendia o meio sangue fácil. Então pensei que ele podia vender e esses animais eram na maioria para crianças e iniciantes no esporte. Era um comércio firme, porque o avô comprava cavalo, o tio comprava cavalo, a família se envolvia”.

A era Trouble Two Times

Trouble Two Times foi um grande divisor da Fazenda Caruana, era o cavalo do Paulo Farha. Foram muitas aventuras, conquistando muitos títulos. O conjunto era a sensação fazendo Três Tambores, Seis Balizas, Laço Individual. Logo, tornou-se um grande reprodutor do Quarto de Milha. “Eu vinha para a fazenda e passava dia com os peões, olhando o gado. Eu gostava e já montava a cavalo. Vi o Trouble potrinho e fui me envolvendo cada vez mais. Ele me deu um grande impulso nos esportes equestres. Era um animal dócil, inteligente e habilidoso”, recordou Paulo.

Filho de grandes nomes do Quarto de Milha americano, Reger’s Skip e Spooky Trouble, Trouble produziu 402 filhos registrados, que somam 3284,5 pontos na ABQM. Também é um avô de qualidade extraordinária, líder de estatísticas como avô materno. Nesse período, Paulo e Claudinei Ribeiro competiam pela Fazenda Caruana, cada um em uma categoria. Ganharam muitos prêmios nos mesmos eventos, montando também, posteriormente, outros animais.

Fazenda Caruana
Trouble Two Times

Chegada de Shady Leo

Os anos foram passando, com Fauzet acompanhando o processo de evolução da raça e sempre trazendo coisas novas dos Estados Unidos. Até que Paulo se inteirou da criação e os dois traçarem um novo rumo para a fazenda. Na década de 90, ele assumiu a administração da propriedade e idealizou novos projetos para a Caruana.

Em 1996, mais um grande raçador do Quarto de Milha veio se integrar à Caruana, Shady Leo. O tordilho foi domado e treinado no Haras 4 Irmãos, fez sua carreira reprodutiva com Márcio Tolentino, no Haras ST, e foi excepcional. Na Caruana, chegou aos 16 anos, auge de sua vida reprodutiva. Paulo usou-o para cobrir éguas Trouble Two Times e foi uma das melhores genéticas da fazenda.

Um ano depois, em comemoração aos 25 anos do criatório, foi realizado o 1º Leilão Fazenda Caruana, apresentando ao mercado o resultado de todo trabalho dedicado ao aprimoramento do plantel, bem como os resultados de outros criadores convidados. Foi um sucesso, tonando-se tradição. A partir de 2000, a Caruana chegou ao seu auge com resultados expressivos nas pistas, em várias modalidades de Trabalho, alcançando a liderança no ranking de criadores da ABQM.

Novos sangues no criatório

Paulo estudou a importação de animais para diferentes modalidades de trabalho e adquiriu garanhões com os melhores pedigrees do país. Hobby Top Cody, Don’t Question It, Mister Slydun Pine e Missin James passaram a integrar o plantel Caruana. Juntamente a eles, novos nomes do Quarto de Milha brasileiro começaram a ganhar destaque, especialmente El Shady Zorrero, filho do líder de estatísticas Shady Leo.

Fazenda Caruana
Caruana

“Isso é muito dinâmico, teve a fase do Trouble, do Shady Leo, e hoje é o El Shady Zorrero.  Temos também que se adequar e buscar, porque criar é isso, selecionamento genético. Você não pode se fechar. Cada dia, cada ano que entra, você tenta novas cruzas, não é uma matemática, é probabilidade. Muita coisa dos últimos anos de novas linhagens, a gente trouxe, tanto como reprodutor como matrizes, para poder cruzar com as linhagens nossas que não abro mão. Muitos dos americanos que estiveram no Brasil falaram que era uma pena não terem essas linhagens lá”, declarou Paulo.

E pensando no que os americanos disseram, Paulo conseguiu fazer com que essa genética chegasse aos Estados Unidos. “Agora a gente também está produzindo lá. Nós vendemos, e apesar de ser precoce, estão começando a domar os potros. Eles estão encantados com os animais. Então selecionamento é isso, é misturar um com o outro e tentar buscar um indivíduo melhor”.

Novos projetos

A Fazenda Caruana conta hoje com plantel de 750 animais, já chegou a ter quase 1000 exemplares da raça. Nesse número engloba receptoras, potros, éguas, animais de competições e os garanhões.

“O trabalho é muito dinâmico em todas as fases. A parte da reprodução, que são sempre de três a quatro veterinários trabalhando; os potros e os animais de competição, em cada setor tem uma equipe de trabalho; além da agricultura, a produção de feno, somos autossuficientes. Esse ano começaremos a vender. Nesse setor estamos nos aperfeiçoando. Assim nosso time é formado por 18 funcionários, a Caruana tem hoje 220 alqueires”.

Fazenda Caruana
Caruana

Os projetos para uma nova era da Fazenda Caruana estão baseados em dois conceitos: melhoramento e aprimoramento, sinônimos. “Os projetos são melhorar, melhorar, melhorar, sonhar e buscar, ter foco! Nos últimos anos estamos se readequando, reinventando, melhorando muitas coisas. Somos muito rigorosos, eu sou muito rigoroso, exigente comigo mesmo”.

“Por isso que digo, tem muita coisa aqui que nós temos que melhorar e nós estamos no caminho. Temos um patrimônio genético, mas vem vindo aí uma Caruana muito mais fortalecida. Vai vir muito em breve, muita coisa sendo construída aqui dentro do silêncio, mas que vai fazer muito barulho”, contou Paulo, fazendo um leve suspense.

Esse amor excede gerações. Os filhos de Paulo, Thomaz, Thales e Lorena, foram, assim como ele, criados nesse meio. São competidores de Três Tambores e Seis Balizas e ajudam no currículo de título da Fazenda Caruana. Hoje os meninos estão fazendo faculdade, uma nova fase, mas com a paixão que eles têm, voltarão em breve. Não pararam, apenas deram uma pausa.

Fauzet e Paulo Farha falam da importância do cavalo em suas vidas, duas gerações da família, mas a opinião sobre os cavalos é compartilhada integralmente. “O cavalo é fundamental, forma a personalidade, as crianças gostam de treinar, de competir, aprendem a ganhar, perder, se superar. Para ir a uma competição, precisam treinar e depois dar banho, etc . Cria um senso de responsabilidade”.

Caruana

“São obrigações com os cavalos que transportam para a vida. A atividade vai formando o caráter dos jovens, envolve-os com algo sadio. Ainda mais que a juventude está nessa era tecnológica, celular, computador, ipad. Que é bacana, mas o cavalo tira um pouco disso, levado a essência do ser humano de convivência”, complementou Paulo.

E Fauzet Farha finaliza: “o cavalo me deu muita alegria, uma meta de vida. Mexo com cavalo pela satisfação de ter de mexer com o animal, não sei se é a mesma coisa. Tem gente que gosta de colecionar quadros, ir no museu. Outro gosta disso, outro gosta daquilo. Eu gosto do cavalo! Não trabalho só comercialmente, trabalho com prazer, tanto é que eu tenho aqui nas baias uma meia dúzia que não serve mais, mas serviu a nós. Então, continuam comendo, bebendo e sendo tratado. Não estão à venda, fazem parte da história. Acredito que depois do cachorro, o melhor amigo do homem é o cavalo. Ele nos ensina muito.”

Por Verônica Formigoni
ESPECIAL Bauru – Revista Tambor & Baliza – Ed. 83
Fotos: Cedidas/Arquivo

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Membros do IBEqui se reúnem com representantes da PRF para discutir a Resolução Normativa do Contran

Orientação se refere ao uso de reboque e IBEqui segue trabalhando em prol de um período de ajustamento da nova resolução

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IBEQUI

O Instituto Brasileiro de Equideocultura (IBEqui) segue trabalhando em benefício dos seus associados. Recentemente, o presidente executivo do IBEqui, Manuel Rossitto, esteve em Brasília, em 14/6, e se reuniu com representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para discutir questões referentes à orientação normativa da Resolução nº. 937/2022, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Em continuidade a esse trabalho, Manuel Rossitto, também reuniu uma frente de trabalho formada por Mario William Esper, presidente da ABNT, Marcos Pinto, presidente da ANFATRE (Associação Nacional dos Fabricantes de Trailers, Reboques e Engates), Fernanda Ricciardi, secretária executiva da ANFATRE, e Daniel Lemos, assessor parlamentar, em 24/6, para atualizar as informações e pensar nos próximos passos deste trabalho.

IBEQui segue lutando pela causa

O IBEqui tem ampliado o debate em torno da adequação à norma, junto aos órgãos competentes das esferas do Poder Legislativo, Executivo, Entidades e Associações. O objetivo é evitar infrações por parte dos criadores e prejuízos à toda cadeia produtiva do cavalo, em especial, ao setor dos esportes equestres.

Para o Instituto, é necessário um período de ajustamento, de no mínimo 12 meses, para que os fabricantes e importadores de veículos possam se adequar a Resolução normativa nº. 937/2022 do Contran.

“Estamos trabalhando, em conjunto, com o SENATRAN, órgão ligado ao Ministério da Infraestrutura para encontrarmos o melhor caminho. Hoje, a cadeia produtiva do cavalo movimenta cerca de R$ 30 bilhões de reais, por ano. O IBEqui entende que os novos requisitos que constam da Resolução nº. 937/2022 implicam em um período de ajustamento, pois os fabricantes e importadores de veículos deverão, através de suas engenharias, validar e readequar seus procedimentos de desenvolvimento veicular a constar também de seus manuais. Precisamos de segurança técnico-jurídica para garantirmos o correto transporte dos animais até as competições”, afirma Manuel Rossitto. O tema deverá ser analisado pela Controladoria da PRF e as propostas encaminhadas à Câmara Setorial de Equideocultura.

Na reunião seguinte, com os representantes da ABNT e ANFATRE, também foi sugerido a criação de normas com base em propostas já existentes. Na reunião também foram pontuados os principais aspectos sobre esse setor e a necessidade de criação da norma brasileira para os engates Goosneck e pino rei.

A ABNT se mostrou extremamente empenhada a atuar no assunto e auxiliar com a criação de um comitê para definição deste assunto.

Por: Assessoria de imprensa

Fotos: Divulgação

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O objetivo do Marketing Rural

Marcelo Pardini comenta em sua coluna da semana sobre o objetivo do Marketing Rural

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Marcelo Pardini comenta em sua coluna da semana sobre o objetivo do Marketing Rural

Atualmente, o foco não é apenas desenhar os melhores produtos e serviços, mas atender às necessidades dos consumidores e criar experiências positivas

O Marketing é ingrediente indispensável para o sucesso nos negócios, pois afeta a nossa vida, uma vez que está em tudo o que fazemos, das roupas que vestimos aos sites em que clicamos. Isso vale para todas as áreas econômicas e sociais, incluindo o Agronegócio.

Em todos os setores, as práticas de Comunicação Publicitária estão sendo reformuladas para aumentar as chances de sucesso. É preciso ter em mente que toda inovação gera dúvida e especulação. Atualmente, o foco não é apenas desenhar os melhores produtos e serviços, mas atender às necessidades dos consumidores e criar experiências positivas. Jack Welch, o brilhante ex-CEO da GE, não se cansava de prevenir: “mude ou morra”. 

E-business traduz-se no uso da Tecnologia da Informação (TI) para facilitar transações que visam a aumentar as receitas e a gerar lucro. Está relacionado ao fluxo de bens, serviços, informações e transações entre compradores e vendedores. 

Os fatores para o sucesso nas ações de Marketing são margens elevadas; proposição de valor superior a de concorrentes; relacionamentos e experiências positivas com consumidores que representam boa relação custo x benefício, e pós-venda de alta qualidade através de múltiplos canais.

O objetivo não é apenas desenhar melhores produtos e serviços, mas atender às necessidades dos consumidores. Na era do E-commerce, não acompanhar o que os clientes fazem e querem é a receita do fracasso. Essa ação também objetiva aumentar o valor da marca, começando com o cliente, usando toda forma de contato, a fim de gerar sinergia.

Fonte:
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing: A Bíblia do Marketing. 12ª ed. São Paulo: Pearson Education Brasil, 2007.

E-mail: contato@agromp.com.br / Instagram: @marcelopardinioficial
Crédito da imagem: Arquivo Pessoal

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Sebástian Pereira será o chefe da Missão Brasileira para Jogos Sul-americanos

COB elegeu o gerente-executivo de Alto Rendimento para atuar como líder da delegação nos Jogos Sul-americanos que terá quase 500 atletas, a maior do ciclo olímpico

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Sebástian Pereira, gerente-executivo de Alto Rendimento e Operações Internacionais, como o chefe da missão brasileira nos Jogos Sul-americanos Assunção 2022.

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) anunciou o nome de Sebástian Pereira, gerente-executivo de Alto Rendimento e Operações Internacionais, como o chefe da missão brasileira nos Jogos Sul-americanos Assunção 2022.

Com a experiência de comandar a delegação brasileira nos Jogos Sul-americanos da Juventude em 2013 e 2017 e nos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018 e de ser sub-chefe nos Jogos Pan-americanos Lima 2019 e Olímpicos Tóquio 2020, Sebástian terá a responsabilidade de liderar uma delegação com quase 500 atletas de 43 modalidades e um total de cerca de 800 pessoas.

“É uma grande responsabilidade estar à frente da delegação Brasileira na maior missão Brasileira no ciclo olímpico Paris 2024. Ter a possibilidade de liderar esta equipe é um grande orgulho. A expectativa é que o Brasil possa trazer o maior número de vagas para Santiago 2023 e, consequentemente, ter resultados expressivos no primeiro grande evento multiesportivo adulto na preparação para os próximos Jogos Olímpicos”, disse Sebástian, que já disputou a competição e conquistou o ouro na edição de 2002.

Sebástian é formado em Educação Física e foi gerente de Competição e Instalações Esportivas durante os Jogos Pan-americanos e Parapan-americanos Rio 2007. Logo depois chegou ao COB para trabalhar com o esporte de alto rendimento. Tem experiência em Projetos pelo Comitê Olímpico Australiano, disputou os Jogos Olímpicos Atlanta 1996, conquistou bronze no Mundial Birmigham 1999 e nos Jogos Pan-americanos de Winnipeg 1999 e é campeão mundial júnior e militar.

Ao lado dos diretores Ney Wilson, de Alto Rendimento, e Kenji Saito, de Desenvolvimento Esportivo, Pereira participou, em maio, do Seminário dos Chefes de Missão dos Jogos Sul-americanos e está diretamente envolvido no planejamento dos serviços que serão disponibilizados da delegação. A expectativa é voltar a liderar o quadro de medalhas, depois de ter ficado na segunda colocação, atrás da Colômbia, na edição de Cochabamba, na Bolívia, em 2018.

“Acabamos de finalizar a lista numérica, uma fase que é importante para o embasamento de toda a nossa operação em Assunção. No Seminário, pudemos conhecer a nossa base, bem como algumas das instalações em que teremos atletas competindo. O Comitê Organizador Assunção 2022 está se esforçando ao máximo para ter tudo pronto e possa receber o maior evento do continente sul-americano da melhor maneira possível. Nossa operação terá alguns desafios, como transporte, por exemplo, mas temos a certeza que estaremos preparados para dar, com excelência, todo o suporte para nossas equipes”, completou.

Assunção 2022 será a 12ª participação brasileira em Jogos Sul-americanos, que está presente desde a primeira edição, em La Paz 1972, quando a competição ainda era chamada de Jogos do Cruzeiro do Sul. Para relembrar as participações brasileiras na competição, o Canal Olímpico do Brasil transmite o programa “Meu Sula”, em que grandes nomes do esporte olímpico do Brasil como os medalhistas olímpicos Flávio Canto, bronze no judô em Atenas 2004, e Natália Falavigna, bronze no taekwondo em Pequim 2008, falarão sobre suas participações nos Jogos Sul-americanos.

Expectativas para os Jogos Sul-americanos

O Brasil liderou o quadro de medalhas, na edição do Brasil em 2002, e em Santiago 2014. Na edição realizada em Belém, Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo há 20 anos, o Time Brasil conseguiu o recorde de ouros: 146. Já o recorde de medalhas, foi conquistado na edição de Medellín 2010, com 355. Fora de casa, esta edição também foi a que o Brasil conquistou mais ouros: 133. Na última edição, em Cochabamba, a delegação brasileira faturou 204 pódios (90 de ouro, 58 de prata e 56 de bronze) e ficou na segunda colocação no quadro de medalhas.

Os XII Jogos Sul-Americanos serão realizados na cidade paraguaia de Assunção de 1 a 15 de outubro de 2022. O evento contará com 51 modalidades, além do xadrez como esporte de exibição, com a participação de mais de 6.800 atletas e oficiais dos 15 países que compõem a ODESUR (Organização Desportiva Sul-americano).

Entre os quase 500 atletas do Time Brasil, 22 já estão confirmados. Nas águas abertas, a CBDA convocou a campeã olímpica Ana Marcela Cunha, Viviane Jungblut, Guilherme Costa e Bruce Hanson. As provas de 10 km acontecerão no dia 12 de outubro, na represa Tosa, na capital paraguaia.

Já Felipe Fraquelli (ILCA 7 Masculino), Isadora Dal Ri (ILCA 6 Feminino), José Irineu e Giovana Simas (Snipe Misto), Erick Carpes (Sunfish Masculino), Gabriella Kidd (Sunfish Feminino), Giovanna Prada (iQFoil Feminino) e Guilherme Plentz (iQFoil Masculino) foram os escolhidos pela CBVela. As regatas serão realizadas de 2 a 6 de outubro em Encarnación, cidade que fica a 373km de Assunção.

A CBJ também definiu que vai uma equipe jovem porque os Jogos Sul-americanos coincidem com o Mundial adulto da categoria, que conta pontos na corrida pela classificação para Paris 2024. Até agora, os nomes definidos são: Aléxia Nascimento (48kg), Thayná Lemos (52kg), Gabriella Mantena (63kg), Beatriz Freitas (78kg), Giovana Santos (+100kg), Michel Augusto (60kg), Jonas Ribeiro (73kg), Marcelo Gomes (90kg), Gabriel Arévalo (100kg) e Guilherme Cabral (+100kg).

Fonte e foto: COB

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XXII Conferência Anual da ABRAVEQ 2022 reúne profissionais da América Latina

Maior Congresso de Medicina Veterinária Equina do Brasil, encontro da ABRAVEQ será realizado entre os dias 01 e 07 de julho, no Centro de Convenções Expo Dom Pedro, em Campinas/SP

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ABRAVEQ

Depois de dois anos de contato apenas virtual, a classe médica veterinária equina está em festa. Nos próximos dias 01 e 07 de julho, a Associação Brasileira de Médicos Veterinários de Equídeos, ABRAVEQ, realiza a XXII Conferência Anual da ABRAVEQ 2022.

O encontro, considerado do maior congresso de medicina e veterinária equina e biotecnologia do Brasil, será realizado no Centro de Convenções Expo Dom Pedro, em Campinas/SP.

O congresso reunirá profissionais e congressistas da América Latina para promover um momento de imersão, com mais de 40 palestras, networking, uma ótima oportunidade para se atualizar e trocar experiências.

Além das palestras, alguns trabalhos científicos serão apresentados, um momento esperado de atualização dos conhecimentos técnicos, promovendo troca entre o acadêmico e o prático.

Dentre as diversas palestras, destaque para a roda de discussão sobre “Problemas de rotina em reprodução equina”; “Fórum de Ozonioterapia”; “Programa Fórum de Bem-estar”; “Palestras de Clínica e Cirurgia Equina”; “Fórum de Neonatologia”; “Fórum de Coluna Vertebral Equina”; “Fórum de Diagnóstico por Imagem em Ortopedia”; entre outras.

O corpo de palestrantes é outra aração de destaque do encontro. Prof. Flávio de La Corte (UFSM); Prof. André Zoppa (USP); Prof. Felipe Wouk (UFPR); Prof. José Garcia López (EUA); Prof. Kurt Selberg (EUA); Prof. Brunna Fonseca; Prof. Gustavo Zanotto; Prof. Andressa Silveira (UFMG); Prof. Kurt Selberg (EUA); Prof. Rodrigo Romero (USP); Prof. Raquel Baccarin (USP); Solange Mikail; Prof. Raquel Faleiros (UFMG); Prof. Luis Cláudio Lopes Correia da Silva (USP); Dr. Carlos Veiga; Dr. Jairo Jaramillo Cárdenas; Prof. Pedro Michelotto (PUC PR); Dra. Jennifer Clulow (Austrália); Carolina T. C. Okada; Rd. Rafael Goretti; Dr. Thiago Robilota; Dr. Petter Morresey; Dra. Débora Nicaretta Mattei; Prof. Rodrigo Arruda de Oliveira (Universidade de Brasília) e Prof. Marco Antônio Alvarenga (FMVZ –Unesp) estarão apresentando suas experiências e vivencias em suas especialidades.

As inscrições para a XXII Conferência Anual da ABRAVEQ 2022 estão abertas e pode ser feitas através do site da ABRAVEQ.

FIAVE na Conferência da ABRAVEQ

Em paralelo a conferência da Abraveq, a Federacion Iberoamericana de Asociacones de Veterinarios Equidos (FIAVE) realizará a V reunião anual da federação, no dia 30 de junho.

O encontro reunirá as associações de médicos veterinários do Uruguai, Portugal, Peru, Paraguai, México, Espanha, El Salvador, Equadir, Costa Rica, Colombia, Chile, Brasil, Bolívia e Argentina, defendendo e representando a classe médica de cada país.

O encontro será fechado, mas demostra a importância do congresso da ABRAVEQ no cenário nacional e internacional.

Por: Camila Pedroso

Fotos: Divulgação

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36ª Exposição Nacional do Cavalo Pônei promete marcar a história da raça

Nacional será realizada entre os dias 27 de junho e 3 de julho, no Centro Hípico Tatuí e número de inscritos já impressiona diretoria da ABCC Pônei

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Pônei

Os criadores de cavalos Pôneis de todo o Brasil já estão se preparando para participar da 36º Exposição Nacional do Cavalo Pônei, que será realizada entre os dias 27 de junho e 3 de julho, no Centro Hípico Tatuí.

Organizado pela Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Pônei (ABCC Pônei), o evento, segundo o diretor de Marketing da ABCC Pônei, Fernando Ortega Montenegro (FOM), será especial, visto que a associação já observou um aumento de 40% do número de inscrições, de expositores do norte a sul do Brasil.

“Será uma exposição muito maior em quantidade e qualidade. Nós da associação também preparamos um evento extraordinário, o maior de todos os tempos. Preparem seus corações, porque este ao a Nacional vai mesmo dar um ‘susto’ na turma. Vai ser um evento que vai ficar na história”, comemorou eufórico Fernando Ortega.

Atrações da 36ª Exposição Nacional

O público que visitar o Centro Hípico nestes seis dias de atividades poderá apreciar provas de Morfologia, Concurso de Melhor Cabeça, Categoria Feminina e Mirim.

Os julgamentos serão realizados na quinta, sexta e sábado, (29 a 30 de junho e 01 de julho) e no sábado as provas sociais com a categoria Feminina e Mirim.

XVII Leilão Pônei Show

No dia 01 de julho, dentro da Exposição Nacional, será realizado o XVII Leilão Pônei Show, com uma seleção especial com os melhores exemplares da raça.

“Será um leilão presencial, dentro da Nacional, com 25 lotes de destaque, de exemplares selecionados dos melhores criatórios do país, com a assessoria FOM e Val Oliveira, e transmissão ao vivo pelo Canal Bussiness Leilões”, enfatiza.

A 36ª Exposição Nacional será realizada entre os dias 27 de junho a 03 de julho, no Centro Hípico Tatuí (SP).

Mais informações e inscrições: (11) 99919-0692.

Por: Camila Pedroso

Fotos: Divulgação

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O novo Marketing

Marcelo Pardini comenta em sua coluna da semana sobre o novo olhar do cliente sobre os negócios

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O novo Marketing

Para o cliente, o principal indicador do compromisso da empresa para com ele é a qualidade do atendimento e, sobretudo, a solução à sua necessidade

Na Era Industrial, o profissional de Marketing se assemelhava a um caçador. Tinha o cliente como objetivo, buscando potencializar o valor das transações através de ofertas padronizadas. Na Era da Informação, ele passou a ser como um jardineiro, enxergando o cliente como um relacionamento a ser cultivado, preocupando-se com o valor vitalício do mesmo, fazendo ofertas configuradas individualmente. Mais tarde, na primeira década dos anos 2000, chegou-se ao Web Marketing, com o uso da internet para se comunicar com os consumidores, coletar dados sobre o seu comportamento, segmentar o mercado. Hoje, vivemos a Era das Redes Sociais, em que tudo está interconectado, e os “sistemas inteligentes” direcionam as mensagens que lhe são de interesse através de seus históricos de compra, comportamento, atitude, relacionamento, pensamentos e até posicionamentos sócio-políticos.

Share não é uma das palavras mais utilizadas somente pelo conceito das redes sociais, mas também por essa necessidade de compartilhar, seja conhecimento, vivências, experiências. É preciso primar por um bom atendimento, tendo uma relação de proximidade e transparência com o cliente, além de ofertar algo único e personalizado.

Persuasão

– Modificar atitudes = componente afetivo + cognitivo + conativo (tendência / ação); influenciar crenças e avaliações na maneira como os consumidores classificam a marca; prestar atenção = hedonismo, originalidade, intensidade, complexidade.

Um novo jogo

– Mercado mais aberto e competitivo; estabilidade de preços (facilitar comparações); consumidor melhor informado; pressão por lucratividade; migração da verba de Comunicação para promoções no ponto de venda; convergência das mídias; alto contato é tão importante quanto alta tecnologia; a informação é abundante, o recurso escasso é a atenção do consumidor; o objetivo não é apenas desenhar melhores produtos e serviços, mas atender as necessidades dos consumidores; na Era do E-commerce, não acompanhar o que os clientes fazem e querem é a receita do fracasso.

Do ponto de vista do cliente, o principal indicador do compromisso da empresa para com ele é a qualidade do atendimento e, sobretudo, a forma e a rapidez com que as suas necessidades são atendidas.

Fonte:
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing: A Bíblia do Marketing. 12ª ed. São Paulo: Pearson Education Brasil, 2007.

E-mail: contato@agromp.com.br / Instagram: @marcelopardinioficial
Crédito da imagem: Arquivo Pessoal

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Empatia à prova

Zaz Oliveira, Coach Pessoal focado em comportamento, autoconhecimento e alta performance. Mental Coach de Atletas fala neste artigo sobre empatia

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empatia

Neste momento, estou em uma escuridão total. Lá fora, a chuva cai continuamente e a energia está longe de voltar. À mesa, meus pais e minha esposa estão conversando, e a lanterna apontada para o teto é o único ponto de luz de toda a casa. Imagino como deveria ser na época em que não existia energia. Das noites apenas com candeeiro.

Da imagem retratada por Van Gogh às margens do rio Ródano, quando Paris recebera sua moderna iluminação a gás. Imagino pessoas reunidas em torno de uma mesa lançando suas conversas e risadas ao vento. O tempo era mais pausado, mais vivido e aproveitado. Não na quantidade, mas na qualidade do tempo. Muito provavelmente, as pessoas eram mais cordiais e amigas. Tinham mais tempo para ouvir – e falar, também. A empatia era um valor necessário e imprescindível para se permanecer perto.

Empatia que parece ter sido esquecida no tempo. Ofuscada pelo excesso dos brilhos artificiais. Pessoas que desaprenderam a olhar as outras, que perderam o sentido do estar. Ilhas de orgulho e prepotência, vaidade e egoísmo. Palavras de areia que nada constroem. Risadas e alegrias pelo que não se deveria.

Animosidade, ressentimento, fofoca e inveja. Adjetivos que subtraem – não do outro – mas de si próprio. A empatia transcende o ato de se colocar no lugar de alguém. Não é o que acho a partir da minha cosmovisão, mas o que a outra pessoa, realmente, pensa e acredita, o que ela sente. Para isso é essencial ouvir, é imprescindível o tempo de qualidade, o silenciar, o escutar atento.

Um exercício de humildade, de entender que o mundo não orbita “em torno de mim”. Mas que todos compõem o espaço com suas individualidades, virtudes e defeitos. Personalidades, comportamentos e estilos diferentes quebram a monotonia, multiplicam as possibilidades, promovem o questionamento e o desafio. A superação só existe fora da zona de conforto. Precisamos ser desafiados para ir além.

A rivalidade é essencial para o crescimento e para alcançar lugares inimagináveis. Entender que parte do nosso crescimento tem a participação dos nossos oponentes, faz-nos enxergá-los, não como inimigos, mas como parceiros de uma bela e extraordinária caminhada.

Por: Zaz Oliveira, Coach Pessoal focado em comportamento, autoconhecimento e alta performance. Mental Coach de Atletas.
Contato: @eu.zaz

Foto: Gisele Tomazela

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Nova Resolução do Contran sobre o uso de reboque preocupa setor equídeo

Mudanças entram em vigor a partir do dia 02 de janeiro de 2023. IBEQui se reúne em Brasília com representantes do Ministério da Infraestrutura visando discutir a prorrogação deste prazo para implantação da nova Resolução do Contran

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Uma nova resolução do Contran, Conselho Nacional de Trânsito, deu o que falar entre os criadores de cavalos que necessitam realizar o transporte de seus animais e utilizam o dispositivo mecânico para reboque, conhecido engate para acoplar o trailer.

Isso porque a nova Resolução do Contran de número 937, aprovada no último dia 28 de março, traz novas exigências para a instalação do acessório e as novas regras passam a valer a partir de 2 de janeiro de 2022.

Pela nova Resolução do Contran, os veículos com peso bruto total (PBT) de até 3.500 kg, que não possuem o engate como equipamento original de fábrica, deverão ter essa capacidade declarada pelo fabricante ou importador

Estes engates deverão ser produzidos por empresas registradas junto ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), e deverão seguir requisitos adquiridos junto ao órgão.

Além disso, os fabricantes e importadores dos veículos devem informar no manual do proprietário as especificações dos pontos de fixação do engate traseiro e indicar o CMT (Capacidade Máxima de Tração).

A aprovação do produto fica condicionada ainda ao cumprimento de requisitos estabelecidos em regulamento do Instituto, que deverá prever, no mínimo, a apresentação pela empresa fabricante de engate, de relatório de ensaio, realizado em protótipo de cada modelo de dispositivo de acoplamento mecânico, proveniente de laboratório independente, comprobatório de atendimento dos requisitos estabelecidos nas Normas ABNT NBR ISO 3.732, NBR ISO 3.853 e NBR 16.122.

Com a nova Resolução, passará ainda a ser obrigatório, a partir de 2 de janeiro de 2023, o uso de uma plaqueta com nome empresarial do fabricante, Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), identificação do registro concedido pelo INMETRO, modelo do veículo ao qual se destina e Carga Máxima de Tração (CMT) do engate.

As novas exigências geraram preocupação entre os criadores, afinal, todos deverão se enquadrar e o tempo para a realização dessa ação é pequeno.

IBEQui vai até Brasilia discutir nova resolução do Contran

No último dia 30, o presidente do Instituto Brasileiro de Equideocultura (IBEqui), Manuel Rossitto, participou de uma reunião, no Ministério da Infraestrutura, em Brasília, com dirigentes da Secretaria Nacional de Transporte (Senatran) para apresentar as dificuldades de implementação imediata dos requisitos dessa nova Resolução do Contran.

Para evitar infrações por parte dos criadores e demais prejuízos à toda cadeia produtiva do cavalo, que hoje movimenta cerca de R$ 32 bilhões, por ano no país, o IBEqui entende que a imediata implantação dos novos requisitos que constam da Resolução implicam em um período de ajustamento, de no mínimo 12 meses, pois os fabricantes e importadores de veículos deverão, através de suas engenharias, validar e readequar seus procedimentos de desenvolvimento veicular a constar também de seus manuais.

Além do presidente do IBEqui, Manuel Rossitto, participaram também da reunião o sócio-diretor da World Traillers, Thiago Ribeiro, o consultor legislativo, Daniel Lemos, o diretor do Departamento de Segurança do Trânsito do Senatran, Daniel Mariz Tavares e o Secretário Nacional de Trânsito Substituto, Celso Mizuno.

Confira todos os detalhes da nova Resolução no site: https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=429774

Por: Camila Pedroso

Fonte: IBEqui

Fotos: Divulgação/ Pixabay

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O bem maior da empresa: o cliente

Marcelo Pardini comenta em sua coluna da semana sobre a importância do cliente para os negócios

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Quanto mais você conhece o seu público-alvo, mais poder você tem para agregar valor aos produtos e serviços que coloca à disposição do mercado

“Clientes podem demitir todos da corporação, do alto executivo para baixo, simplesmente gastando seu dinheiro em outro lugar”, a célebre frase de Sam Walton, fundador da rede mundial de supermercados Walmart, reflete a relação empresa x consumidor. O público-alvo está cada vez mais exigente e a concorrência é voraz. As instituições sérias já constataram que a má qualidade de seus produtos e serviços prejudica a sua imagem. Para evitar isso, investem em programas de melhorias constantes.

Leia mais:

É sabido que conquistar novos clientes custa 05x mais do que manter os já existentes. Os consumidores resistem a mudar de fornecedores após investirem o seu tempo assimilando a trabalhar com uma determinada empresa e o seu sistema (elevado custo de aprendizagem). 

Propaganda – principais funções

– Informar (consciência, características, benefícios, imagens positivas);

– Agregar valor (alteração das percepções do consumidor);

– Lembrar;

– Persuadir, e

– Vender.

As empresas bem-sucedidas constroem relações do tipo ganha-ganha com os clientes. À medida que isso ocorre, todos buscam o êxito mutuo. Hoje em dia é algo dinâmico, personalizado e interativo.

            – Orientação de Produto: consumidores dão preferência a produtos que ofereçam desempenho superior e características inovadoras.

– Orientação de Vendas: a organização empreende grande esforço em Vendas e Promoção.

– Orientação de Marketing: a chave para alcançar metas organizacionais consiste em determinar as necessidades e os desejos dos mercados-alvo.

– Orientação de Marketing Societal: maneira que preserva ou aumenta o bem-estar do consumidor e da sociedade.

Fonte:
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing: A Bíblia do Marketing.12ª ed. São Paulo:Pearson Education Brasil, 2007.

E-mail: contato@agromp.com.br / Instagram: @marcelopardinioficial
Crédito da imagem: Arquivo Pessoal

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Dr. Kako Moraes ministra curso de ferrageamento dentro da Super Semana do Tambor

Entre os dias 17 e 18 de junho, público poderá participar da clínica que abordará os problemas clínicos da prática

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Super Semana do Tambor

Durante a 8ª Super Semana do Tambor, que será realizada entre os dias 11 e 19 de junho, no Haras Raphaela, em Tietê /SP, Dr. Kako Moraes ministrará um Clínica de Ferrageamento.

Em parceria com a Ferraduras Brasil, a clínica será realizada nos dias 17 e 18 de junho, com opções prática e ouvinte.

Segundo a Ferraduras Brasil, o curso será voltado para problemas clínicos, englobando todos os pontos da área, alcançando um público diversificado formado por médicos veterinários, estudantes de medicina veterinária, ferradores profissionais, iniciantes e criadores.

“Será uma ótima oportunidade para os participantes trocarem experiências com este grande profissional do meio, que é o Dr. Kako Moraes, em um bate-papo direto, prático e com muita informação importante para quem quer ou já atua nessa área”, convida Abelardo Peixoto, presidente da NBHA Brazil.

Dr. Kako atua na área há mais de 40 anos, participou de várias clínicas e congressos internacionais, tendo trabalhado com ícones do ferrageamento internacional como Alan Bailey, Rob Reinere e Simon Curtis. Atualmente, Dr. Kako atua com animais com problemas clínicos.

As inscrições para a Clínica de Ferrageamento estão abertas e o participante pode participar de modo prático ou como ouvinte. Inscrições e informações pelos telefones: (11) 99967-6971 com Abelardo Peixoto ou (15) 99615-2815 com Zé Maria.

A Super Semana do Tambor

Considerado o mais completo evento da modalidade de Três Tambores, a Super Semana do Tambor movimenta números impressionantes: R$ 1,8 milhão de giro financeiro, desde a rede hoteleira, premiação, praça de alimentação, entre outros (segundo levantamento realizado na edição de 2019 do evento); mais de mil animais inscritos; além de 3,5 mil atletas de nove delegações internacionais e 20 nacionais.

Organizado pela National Barrel Horse Association Brazil (NBHA Brazil), a Super Semana reúne em apenas um evento: Clínica de Três Tambores com Décio Talon; Clínica de Ferrageamento com Dr. kako Moraes; Homenagem Hall da Fama NBHA; Competição e exposição de Cães, Campeonato Pan – americano; Copa dos Estados; Festival Jovem Organnact – NBHA; Mega Tira Teima – Rancho Villas Boas; Futurity Storm Ranch; Feira de Cursos Profissionalizantes UniEduk e Challenge – Pista reduzida.

Para essa edição, a Super Semana traz uma grande novidade: o campeonato Brasileiro de Três Tambores, nas categorias Aberta, Amador e Feminino. A prova será homologada pela Confederação Brasileira de Hipismo (CBH). “Nossa etapa será regida pela CBH, órgão máximo das modalidades equestres, o que mostra a importância do nosso evento”, comemora Abelardo Peixoto, presidente da NBHA Brazil.

Serviço

Super Semana do Tambor

Data: 11 a 19 de junho

Local: Haras Raphaela

Clínica de Ferrageamento com Dr. Kako Moraes

Data: 17 e 18 de junho

Dentro da Super Semana do Tambor

Por: Camila Pedroso

Fotos: Divulgação

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